Gavionenses conquistam Taça de Honra da AFP

O Gavionenses venceu a Taça de Honra da Associação de Futebol (AF) de Portalegre depois de vencer por Mosteirense por 2-1, no Estádio Municipal do Crato.

Para a equipa de Gavião marcou Lelé, aos 30 minutos e Garba, aos 64’. Já para o Mosteirense, marcou Fernando Toscano, aos 45 minutos de jogo. Pelo meio, aos 40 minutos, o Mosteirense falhou uma grande penalidade.

O jogo ficou ainda marcado pela expulsão de Babá, aos 84 minutos, depois de ter recebido dois cartões amarelos.

Jorge Moura, treinador do Mosteirense, considera que “a equipa não foi competente o suficiente para levantar este troféu. Há aqui aspetos a melhorar e é isso que vamos fazer. Há tardes menos felizes, mas numa final não podemos perdoar e temos que melhorar”.

Luís Miguel, técnico do Gavionenses, mostrou-se muito satisfeito pelos jogadores que tem que mostraram “um jogo equilibrado, numa vitória justa. Dou também os parabéns ao Mosteirense pela prestação que tiveram”.

Daniel Pina, presidente da Associação de Futebol de Portalegre considera que “foi um bom jogo e bem disputado. Uma final é sempre uma festa e é sempre assim, uma equipa ganha e outra perde”.

Depois de apurado o vencedor da Taça de Honra, no próximo fim de semana tem início o campeonato distrital de seniores, que decorre até dia 19 de Março; a Taça da Associação começa a 20 de novembro e tem a final marcada para 26 de março, no Estádio Municipal de Portalegre; e a Supertaça Comendador Rui Nabeiro é disputada a 2 de abril, no Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior.

IPP enfrenta desafios na fixação de alunos

Se em tempos, o desafio das instituições de ensino superior do interior do país era o de atrair novos alunos, hoje em dia, no caso do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), o principal desafio prende-se com a criação de condições para fixar os estudantes.

A questão do alojamento tem sido bastante falada, com o IPP a perder cerca de 70 alunos, só este ano letivo, por não ter o número de camas necessário. No entanto, também as escolas do IPP estão a precisar de algum investimento. “No caso do Campus Politécnico de Portalegre e da Escola Superior Agrária de Elvas, a falta de espaço é bastante significativa. Já a Escola Superior de Educação precisa de obras relacionadas com a questão da climatização e da recuperação de fachadas. E nós temos alguns projetos candidatados, alguns deles já aprovados, outros em fase de aprovação, para desenvolver esses processos”, de acordo com Luís Loures (na foto), presidente o IPP.

“Brevemente vamos lançar concurso para nova escola”

No entanto, de acordo com o presidente, “a região tem muita falta de empresas de construção civil em número e dimensão suficientes para este tipo de obras e empreitadas. Nós vamos lançar, brevemente, um novo concurso para a construção da nova escola de pós-graduação, no âmbito do projeto Merídias, num investimento de cerca de três milhões de euros e com cerca de dois mil metros quadrados de área de formação e estudo, criada junto aos edifícios da Escola Superior de Tecnologia e Gestão e que visam precisamente, aumentar a capacidade do instituto, uma vez que nós não podemos fazer mais cursos porque não temos mais espaço”.

“Municípios têm que pensar o que querem”

“Quando falamos em 1000 novos estudantes, numa cidade com o Portalegre, ou em 300 novos estudantes numa cidade como Elvas, estamos a falar de um peso muito importante naquilo que é a economia local. Daí que, é muito importante que os municípios, os presidentes e os executivos municipais pensem o que querem. É preciso que haja um projeto e um papel concertado entre o Politécnico e as autarquias, e não estou a dizer que não há. Se em Portalegre, uma das quatro novas residências do IPP foi proposta pelo município e apoiada pelo PRR, em Elvas temos uma residência com 70 novas camas, totalmente financiada pelos fundos comunitários e pelo câmara municipal, ainda antes de haver plano de alojamento estudantil. Nesse sentido, temos que nos sentir reconhecidos e agradecer todo o apoio que nos é dado”.

De recordar que neste ano letivo, 2022/2023, foram colocados nas quatro escolas do Instituto Politécnico de Portalegre cerca de 1200 novos alunos.

Natal em Arronches: iluminação menos tempo ligada para se poupar energia

O Município de Arronches, à semelhança de muitos outros na região, irá este ano manter a tradição da iluminação de natal, ainda que com um ajuste no que diz respeito aos períodos de utilização.

O presidente da Câmara, João Crespo, revela que as recomendações do Governo, relativamente à poupança de energia, serão cumpridas, por mais que o horário estipulado para o funcionamento da iluminação de natal ainda não esteja definido. “Vamos ter um natal com decoração à mesma, no entanto teremos essa iluminação mais desligada um pouco mais cedo do que era habitual”, revela o autarca.

“Se anos anteriores, a iluminação estava toda a noite ligada, em princípio, entre as 23 horas e a meia-noite, será desligada, dando aqui um sinal a toda a população da necessidade de poupar energia”, diz ainda João Crespo.

Tendo em vista a poupança, quer ao nível do consumo de energia, quer de água, a autarquia está já a delinear também um plano para que os edifícios municipais se possam tornar mais eficientes.

De recordar que uma resolução do Conselho de Ministros recomenda que, de 6 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023, se possa “ajustar os períodos de utilização da iluminação natalícia” para o horário entre as 18 horas e a meia-noite.

Lar de Santa Eulália vai ser requalificado para acolher mais 30 utentes

O lar de idosos de Santa Eulália, no concelho de Elvas, vai sofrer obras de ampliação, com vista a ter capacidade para mais 30 camas.

Uma informação que tinha já sido avançada pelo presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida, no almoço da Idade de Ouro, que decorreu, no início deste mês, nesta freguesia (ver aqui) e que foi, na passada semana, aprovado em reunião de Câmara.

O autarca revela que, depois de aprovados “o estudo prévio, o projeto e lançado o concurso para empreitada, a obra começará a ser executada, no decorrer do ano de 2024”.

Rondão Almeida acrescenta que “hoje todos os lares das nossas freguesias já têm listas de espera, por isso, a nossa primeira preocupação foi dotar cada freguesia rural com um lar, atualmente a nossa preocupação já está a passar pela ampliação desses lares, para ver se conseguimos dar resposta”.

Tendo em conta o envelhecimento da população, a que se assiste, o presidente afirma que “nós enquanto poder político temos que acompanhar este tipo de evolução e estar preparados para poder dar reposta a este segmento da sociedade”.

Lar de idosos de Santa Eulália que vai sofrer obras de ampliação, contando com mais 30 camas. Uma obra que, ao que tudo indicia terá início em 2024.

Quinzena Gastronómica das Sopas de 1 a 15 de novembro em Campo Maior

De forma a promover as tradições gastronómicas do concelho e a apoiar e dinamizar a economia local, o Município de Campo Maior vai promover uma série de Quinzenas Gastronómicas ao longo dos próximos meses.

A primeira edição tem lugar já entre os dias 1 e 15 de novembro e está totalmente dedicada às sopas.

A lista de restaurantes aderentes e as propostas que cada um tem para os clientes nesta Quinzena das Sopas pode ser consultada aqui.

Notícias da manhã de domingo, dia 30

Notícias da manhã de domingo, dia 30 de outubro, na Rádio Campo Maior, com edição de Jorge Sousa.

Temas em destaque:

– Campo Maior caminhou ontem a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro;

– lar de idosos de Santa Eulália vai sofrer obras de ampliação, para acolher mais 30 utentes;

– Município de Arronches ajusta período de utilização da iluminação de natal;

– e Instituto Politécnico de Portalegre enfrenta desafios na fixação de novos alunos.

https://soundcloud.com/claudia-radioelvas/noticias-de-domingo-na-rcm?si=ceb289c2836842bca9e87f017860d707&utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing