NERPOR acolhe sessão de divulgação do Projeto SIAC “Portugal Connect”

No âmbito do projeto SIAC “Portugal Connect”, promovido pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM), a NERPOR (Associação Empresarial da região de Portalegre) vai acolher, na próxima segunda-feira, 31 de outubro, a sessão de divulgação do projeto SIAC e o Seminário CCILM: Oportunidade de negócio México Portugal nos setores industriais.

O evento, tem início marcado para as 15 horas e vai contar com a presença de representantes do NERPOR, da CCDR Alentejo, da ADRAL, do Empreendedorismo e Emprego do Instituto Politécnico de Portalegre e da CIMAA.

A CCILM vai estar representada por Eduardo Serra Jorge, presidente do Conselho Diretivo, e Sérgio Eduardo Contreras Pérez, vice-presidente do Conselho diretivo e vice-presidente Executivo COMCE Nacional.

A iniciativa tem como objetivo reforçar o processo de internacionalização das empresas portuguesas no mercado mexicano, e limítrofes, principalmente nos setores dos moldes, máquinas e ferramentas, e indústria e plásticos, vai contar com apresentações dos responsáveis da MONERIS, CIMAA e VORTAL.

No âmbito deste projeto, a CCILM promoveu, durante o mês de outubro, sessões de divulgação nas cidades de Lisboa, Leiria, Porto e Aveiro.

Funcionários da Câmara de Campo Maior aderem à iniciativa “Outubro Rosa”

Os colaboradores do Município de Campo Maior, entre os quais o presidente Luís Rosinha e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, responderam ao desafio lançado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e aderiram à iniciativa “Outubro Rosa”.

A iniciativa tem por objetivo consciencializar para a prevenção e para importância do diagnóstico precoce do cancro da mama.

Rui Miguel Nabeiro é o líder com melhor reputação em Portugal

Rui Miguel Nabeiro, o CEO do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, ocupa pela segunda vez consecutiva a primeira posição do ranking de líderes, segundo os resultados do estudo “Merco Empresas e Líderes” deste ano, sendo, dessa forma, o líder com melhor reputação em território nacional.

O Merco é o monitor de referência que avalia a reputação das empresas e dos seus líderes. Esta é já a terceira edição em Portugal e são listadas as cem empresas e os cem líderes com melhor reputação em Portugal.

Europa Criativa apoia artistas em mobilidades e residências

A mobilidade, quer seja para fins de trabalho, estudos, investigação, coprodução ou participação num programa de residência ou de intercâmbio, faz parte da vida e da carreira dos artistas e dos profissionais da cultura. A mobilidade pode não ser apenas uma questão de escolha pessoal, mas também uma questão de sobrevivência profissional.

A Comissão Europeia, através do Programa Europa Criativa, “vai apoiar os artistas, quer individuais, quer em grupo, na viagem para outro país para aí realizarem as suas coproduções”, como nos referiu Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

A primeira fase de candidaturas decorre até Maio de 2023, no âmbito do programa Europa Criativa. O programa “Cultura Move Europa” para a mobilidade dos profissionais da cultura na Europa conta com um orçamento de 21 milhões de euros e deverá promover a mobilidade de 7000 artistas dentro e fora da UE através de dois tipos de ações: mobilidade individual e, a partir de 2023, residências artísticas.

O programa “Cultura Move Europa” é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

Baja Portalegre com um dos maiores números de participantes de sempre

A 36ª edição da Baja Portalegre está na estrada entre hoje, 27 de outubro, e sábado, dia 29. Esta é uma prova, que a contar para a Taça do Mundo da Federação Internacional de Automobilismo, tem também uma importância incontornável nos campeonatos nacionais de todo-o-terreno em autos e motos.

Desta feita, e segundo a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, a prova, com um percurso melhorado e com várias chegadas à cidade, conta com um dos maiores números de participantes de sempre. “Temos cerca de 650 participantes, mais de 425 equipas. É muita gente, mas temos tudo preparado”, garante.

“Temos muito mais chegadas a Portalegre, o que não aconteceu nas últimas edições, em que a prova – e era uma das queixas da região – se estava a afastar muito para outros concelhos e a ficar muito pouco em Portalegre”, revela Fermelinda Carvalho. A prova, diz ainda, “não pode fugir de Portalegre a tal ponto de ficar quase ausente do concelho”. “Isso eu não podia permitir e consegui, com autorização dos proprietários, que todos disseram que sim, quando lhes foi pedido que permitissem a passagem da prova nos seus terrenos”, acrescenta.

Com a prova, garante a autarca, serão “muitos milhares de pessoas” que, por estes dias, vão passar por Portalegre, sendo que os hotéis da região estão totalmente lotados. “As pessoas procuram alojamento até em Évora para assistir à prova”, assegura.

Esta noite, na Avenida da Liberdade, no centro de Portalegre, realiza-se a já habitual apresentação dos pilotos e das suas viaturas. Ainda hoje, pelas 17h30 será também inaugurada uma escultura de homenagem ao fundador da Baja Portalegre, José Megre. A inauguração da escultura, que ficará instalada na Rotunda José Megre, na Estrada Nacional 246, está marcada para as 17h30.

A competição propriamente dita arranca, amanhã de manhã, com o prólogo na Herdade das Coutadas, antes de um setor seletivo com 70 quilómetros cronometrados. No sábado, as motos, SSV e quads percorrem um setor único, com 335 quilómetros de extensão.

Rondão Almeida quer bolseiros a trabalhar nas férias

As candidaturas para inscrição e renovação das bolsas de estudos para alunos do Ensino Superior, atribuídas pela Câmara Municipal de Elvas, estão a decorrer até dia 31 de outubro.

Rondão Almeida (na foto), presidente da câmara de Elvas, explica que “os apoios vão continuar, mas com algumas limitações. Vamos ter cuidado, porque estamos a pagar, neste momento, qualquer coisa como 1.500 euros a cada aluno, por ano, e, no final, esse aluno não deu qualquer retribuição à câmara municipal. Aquilo que estamos a mudar, em termos de regulamento, é que todos os bolseiros vão ter que dar 15 dias das suas férias para trabalho voluntário na câmara municipal”.

De acordo com o autarca, “as funções a exercer vão ser sobretudo de cariz social. Quando chegamos à altura das férias, precisamos de animadores para o programa férias ativas. Então, porque não utilizar o trabalho voluntários dos bolseiros para assegurar o funcionamento desses +programas”.

Rondão Almeida refere ainda que “os valores atribuídos aos alunos vão manter-se e o regulamento prevê a atribuição de 50 bolsas, sendo o número definitivo definido pela autarquia”.

Os candidatos poderão fazer a sua candidatura após a formalização da matrícula junto da instituição de ensino superior que frequenta ou irão frequentar.

As candidaturas devem ser formalizadas no Balcão Único da Câmara Municipal de Elvas ou no Balcão Virtual, entregando a documentação necessária para o efeito.

Junta da Expectação atribui dez bolsas de estudo aos alunos do Ensino Superior

As candidaturas às bolsas de estudo, destinadas aos alunos do Ensino Superior, da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, encontram-se abertas até ao último dia deste mês.

Ao todo, revela o presidente da junta, Hugo Milton, serão entregues dez bolsas, sendo que, “a situação financeira dos pais” será um dos parâmetros a ter em conta, e que será “melhor estudado”, na atribuição deste “importante apoio”. “As bolsas, já no ano passado, foram muito bem elaboradas e debatidas, para que não haja aqui uma injustiça”, comenta.

“Posso agradecer ao meio em que vivemos, porque muitas vezes as coisas que estão declaradas não correspondem à realidade da situação financeira dos pais. Ninguém vê a carteira de ninguém, nem conta o dinheiro de ninguém, mas nestas situações é bom conhecermos o povo e fazer uma melhor apreciação sobre isso”, acrescenta Hugo Milton.

Com o objetivo de ajudar “quem mais necessita”, adianta o presidente, quem já recebe outras bolsas não terá direito à junta de freguesia. O número de irmãos é outro dos parâmetros a ter em conta na avaliação das candidaturas.

Ao todo, estas bolsas representam um valor total de 800 euros para cada um dos dez estudantes contemplados, sendo que, os alunos recebem 80 euros, durante dez meses. “Isto é uma mais-valia para Campo Maior, para os jovens e para os pais, que, ao final do mês, têm este apoio, que é sempre bem-vindo”, diz ainda Hugo Milton.

Até segunda-feira, 31 de outubro, ao final do dia, os pais dos alunos interessados neste apoio, devem dirigir-se à junta de freguesia, para preencher os documentos necessários, com vista a formalizar a candidatura.

Os resultados destas candidaturas só serão conhecidos depois de revelados os contemplados com as bolsas atribuídas pela Câmara Municipal de Campo Maior.

Notícias da manhã de quinta-feira, dia 27

noticias_RCM.pngNotícias da manhã de quinta-feira, dia 27, na Rádio Campo Maior, numa edição de Sandra Canhoto.

Temas em destaque:

– Intermarché de Campo Maior entrega cheque a corporação de bombeiros da vila;

– Segunda sessão do Orçamento Participativo realiza-se hoje;

– Centro Cultural de Campo Maior recebe espetáculo “O Corpo é a Poesia”;

– Grupo Motard de Campo Maior apresentou proposta de criação de um albergue para motards ao município;

e formação em “Eficiência técnica e económica na cultura dos cereais” tem início hoje no INIAV.