Escultura de homenagem a José Megre inaugurada no dia 27 em Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre inaugura na próxima quinta-feira, 27 de outubro, a escultura de homenagem ao antigo piloto todo-o-terreno José Megre, responsável pelo aparecimento da Baja Portalegre, em 1987.

A inauguração da escultura, que ficará instalada na Rotunda José Megre, na Estrada Nacional 246, está marcada para as 17h30.

José Megre, que morreu em fevereiro de 2009, foi o primeiro português a organizar uma equipa para participar no Paris-Dakar, em jipes UMM.

GNR detém seis indivíduos em flagrante delito

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 17 a 23 de outubro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária.

A força de segurança efetuou seis detenções em flagrante delito, quatro por condução sem habilitação legal; uma por condução sob o efeito do álcool e uma por furto em interior residência.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

No que diz respeito à fiscalização rodoviária, detetaram-se 202 infrações, destacando-se 17 por falta de inspeção periódica; 12 por falta de seguro de responsabilidade civil; 12 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização e dez por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.

No mesmo período ocorreram 16 acidentes, dos quais resultaram três feridos leves.

Foram ainda elaborados 15 autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente; 229 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 441 idosos; 103 no âmbito do programa “Escola Segura”, tendo sido sensibilizadas 770 pessoas da comunidade escolar e 78 ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 110 comerciantes.

[/shc_shortcode]

Parque de autocaravanas vai surgir junto ao Aqueduto da Amoreira

A Câmara Municipal vai dar seguimento a um projeto de construção de um parque para autocaravanas, no Rossio de São Francisco, junto ao Aqueduto da Amoreira.

“No início do ano que vem, a obra vai ser lançada a concurso para que os auto caravanistas tenham as condições necessárias para permanecerem em Elvas. O projeto já está feito agora temos que colocá-lo em orçamento. Elvas já teve um espaço para autocaravanas, só que agora temos que fazer um investimento na requalificação total. Nós vamos colocar este parque num espaço onde está um parque de plátanos, pelo que as caravanas não vão tirar visibilidade nenhuma ao ex-libris da nossa cidade que são os Arcos da Amoreira. Vamos reformular a casa der banho que já lá está e dar-lhe dignidade, criando os equipamentos necessários para dar apoio ao caravanista”.

O presidente da câmara assume a importância que o auto caravanismo tem atualmente, uma vez que “é um modelo de determinadas pessoas fazerem turismo. Quantas mais caravanas vierem a Elvas, mais pessoas temos a visitar o nosso património e a consumir, daí que eles são autênticos promotores do potencial da cidade que é o seu património”.  quer para o turismo quer para a economia da cidade

O projeto prevê a requalificação total do espaço, que atualmente é ocupado por plátanos, com a reformulação da casa de banho existente e criação dos equipamentos necessários para darem apoio ao caravanista.

O fado animou noite de sábado no Centro Cultural de Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior acolheu, na noite de sábado, 22 de outubro, o espetáculo “Agora… Canta-se o Fado!”, uma iniciativa do grupo de teatro que realizou a revista à portuguesa “Agora é que é!”.

Esta noite de fados, à qual se juntou também a dança e o teatro, num espetáculo emocionou e divertiu o público que esgotou o Centro Cultural de Campo Maior.

As vozes de Dina Valério, Duarte Silvério, Helena Brita, João Carita, Leonor Alegria e Toy Faria, foram acompanhadas por Paulo Cachinho na guitarra portuguesa e por Miguel Monteiro na viola de fado.

COP27 decorre entre 6 e 18 de novembro e é o tema do Ambiente FM

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022, mais conhecida como COP27, vai decorrer de 6 a 18 de novembro em Sharm El Sheikh, Egito.

No entanto, a edição deste ano da cimeira conta já com um clima de insegurança, por parte das associações ambientalistas do país, uma vez que, de acordo com José Janela, da Quercus, “o Governo egípcio restringiu severamente a capacidade dos grupos ambientalistas de realizar políticas independentes e trabalho de campo essenciais para proteger o ambiente natural do país”.

Segundo José Janela, os membros de grupos de direitos humanos e ambientais disseram “estar cautelosos em se envolver publicamente na COP27 por causa do medo de represálias”.

A Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2022 é o tema da edição desta semana do programa Ambiente em FM, com José Janela da Quercus.

24 de Outubro é Dia da Biblioteca Escolar

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro, sendo que este ano se assinala dia 24.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.

A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.

Adega Mayor: 2021 foi o melhor ano de sempre em termos de vendas

Com 15 anos de existência, a Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, em Campo Maior, alcançou, em 2021, o melhor resultado de sempre, em termos de vendas. Com uma subida de dez por cento, face a 2020, a faturação da Adega Mayor alcançou, no ano passado, os 5,6 milhões de euros.

Tendo sido 2020 um ano de pandemia, difícil para todos os setores económicos, durante o qual também a Adega Mayor se ressentiu, em 2021, revela a CEO, Rita Nabeiro (na imagem), mais que retomar os valores de vendas de 2019, a empresa conseguiu superar esse patamar. “Felizmente, o nosso impacto não foi assim tão negativo em 2020, mas não seguiu a tendência crescente, que vínhamos a ter desde sempre”, explica.

Com um atraso “significativo”, no início do primeiro trimestre de 2021, devido a um confinamento, a Adega Mayor foi conseguindo recuperar. “Não só ficámos em linha com os valores de 2019, como superámos e tivemos aqui o nosso melhor ano de sempre, em termos de vendas, o que foi, de alguma maneira, um feito importante”, assegura Rita Nabeiro.

Importante, durante a pandemia, lembra ainda a CEO, foi a venda online de vinhos, com a empresa, através do seu site, neste período, a registar, através desta via, um aumento de vendas de mais de 600 por cento. “Nós tínhamos loja online, o que nos foi bastante fácil, quando a pandemia começou, de avançar rapidamente e começar a fazer venda online”, garante Rita Nabeiro, lembrando a preocupação em ter produtos customizáveis.

“Fomos sempre tendo alguma coisa nova para oferecer, e isso também ajudou bastante a alavancar as vendas online, mas também se deveu ao facto de quando muitos ainda não tinham loja online, nós já tínhamos”, remata.

Este ano, e tendo em conta as consequências da guerra na Ucrânia e a inflação, os preços dos vinhos da Adega Mayor subiram entre 4 a 5 por cento, ainda que não em todas as gamas.