Gastronomia e artesanato juntos na Mostra Gastronómica em Arraiolos

A Mostra Gastronómica do Concelho de Arraiolos, no Arraiolos Multiusos, de 28 de outubro a 6 de novembro de 2022 traz à mesa a tradição e os sabores da cozinha arraiolense, integrando as características da gastronomia alentejana.

Nesta edição, a Câmara Municipal quer dar a conhecer alguns dos pratos típicos, doces conventuais, a par dos sabores e temperos antigos, incluindo as ervas aromáticas e também a “Empada de Arraiolos”. Para além disso, quer promover o fabrico de produtos locais com relevo na originalidade, bem como pela tradição.

A gastronomia arraiolense, a “Empada de Arraiolos” e o artesanato de maior relevo para o concelho, reconhecido em todo o mundo: o Tapete de Arraiolos, constituem um incentivo importante para a dinamização da economia local.

O registo/criação de uma marca será, à semelhança doutros produtos, objeto desta ação junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, I.P. , uma forma de diferenciar e qualificar os produtos, “permitindo um reconhecimento destas iguarias que sábias mãos e receitas antigas passaram como arte das avós para as mães.”