Tradições campomaiorenses na Feira de Santa Maria de Agosto

A Feira de Santa Maria de Agosto, a decorrer em Campo Maior, desde sábado, tem diversos apontamentos alusivos às Festas do Povo, nomeadamente, a representação de um troço engalanado, numa das entradas do jardim municipal.

Não havendo Festas este ano, e com a possibilidade de se realizarem no próximo ano, se assim o povo o entender, Vanda Portela, presidente da Associação das Festas, revela que a ideia é “voltar a ter a Feira de Santa Maria de Agosto, muito importante para os campomaiorenses, e claro, teríamos que ter a representação das Festas do Povo, com pequenos apontamentos, para que criem o bichinho das Festas”.

E ainda no mesmo tema das Festas. A Loja Flor de Papel, está representada num dos cerca de 50 stands que estão espalhados pelo jardim municipal. Américo Tomás explica que ali podem encontrar as tradicionais pandeiretas, elaboradas pela sua mulher, entre outros artigos. Quanto à Feira refere que “já estavam a fazer falta” e espera que no próximo ano se possam realizar “as grandes Festas da Campo Maior”, as Festas do Povo.

E, como a Feira de Santa Maria de Agosto é também feita de tradição, noutro dos stands, fomos encontrar Adelaide Centeno, professora do grupo de formação de pintura alentejana, que conta com 14 alunas. A professora explica que ali estão expostos os trabalhos realizados ao longo do ano, adiantando que todas as peças entre azeiteiros, cântaros e outros, têm uma história e estão agora pintados de uma outra forma, tendo uma funcionalidade decorativa”.

Hoje, no jardim municipal de Campo Maior, para além dos insufláveis, disponíveis toda a manhã, a partir das 18 horas há animação de rua com Pilha Galinhas. Às 21.30 horas, atua o grupo Despertar Alentejano, seguindo-se Sons do Lago, às 22.30 horas, e um baile com Luís Corta Ventos, a partir das 23.30 horas.