Feira de Santa Maria de Agosto já anima Jardim Municipal de Campo Maior

A Feira de Santa Maria de Agosto foi inaugurada esta manhã de sábado, 13 de agosto, ao som da Banda 1º de Dezembro, no jardim municipal de Campo Maior.

Neste espaço há atrações para miúdos e graúdos, com stands de artesanato e associações, bem como insufláveis, carrosséis e espaço de comida e bebida.

Para o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha este “é o retomar de uma tradição no concelho”, em que o jardim municipal se encontra “repleto de pessoas”, que podem, durante nove dias, desfrutar da iniciativa.

Todos os dias há animação de rua, a partir das 18 horas, também “na antiga escola preparatória, onde os mais jovens se podem divertir até altas horas da noite”, diz Luís Rosinha, adiantando que a feira “é muito virada para a tradição, com todas as noites a terminarem com baile”, destacando os cabeças de cartaz hoje, com os Monda, no dia 19 com Nuno Ribeiro e dia 20, Rouxinol Faduncho”.

No jardim municipal estão instalados cerca de 50 stands de associações, artesanato e não só, bem como um espaço de mercado, agradecendo “o facto de se associarem as Festas de Santa Maria de Agosto”.

E, como não poderia deixar de ser, as flores de papel, não ficam de fora deste certame, pelo que há um troço engalado, numa das entradas do jardim, elaborado pelo Rancho Folclórico, assim como o coreto, que foi decorado pelas funcionárias do município, contendo uma pandeireta gigante e está também ele decorado a rigor. Havendo ainda outros apontamentos pelo jardim, feitos por particulares.

O presidente da Câmara de Campo Maior garante que esta “é altura de pensar o que se quer fazer no próximo ano”, no que às Festas do povo diz respeito, e existe, desde dezembro do ano passado, uma maior responsabilidade com o selo da UNESCO. “Quando digo o que queremos fazer refiro-me à população, porque o que se diz não é um chavão, é real, se a população não estiver envolvida num evento daquela envergadura será difícil, pode haver questões que tenham que ser repensadas, mas cá estaremos para fazer esse debate e perceber de que forma é que podemos antecipar este evento”.

As Festas de Santa Maria de Agosto decorrem até dia 21 deste mês, no jardim municipal, sendo que nos dias 19 e 20, as atuações de Nuno Ribeiro e Rouxinol Faduncho, respetivamente, acontecem no Largo dos Carvajais.

Também esta manhã, foi inaugurada a biblioteca Livre, uma iniciativa da Junta de Freguesia de São João Batista, que contou com o apoio do município de Campo Maior. Vanda Portela, membro da Junta explica que foram criadas duas estruturas com livros, “muitos cedidos por alguns autores”, sendo que é objetivo “a sua partilha, entre as pessoas, bem como o incentivo à leitura”.