Selos de qualidade nacional são “distinção importante” para Agrupamento de Campo Maior

O Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi distinguido, na semana passada, com a atribuição de três Selos de Qualidade Nacional, pelo desenvolvimento dos projetos eTwinning “First Steps With eTwinning”, “Traditional Games” e “What do you Know about European Languages”.

Para Vanessa Algarvio, uma das professoras responsáveis por estes projetos, desenvolvidos com alunos de terceiro ciclo, em “diferentes áreas do conhecimento, através da metodologia de projeto”, esta é uma distinção “importante”. “Trabalhamos dentro das nossas disciplinas e não só, interligando esse conhecimento com assuntos que são apelativos para os alunos”, adianta.

Depois da atribuição destes três selos nacionais, os projetos serão candidatados a outros selos, mas a nível europeu. O objetivo destes projetos, explica ainda Vanessa Algarvio, é que, através deles, os alunos possam “aprofundar diferentes conhecimentos”, juntamente com outros alunos espalhados pela Europa. Os alunos “gostam muito” de trabalhar estes projetos, uma vez que lhes permitem criar uma rede de conhecimento partilhado.

Os projetos podem ter continuidade, mas outros, como estes três agora reconhecidos, tiveram a duração de apenas um ano letivo. Parceiras nestes três projetos, revela Vanessa Algarvio, o Agrupamento de Campo Maior tinha escolas de países como Espanha, Itália, França, Roménia e Polónia.

Ao contrário do que acontece com o programa Erasmus +, através do eTwinning, não se realizam quaisquer mobilidades, sendo que os alunos contactam com outros, de outros países, através de uma plataforma online, controlada pelos próprios docentes.

Envolvidos nestes projetos de eTwinnig estiveram cerca de cem alunos de Campo Maior, de turmas de 7º e 9º anos, coordenados pelos professores Célia Pingo, Vasco Cordeiro, Vanessa Algarvio, Rute Silva, Martine Ferreira e Anabela Alexandre.