Forte da Graça acolhe visita teatralizada

A Câmara Municipal de Elvas organiza, em julho, agosto e outubro, quatro visitas teatralizadas: duas ao Forte da Graça e duas Forte de Santa Luzia. Estas visitas aos Fortes da Graça e de Santa Luzia são guiadas, realizadas por um ator e incluem diversos momentos teatrais, protagonizados com o apoio da Arkus Associação Juvenil.

Carlos Beirão, presidente da Associação juvenil, explica que “este evento é realizado há já vários anos e ajuda a conhecer a cidade de forma prática e dinâmica, sem exageros de muitas datas. O humor acaba por quebrar a monotonia dos guias a acaba por ser muito bom”.

Amanhã, a visita é ao Forte da Graça e, a 13 de agosto, ao Forte de Santa Luzia. Todas as visitas são aos sábados e começam às 10 horas.

Pode fazer inscrição através de email: forte.graca@cm-elvas.pt ou telefone 268 639 741, tendo um custo de oito euros; ou forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou telefone 268 623 287, com um custo de cinco euros.

Agrupamento de Campo Maior recebe três selos de Qualidade de projetos Etwinning

Uma vez mais o Agrupamento de Escolas de Campo Maior foi merecedor de três Selos de Qualidade Nacional pelo desenvolvimento de projetos eTwinning.

Os projetos “First steps with eTwinning”, “Traditional Games”, “What do you Know about European Lenguages” foram desenvolvidos pelos alunos do 7º B e 7º E; PCA; 9º B e 9º C e coordenados pelos docentes Célia Pingo, Vasco Cordeiro, Vanessa Algarvio, Rute Silva, Martine Ferreira e Anabela Alexandre.

Estes selos são o reconhecimento público da qualidade do trabalho desenvolvido nas escolas pelos alunos e professores. É a “afirmação pública da dedicação da escola na qualidade e abertura do trabalho colaborativo europeu.”

Com quase 100 alunos envolvidos na produção e aquisição de conhecimentos através do trabalho de projeto “é com grande orgulho que recebemos estes selos”, revela o agrupamento em comunicado.

83ª Volta a Portugal com participação de 125 corredores de 18 equipas

A 83ª Volta a Portugal, que se realiza entre 4 e 15 de agosto, conta com um total de 18 equipas inscritas, de acordo com a organização.

Após as últimas informações recebidas da União Ciclista Internacional, através da Federação Portuguesa de Ciclismo, o número de formações foi atualizado, sendo que a lista de pré-inscritos contempla 125 corredores.

A equipa sul africana Protouch, informa a organização, “foi substituída pela Java Kiwi Atlântico, formação da Venezuela que se vai estrear na prova portuguesa”.

A menos de uma semana do arranque da Volta, “as atenções concentram-se já no prólogo que vai decidir o primeiro líder e Camisola Amarela Continente”.

O primeiro dia de competição será discutido em sistema de contrarrelógio com a extensão de 5,4 quilómetros, com partida e chegada na Praça do Império, em Lisboa. Já a primeira etapa, no dia 5 (sexta-feira), vai ligar Vila Franca de Xira a Elvas, numa distância de 193,7 quilómetros.

Periferias arranca em Campo Maior com mostra de filmes para os mais novos

No âmbito da extensão do festival de cinema “Periferias” ao concelho de Campo Maior, decorreu esta manhã de sexta-feira, 29 de julho, uma mostra de filmes infantis, no Centro Cultural.

A diretora artística do festival Periferias, Paula Duque revela que esta mostra de filmes, “pretende dar a conhecer aos mais novos o melhor do cinema português e também a ver o bom cinema, como e quem faz”, ao mesmo tempo que pretende “sensibilizar para esta área, principalmente quando do audiovisual está tão presente nas nossas vidas”.

“Direitos Humanos, a diferença, mobilidade reduzida e meio ambiente” foram as mensagens que se tentou passar, aos mais novos, para além de entreter”, revela ainda Paula Duque.

As crianças dos Clubes de Verão e do Jardim de infância “O Despertar” foram os espectadores desta maratona de filmes, que decorreu no Centro Cultural de Campo Maior, esta manhã. Falámos com algumas delas, que afirmaram ter presente as mensagens passadas nestes filmes, como “a entreajuda, respeito pelo próximo e aceitação da diferença”.

Duo Musical A.R, Ti Manel Deejay e Dj Dinga nas Festas de Vila Boim

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e São João Batista decorrem entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, sexta-feira e domingo, em Vila Boim, numa organização da Associação Aboim Jovem.

Carlos Leitão (na foto), vice-presidente da associação, refere que vão ser “umas festas dedicadas à prata da casa, com artistas do concelho e brincadeiras taurinas. Devido à pandemia e ao facto da associação ter estado parada, as verbas são poucas para organizar eventos. Nesse sentido, vamos contar com as festas na Praça da República, que vai ter animação musical, comes e bebes e um pequeno bar”.

Este ano, as festas decorrem na Praça da República, em Vila Boim, e contam com entrada gratuita. O programa para hoje conta com missa solene e bênção na igreja matriz de Vila Boim, pelas 18.30 horas, baile com o grupo Duo Musical A.R, às dez da noite, Ti Manel Deejay, pelas duas da manhã e disco sound com Dj Dinga, às 3.30 horas.

GEDA associa-se ao “Periferias” para caminhada noturna em Ouguela

No âmbito da extensão do festival de cinema “Periferias” ao concelho de Campo Maior, o Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA) promove, esta sexta-feira, 29 de julho, uma caminhada noturna pelo percurso de “Ouguela, Sentinela da Raia”.

Esta é mais uma iniciativa do género que o GEDA promove, sendo que o percurso, guiado, de cerca de quatro quilómetros, contará com passagens pela fortaleza e pela cisterna de Ouguela, Atalaia de S. Pedro, ribeiro de Abrilongo, Rio Xévora, antiga ponte romana, Santuário de Nossa Senhora da Enxara e pelo Centro Ambiental do Xévora.

Elói Gama, um dos responsáveis do grupo, diz-se muito satisfeito por a organização do “Periferias” se ter lembrado de estender o festival até ao concelho de Campo Maior, sendo que o percurso delineado, garante, “é acessível” a qualquer pessoa. O início da caminhada está marcado para as 21.30 horas, na Praça do Castelo de Ouguela. É obrigatório levar frontal ou lanterna de mão, sendo aconselhado o uso de protetor contra insetos.

Também esta sexta-feira, a partir das 10 horas, no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito desta 10ª edição do Periferias, decorre a maratona de filmes infantis “O Cinema Somos Nós”.

Quim Barreiros anima primeira de quatro noites de Feira Franca de Avis

Foi ao som das sempre animadas e atrevidas músicas de Quim Barreiros que a edição deste ano da Feira Franca de Avis teve, na noite de ontem, 28 de julho, o seu primeiro momento alto, no Parque de Feiras e Exposições da vila.

O certame, que se estende até domingo, volta a acontecer, dois anos depois, desde a última edição. “É um evento que atrai sempre um número significativo de pessoas e que tem uma grande importância para o município de Avis e para a região”, começa por dizer o presidente da Câmara de Avis, Nuno Silva.

Para além dos vários concertos, que animam as noites do evento, não faltam também a gastronomia e o artesanato. “Temos artistas para todas as idades e julgo que iremos ter aqui momentos extraordinários de convívio entre todos”, assegura ainda o autarca.

Para se deslocar até à feira, lembra ainda Nuno Silva, a população tem autocarros ao dispor, a “um preço simbólico”. “As pessoas podem vir em segurança. Vêm para o evento e regressam a casa, na maior das comodidades”, garante.

No certame, as várias associações do concelho, juntamente com alguns restaurantes, promovem quer os pratos típicos deste tipo de evento, bem como os produtos da região.

Ontem, para além de Quim Barreiros, foi Murta quem passou pelo palco da Feira Franca de Avis. Hoje, atuam Papillon, Julinho KSD e Mishlawi, numa noite mais dedicada aos jovens mas em que, de acordo com o autarca, “todos são bem-vindos”. Amanhã o grande destaque vai para Xutos & Pontapés. No domingo, na noite de encerramento, é Toy quem sobe ao palco da feira.

De recordar que as entradas diárias no certame têm o custo de cinco euros.