Caminhada percorre Borba à noite

A Waterfit, Escolinha de Natação de Borba, organiza quinta-feira, dia 28, uma caminhada noturna, com um percurso de cerca de quatro quilómetros.

A iniciativa pretende promover a prática desportiva e o convívio entre todos. Acaba por ser uma caminhada social que se destina a pais e filhos. Vamos percorrer alguma área urbana da cidade para também a área de campo envolvente”, de acordo com Bruno Marianito, responsável pela organização.

A caminhada insere-se nas Férias desportivas, desenvolvidas pela escola de natação, um projeto que pretende dinamizar atividades junto dos mais novos e que “!tem corrido muito bem”, segundo Bruno Marianito

Caminhada noturna realiza-se quinta-feira em Borba. A partida está marcada para as 21 horas, junto às piscinas descobertas de Borba.

Festas de Degolados estão de regresso entre 5 e 7 de agosto

A Festa em honra de Nossa Senhora da Graça dos Degolados volta a esta freguesia do concelho de Campo Maior, entre os dias 5 e 7 agosto, tendo como cabeças de cartaz Mónica Sintra e Melão.

O programa tem início no dia 5 de agosto com tourada à vara larga (Ganadaria Tinoco), às 18.30 horas; pelas 20 horas abre a quermesse e às 21.30 horas dá-se início à festa com a “Charanga das Fresquinhas”. Pelas 23.30 horas é Mónica Sintra quem sobe ao palco e, a animação noturna prossegue com o Dj Diazz.

Já no sábado, dia 6 de agosto, a Festa tem também início com tourada à vara larga, da Ganadaria Tinoco, às 18.30 horas.

Às 19 horas tem lugar a missa solene seguida de procissão em honra de Nossa Senhora da Graça Dos Degolados, e às 20 horas abre a quermesse. Pelas 21.30 horas há espetáculo de fado com Dina Valério e Joana Cota, acompanhadas à guitarra portuguesa por Nuno Cirilo e na viola de fado Miguel Monteiro.

Entre as 22 horas e a meia-noite há animação infantil e às 23.30 horas é o artista Melão quem anima a noite, seguido de Dj Nunes.

Já no domingo, as Festas encerram com torneio de malha, nos campos de jogos Rogério Martins, marcado para as 9.30 horas, mas antes há torneio de pesca com almoço convívio no Centro Polivalente de Degolados, sendo que a concentração está marcada para as 6 horas.

Cartaz da Feira da Luz em Montemor com todos os artistas confirmados

A Feira da Luz está de regresso a Montemor-o-Novo, de 31 de Agosto de 2021 até 5 de Setembro, já havendo nomes confirmados para o palco principal deste certame.

Já confirmados estavam nomes como Carolina Deslandes e Clã, para o primeiro e segundo dia de feira.

Sabe-se agora que atuam Diogo Piçarra no dia 2 de Setembro, Luís Represas no sábado, Sara Correia no domingo e, para encerrar a feira, Calema.

Em breve serão lançados os nomes dos artistas que irão atuar no palco secundário da Feira da Luz 2022.

“Periferias” terminou em Arronches com uma caminhada pela vila

Pelo segundo ano consecutivo, Arronches recebeu edição especial do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcántara, um certame que vai na sua décima edição.

Depois das atividades que se realizaram na passada quarta-feira, a edição especial da décima edição do Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara em Arronches terminou no passado sábado, 23 de julho, com uma caminhada pelo percurso pedestre “Forte e Valorosa Vila de Arronches”.

Esta atividade vem no seguimento daquilo que é um dos objetivos deste certame e que é o contacto com o ambiente e com o meio onde está inserido e desta forma dar a conhecer o património cultural da região, no caso da caminhada deste sábado, alguns dos monumentos, histórias e lendas da vila de Arronches.

Embora não se tenha percorrido a totalidade do percurso, uma vez que o país se encontra em Situação de Contingência, o que impediu a deslocação para a parte rural do itinerário, os participantes percorreram a zona histórica da povoação, a zona ribeirinha, o passeio do Vassalo, havendo ainda tempo para uma rápida visita ao Centro Interativo da Ruralidade de Arronches.

Ao longo da volta, o técnico do Município, Emílio Moitas, foi dando algumas explicações acerca dos pontos atravessados pelos participantes, entre os quais o presidente e o vice-presidente do Município, respetivamente João Crespo e Paulo Furtado e a diretora do festival, Paula Duque.

Desta forma terminou mais uma edição especial do “Periferias”, com os responsáveis da autarquia, da Associação Cultural Periferias e a associação espanhola “Gato Pardo”, concordaram que esta é uma parceria para continuar e que, no próximo ano, o Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valencia de Alcántara estará de regresso a Arronches.

OMS pretende erradicar hepatite como uma ameaça à saúde pública até 2030

Comemorado a 28 de julho, na próxima quinta-feira, o Dia Mundial das Hepatites tem como principais objetivos divulgar informação e sensibilizar para esta patologia, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a alertar este ano, através da campanha “A Hepatite não pode esperar”, para a importância do diagnóstico precoce.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes explica que uma hepatite, que é “uma inflamação do fígado”, pode, no caso de não ser tratada devidamente, numa cirrose. Ao contrário das hepatites B e C, que são as mais graves e resultam de relações sexuais desprotegidas ou da contaminação através do sangue, a hepatite A é “a mais inofensiva”, tendo relação, sobretudo, com a ingestão de água contaminada. Na hepatite B e C é frequente a evolução para uma doença crónica.

A hepatite D ocorre apenas em doentes com o vírus do tipo B, aumentando a gravidade dessa infeção. A hepatite E, à semelhança da A, transmite-se pelo consumo de água ou alimentos contaminados.

Ainda que seja uma doença evitável e tratável, só a hepatite C afeta cerca de 325 milhões de pessoas em todo o mundo, causando a 1,4 milhões de mortes, por ano. Por essa razão, a Organização Mundial de Saúde assumiu o objetivo de erradicar a hepatite B e C até 2030.

Os principais sintomas da doença, que se podem manifestar já num estado avançado, são, sobretudo, desconforto abdominal, febre, mal-estar, fadiga, perda de apetite, urina escura e fezes claras.

Programa “Formação + Próxima” com protocolo com concelhos do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral

A sessão de assinatura protocolar do Programa Formação + Próxima com vários concelhos do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral acontece esta terça-feira, 26 de julho, no Auditório Centro UNESCO, em Beja.

Serão celebrados protocolos com os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Arraiolos, Beja, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Grândola, Odemira, Ourique, Santiago do Cacém, Sines e Viana do Alentejo.

A sessão conta com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Rita, Marques, do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, do presidente da CCDRA, António Ceia da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, e da Diretora de Formação do Turismo de Portugal, Ana Paula Pais.

Mural alusivo às Festas do Povo de Campo Maior já está concluído

Inspirado nas Festas do Povo de Campo Maior e na arte centenária dos campomaiorenses de transformar o papel em flores, o mural elaborado por Mariana Duarte Santos já está concluído.

O trabalho final da artista pode agora ser apreciado na antiga Escola do Bairro Novo, em Campo Maior.

De recordar que esta iniciativa de urban street arte decorreu no âmbito da programação da edição deste ano do Festival Raya.

Dia dos Avós: longe ou perto, os netos “são a melhor coisa do mundo”

Celebra-se esta terça-feira, 26 de julho, o Dia dos Avós, um dia também instituído na Igreja, em 2021, pelo Papa Francisco, numa efeméride que, este ano, é subordinada ao tema “Dão fruto mesmo na velhice”.

António Miranda, aos 63 anos, para além de netos, tem já bisnetos. Considerando os mais pequenos da família seus filhos “duas vezes”, garante que tem tentado sempre a ajudar na sua educação. “Fazemos, às vezes, aos netos, aquilo que não fazíamos aos filhos”, comenta, ainda assim. António conta ainda que procura fazer as vontades aos netos, como passeá-los, sempre que pode, e quando as crianças têm vontade.

Já para Regina Trindade, o seu único neto é “a melhor coisa do mundo”, assegurando que este adora deliciar-se com as suas iguarias. “Gosta muito de migas, açordas, essas coisinhas que a avó faz”, garante, comentando ainda que espera que todos os avós e netos “se respeitem uns aos outros”.

Com uma mão cheia de netos, Luís Silva garante que os cinco são tudo para si, embora só tenha dois por perto, todos os dias. Apesar das saudades daqueles que estão longe, no estrangeiro, através de videochamada consegue, todos os dias, “matar as saudades”.

Também Olinda Vacas garante gostar muito dos seus netos, embora vivam longe de si, pelo que tem muito pouco contacto com eles: “vivem muito longe, mas sabem que eu gosto muito deles”. “Os outros avós que sejam mais felizes que eu, nesse sentido”, diz ainda.

Com dois netos e mais uma a caminho, prestes a nascer, Luís Correia garante ser um “avô babado”. “É bom ser avô. Ficamos numa idade mais terna e vamos pensando que os netos se vão recordar de nós. Gostamos de brincar com eles e, às vezes, deixamos fazer coisas que não deixávamos aos nossos filhos”, acrescenta.

Uma das lembranças que Ana da Conceição tem dos seus netos quando eles eram pequenos é de levá-los ao jardim para brincarem, assegurando que os netos são o melhor que há no mundo, considerando-se uma “segunda mãe”.

Sendo celebrado noutros países, este dia dos Avós teve origem em Portugal, com Ana Elisa Couto, que reivindicou a existência de uma data para que a figura dos avós fosse valorizada. Avó de seis netos, esta mulher, de Penafiel, tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida. A data foi instituída pela Assembleia da República em 2003, a 26 de julho, por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.