“Ouguela, Sentinela da Raia” é mote para percurso pedestre

No âmbito da extensão de Campo Maior do Periferias 2022 – Festival Internacional de Cine (MA) de Marvão E/Y Valência de Alcântara, no dia 29 de julho realiza-se um passeio pedestre com base no percurso “Ouguela, Sentinela da Raia”, com partida da Praça do Castelo de Ouguela, pelas 21.30 horas.

Esta é uma organização do Município de Campo Maior e do GEDA, com vagas limitadas sujeitas a inscrição, que poderá ser feita através do formulário disponível no código que está na imagem ou através do link https://bit.ly/prperiferias

Festival Periferias leva documentário “Dispersos pelo Centro” a Arronches

A celebrar dez anos de existência, o Festival Internacional de Cinema Periferias, que se realiza de 12 a 20 de agosto, na zona fronteiriça de Marvão – Valencia de Alcántara, chega, desta vez, a outras localidades.

Ainda que o núcleo principal da programação esteja guardado para agosto, contemplando um conjunto de propostas que passam pela divulgação do cinema ibérico, com convites abertos a realizadores portugueses e espanhóis, e a promoção de momentos de debate, reflexão e festa, neste mês de julho, e depois de duas sessões especiais no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, nos passados dias 15 e 16, o festival chega também a Arronches e Campo Maior.

No caso de Arronches, já esta quarta-feira, dia 20, será apresentada uma “Maratona de Filminhos Infantis”, no Auditório do Centro Cultural, a partir das 10 horas. Dedicada a um público mais novo, esta maratona inclui a exibição de filmes como “O Gangue”, “Trapezistas”, “A Raposa e o Pássaro” e “Astronautas”.

No mesmo dia, no Largo da Igreja Matriz de Esperança, será apresentado, pelas 21.30 horas, o documentário ‘Dispersos pelo Centro’, realizado por António Aleixo, e no qual se dá forma a uma ideia de Tiago Pereira, de “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”. Tiago Pereira estará presente na ocasião para apresentar o filme e falar da experiência que o tem levado através do país profundo em busca de registos únicos e, nalguns casos, irrepetíveis. Segue-se, a partir das 22.50 horas, uma atuação do Grupo Pedrinhas de Arronches.

Já no sábado, dia 23, e inserido no âmbito deste festival, decorre um passeio pedestre pela vila de Arronches. Com concentração marcada para as 8 horas, na Praça da República, o percurso, com uma distância de mais de dez quilómetros, será percorrido entre três a quatro horas. As inscrições, para os interessados em participar, devem ser feitas na Câmara Municipal de Arronches ou através das redes sociais do Festival de Cinema Periferias.

Cuidados a ter com o sol em destaque no “De Boa Saúde”

Uma exposição excessiva à luz solar pode ter efeitos nocivos na pele, como o melanoma, nos olhos e no sistema imunológico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cinco casos de cancro da pele poderiam ser evitados, uma vez que os danos causados pelos raios Ultravioleta são evitáveis.

Na edição desta semana do programa “De Boa Saúde”, o médico Pintão Antunes esclarece que devemos evitar a exposição prolongada ao sol, principalmente nas horas mais perigosas, das 11 às 16 horas, uma vez que a queimadura do sol é lenta, podendo mesmo provocar cancro da pele que, surge muitos anos depois.

O médico aconselha ainda as pessoas a usarem protetor solar, manterem-se hidratadas, com ingestão de água, bem como usar chapéu ou boné.

Os cuidados a ter com o sol e os perigos da exposição prolongada estão em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Hotel Vila Galé Collection Elvas com sunset party às sextas-feiras

Este verão, o Hotel Vila Galé Collection Elvas promove todas as sextas-feiras uma sunset party, nos seus claustros, à semelhança dos restantes hotéis do grupo, a nível nacional.

Nelson Pinto, diretor do Hotel, explica que é objetivo “dinamizar” o hotel, destinando-se “a clientes e também a todos os elvenses, que queiram usufruir de música e de uma bebida, ao final da tarde”, considerando que “é um nicho que não há na cidade, nesta altura, num local agradável, que são os claustros do hotel”.

As sunset parties decorrem até ao final do mês de agosto e, Nelson Pinto convida todos a “usufruir não só desta iniciativa, mas também abrir o hotel à população e dar a conhecer os restantes serviços do hotel”.

Sunset parties no Hotel Vila Galé Collection em Elvas decorrem todas as sextas-feiras, das 17 às 19 horas, tendo entrada gratuita.

Ponto de recolha de tampas de plástico disponível em Degolados

Degolados, no concelho de Campo Maior, tem disponível um local específico para depósito de tampas de plástico, que resultam, em muitas situações, na angariação de fundos com vista a ajudar pessoas com necessidades especiais.

Em forma de coração, aquele infraestrutura, que se encontra junto ao Centro Polivalente da aldeia, surge no seguimento de “uma prática habitual”, em Degolados, uma vez que a população já antes fazia a entrega de sacos e garrafões cheios de tampas, à Junta de Freguesia.

“Pensámos em colocar aquele ponto de recolha, na aldeia, no sentido de abranger mais pessoas. Como tem aquele formato de coração, que é chamativo, é mais para sensibilizar a população a fazer essa reciclagem e essa entrega, que faz toda a diferença em algumas instituições, que estão sempre a pedir para que colaboremos com tampinhas plásticas”, revela a secretária da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira.

O depósito, adianta Olga Madeira, foi produzido pelos serviços de serralharia do Município de Campo Maior. Quando o número de tampas é considerável, cabe à Junta de Freguesia as fazer chegar ao Coração Delta que, por sua vez, as conduz até às instituições que mais delas precisam.

Aquele depósito acaba por permitir também a reciclagem de plástico, cujos resíduos levam mais de 400 anos para se decompor.