“Linguagem Solar” de Alexandra Dias no Museu de Fotografia de Elvas

“Linguagem Solar” é a mais recente exposição patente ao público no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro, em Elvas.

Inaugurada no passado dia 2, a exposição de artes plásticas, com pinturas e gravuras, da autoria de Alexandra Dias, natural de Lisboa, mas a residir em Évora, revela o diretor do museu, João Carpinteiro, é composta por 27 telas.

Considerando-se seminómada, Alexandra Dias, adianta João Carpinteiro, “interessa-se pela expressão plástica que com frequência associa à palavra escrita e ao esgrafito, participa em diversas exposições coletivas e expõe individualmente desde 2004 trabalhos que vão da gravura à fotomontagem, desenho, pintura e técnicas mistas”.

Nas várias telas que compõem a exposição, a autora apresenta as suas diversas visões sobre o sol, através de algumas técnicas de sobreposição de imagens.

João Carpinteiro revela ainda que, pelo museu, têm passado bastantes visitantes, sendo que, aberto há quase 19 anos, já recebeu mais de 20 mil visitas, de toda a parte do mundo.

“Linguagem Solar” está disponível para visita até dia 2 de agosto. Em horário de verão, o museu está aberto de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e, à tarde, das 15 às 19 horas.

CAE Portalegre acolhe duas sessões do Festival Internacional de Cinema Periferias

A 10ª edição do Periferias, o Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara, está de regresso, este ano, de 12 a 20 de agosto.

No entanto, o pontapé de saída deste festival é dado esta sexta-feira, 15 de julho, em Portalegre, no Centro de Artes do Espetáculo da Cidade.

Joaquim Ribeiro, diretor do Centro explica que para hoje está prevista a exibição de curtas-metragens sobre cinema africano “Bab Sebta”, de Randa Maroufi (Marrocos), “El Sghayra”, de Amira Khalfallah (Algéria), “Al-Sit”, de Suzannah Marghani (Quatar), “Zombies”, de Baloji’ (República Democrática do Congo) e “Machini”, de Frank Mukunday Frank e Tétshim (Rep. Dem. do Congo). Após a sessão, e porque de uma celebração se trata, está prevista uma festa com música africana, trazida por Nelson Makossa, um Dj colecionador de vinil, da dupla de Irmãos Makossa.

Já amnhã, dia 16 de julho, tem lugar a projeção do filme “A Metamorfose dos Pássaros” a ultra premiada obra da realizadora portuguesa Catarina Vasconcelos, uma narrativa poética que ilumina a intimidade de relações familiares e a passagem do tempo.

Joaquim Ribeiro adianta ainda que as pessoas podem fazer a reserva de bilhetes através dos contactos do Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, por telefone através do 245 307 498 ou, através do email caeportalegre@gmail.com, ou ainda através das redes sociais.

Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre que acolhe duas sessões, naquela que é uma extensão do Festival Internacional de Cinema – O periferias. A sessão de hoje tem início marcado para as 21.30 horas, já amanhã a Metamorfose dos pássaros é exibida às 18.30 horas.

Cancelamento de voos em destaque na DECO

São várias as notícias de voos que têm sido cancelados em diversos aeroportos pela Europa, nomeadamente no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, criando aos consumidores e viajantes inconvenientes como atrasos e até mesmo o cancelamento de viagens.

Devido a esta situação de incerteza têm sido muitas as queixas que chegam à Deco, através de consumidores sobre cancelamentos e atrasos de voo e, para fazer face a estas reclamações, a Associação criou um guia no qual explica como o consumidor pode proceder em caso de um imprevisto.

A situação de incerteza que se vive, nomeadamente em relação ao cancelamento de viagens, um pouco por toda a Europa é o tema em destaque esta semana na rubrica da DECO com Helena Guerra do gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor, da delegação do Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou, no podcast abaixo:

“Com entrega total”: será assim o regresso dos Soversion ao Raya

O festival Raya, em Campo Maior, termina este sábado, 16 de julho, com a atuação de Piruka, sendo que caberá aos elvenses Soversion animar, antes do rapper, o público, nesta derradeira noite do evento.

Sendo uma banda que, ao longo dos tempos, tem vindo a tocar muito em Campo Maior, lembra o vocalista dos Soversion, Roberto Cabral, o grupo está “super satisfeito” por poder voltar à vila e ao Raya.

“A maior parte das pessoas da região já conhece o nosso concerto, por mais que possamos colocar outras músicas e intenções, em termos daquilo que seja a nossa atuação, mas será sempre aquilo que as pessoas já conhecem: uma entrega total, absoluta e quase apoteótica”, garante Roberto Cabral.

Não querendo levantar a ponta do céu, relativamente aos temas a serem apresentados neste concerto, Roberto Cabral adianta, ainda assim, que irão interpretar tanto músicas que já são habituais nos seus espetáculos, como outras que vão de encontro aos gostos do público-alvo do festival, os jovens.

Fernando Daniel esta sexta-feira na penúltima noite de Raya

O Raya, em Campo Maior, aproxima-se do fim, sendo que, na noite desta sexta-feira, 15 de julho, atua no palco festival um dos nomes mais aclamados da Pop portuguesa, Fernando Daniel.

Antes, caberá aos elvenses Double Mars (em substituição dos 100 Playback) fazer a festa com os festivaleiros, sendo que a noite prosseguirá com os ritmos de Reggaeton Vibes El Perreo e a animação do Dj Peat.

O recinto do festival, junto ao Complexo das Piscinas Municipais, abre pelas 21 horas. As entradas têm o custo de cinco euros.