Datados dos séculos XVII e XVIII, estes tapetes “apresentam as cores originais deste período. É hoje sabido, através de um estudo feito pelo laboratório Hércules, da Universidade de Évora, que muitos destes tapetes chegaram aos nossos dias com cores mortiças, os beges, os brancos e os cor de grão, precisamente por serem expostos à luz e se perder a sua cor. Nesta exposição tentámos ter tapetes, o mais aproximados possível dos originais”, de acordo com Rui Lobo, responsável pelo centro.
Tapetes dos séculos XVII e XVIII patentes no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos
Sport Arronches e Benfica organiza corrida/caminhada dia 28 em prol dos Bombeiros
Uma caminhada e corrida solidária irá decorrer no dia 28 de julho, na parada dos Bombeiros de Arronches, às 19 horas.
Esta é uma iniciativa organizada pelo Sport Arronches e Benfica, em prol dos Bombeiros Voluntários de Arronches, onde a inscrição é um donativo em garrafas de águas, sumos ou barras energéticas, que será feito antes do início do evento
Esta iniciativa prevê uma corrida de cerca de nove quilómetros e uma caminhada de cerca de cinco quilómetros.
A organização relembra que este evento não é uma prova organizada, pelo que não há qualquer tipo de competição, nem contagem de tempos ou marcações, pelo que se apela ao bom senso de cada um, assim como que cada pessoa terá de ter em conta a sua própria segurança, para que não surjam acidentes ou prejuízos de qualquer parte.
Maria João e André B. Silva encerram Portalegre Jazzfest
Este sábado, 9 de julho, último dia de Portalegre Jazzfest, o Centro de Artes do Espetáculo da cidade receberá, pelas 21.30 horas um dos momentos altos do evento, com o regresso ao palco do Grande Auditório de Maria João, um dos grandes nomes do jazz português e o seu projeto Ogre Electric, que comemorará dez anos de existência com o lançamento do álbum “Open your Mouth”.
A acompanhar Maria João, os Ogre Electric atuarão com João Farinha, nos Teclados e Sintetizadores, André Nascimento, na Eletrónica e Silvan Strauss, na Bateria.
Para concluir a 17ª edição do Portalegre Jazzfest em beleza, o guitarrista André B. Silva atuará no Café-Concerto, com o seu projeto “The Guit Kune Do”, acompanhado de quatro mestres guitarristas do Porto e da Galiza: AP, Eurico Costa, Virgílio da Silva e Francisco Rua e ainda João Próspero, no baixo elétrico, e Diogo Silva, na bateria.
Exposição do Encontro Internacional de Aguarela patente até dia 22 em Montemor
As obras criadas realizadas no IV Encontro Internacional de Aguarelas, que decorreu ao longo de oito dias em Montemor-o-Novo, vão estar expostas na Galeria Municipal de Montemor-o-Novo, até dia 22 deste mês.
Este ano participaram no Encontro Internacional de Aguarelas de Montemor-o-Novo os artistas Carlos Santos Marques (Portugal), Evaristo Callo (Perú), Giovanni Balzarani (Itália), Isabel Alosete (Bulgária), Jan Min (Holanda), Rahul Onkon Chakraborty (Índia) e Roberto Andreoli (Itália).
Feira Medieval de Elvas com espetáculo de fogo esta noite
A Feira Medieval prossegue hoje, sábado, 9 de julho, a partir das 19 horas, na Rua da Cadeia e também na Praça da República.
Vestidos a preceito para incorporar a idade média, são várias as tasquinhas que se concentram no coração da cidade, entre elas, está a da APPACDM de Elvas.
Luís Mendes, presidente da direção da instituição explica que é a segunda vez que participam, sendo este ano objetivo “não só comercializar os produtos que são feitos na instituição, mas também, promover a inclusão, com os utentes a visitarem e a conhecer o certame”.
Presente na Praça da República está também a Tasca dos Escuteiros. António Faroleira, chefe da 4ª secção do Agrupamento nº158 de Elvas do Corpo Nacional de Escutas dos Escuteiros de Elvas, revela que “é objetivo angariar dinheiro para que os jovens se possam deslocar, no próximo anos, às jornadas mundiais da juventude, sem haver qualquer tipo de custo para os pais”.
A Feira Medieval de Elvas hoje abre às 19 horas, sendo que às 23.30 horas haverá espetáculo de fogo e, até à uma e meia da manhã não falta animação com os figurantes que recriam as vivências da época, pela Rua da Cadeia e Praça da República.
Diogo Piçarra na noite deste sábado em Arronches
Neste penúltimo dia de Feira das Atividades Económicas de Arronches, sábado, 9 de julho, decorre, a partir das 10 horas, o VI Concurso de Ovinos de Raça (P3 e Ile-de-France).
Pelas 15 horas tem início o I Concurso de Ovinhos Charollais. Às 20 horas, há animação para os mais novos e às 22 horas atua o Grupo Verde Maio.
Diogo Piçarra, um dos nomes fortes da edição deste ano do evento, atua pelas 23 horas, seguindo-se, pela noite dentro, a discoteca a cargo de Oskar DJ.
D.A.M.A prometem concerto com muita energia no Raya
Os D.A.M.A. atuam na noite deste sábado, 9 de julho, em Campo Maior, no segundo dia do festival Raya.
Para Miguel Cristovinho, um dos elementos da banda, atuar no Alentejo “é sempre um prazer”, garantindo ainda que é também “sempre especial dar um concerto”. “A partir do momento em que isto é a nossa vida e que se ganha a consciência que é uma bênção, cada vez que temos a oportunidade de cantar para as pessoas, não há nenhum concerto que se dê por garantindo”, garante o cantor.
Cristovinho espera que, na próxima edição do Raya, mais que as quatro mil pessoas esperadas, este ano, sejam poucas, e que o festival possa ter margem para crescer. “Quanto mais nós conseguirmos, através da nossa cultura nacional, motivar as pessoas a estarem presentes, vamos continuar fazer por isso. Mais dez anos. Celebrámos dez anos agora. Queremos celebrar vinte”, remata.
Já Kasha, outro dos membros dos D.A.M.A., promete um concerto, esta noite, com “muita energia” e com momentos “de partilha”, adiantando que este regresso aos palcos, depois da pandemia, está a ser “incrível”. “Já estávamos com saudades de estarmos desconfortáveis na carrinha, de norte a sul do país”, diz ainda.
Hoje, antes dos D.A.M.A, atuam Catarina & The Voice Friends. A animação, pela noite fora, junto ao Complexo das Piscinas de Campo Maior prossegue ao som de No Maka e DJ Diazz.
Primeira noite do Festival Raya com impacto “muito positivo”
O Festival Raya teve início ontem, sexta-feira, 8 de julho, junto ao Complexo das Piscinas de Campo Maior, com a presença de muitos jovens para assistirem aos concertos dos B3L2 e Wet Bed Gang.
Para o primeiro dia, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, diz que “o impacto é bastante positivo, com uma casa muito bem composta”, adiantando que o que foi perspetivado para este ano foi um contexto diferente, adotando “a política de um Festival, não ficando apenas por um fim de semana, uma vez que haverá diversas atividades durante a próxima semana”.
Quanto ao cartaz, Rosinha revela que pensaram trazer “não só os mais jovens, mas também todas as faixas etárias”, desejando que, com esta forte aposta do município, “que todos venham até Campo Maior, não só os campomaiorenses, mas também de todos os concelhos vizinhos”.
Luís Rosinha recorda que é objetivo do município “colocar este Festival na Rota dos festivais de verão”, principalmente no Alto Alentejo, por isso é que “arriscámos este não numa semana inteira de atividades e de grandes espetáculos”.
Já esta noite de sábado, 9 de julho, sobem ao palco do Festival Raya Catarina & The Voice Friends e os D.A.M.A., sendo que a animação, pela noite fora, junto ao Complexo das Piscinas de Campo Maior prossegue ao som de No Maka e DJ Diazz.