União Futebol de Degolados no 1º Meeting Eurobec em Elvas

O 1º Meeting Eurobec e o Torneio Atleta Completo decorrem, em simultâneo, no Estádio de Atletismo de Elvas

Relativamente ao 1º Meeting Eurobec, decorre durante esta tarde de sábado, 2 de julho e resulta de uma parceria entre os municípios de Elvas, Badajoz e Campo Maior. Hermenegildo Rodrigues, vereador no município de Elvas explica que “é um evento que está a dar os seus primeiros passos e, no próximo ano será em Badajoz”, e é objetivo reforçar “estas parcerias como forma de promover aquilo que queremos que seja uma realidade, na área competitiva, cultural e institucional, procurando fazer organizações que representam uma mais valia e trazer atletas que sejam uma referência, para esta região”.

O vereador adianta que o Gran Fondo vai sair de Elvas, no segundo ano de Badajoz e depois de Campo Maior, será também criado um troféu Eurobec na vertente do atletismo, para a meia-maratona Elvas-Badajoz e Badajoz Elvas”.

Relativamente ao atleta completo, decorre até amanhã, domingo, 3 de julho, junta atletas de nove Associações de Atletismo das zonas Centro e Sul do país. Para o vereador “esta é uma dinâmica que se quer para a cidade, onde estão os melhores atletas de cada distrito”, influenciando também a  economia local.

“Esta é uma forma de apoiar as associações e motivar os atletas, para além do apoio anual, pretendemos que possam fazer a sua competição com níveis de exigência diferente e é essa base de um treino diário, sendo aqui que se fazem os grandes testes”, revela ainda Hermenegildo Rodrigues.

Estas provas contam também, na organização, com a Associação de Atletismo do distrito de Portalegre. O presidente desta associação, Luís Rodrigues, explica que este ano, “o Torneio Atleta Completo se dividiu em duas provas que decorrem em simultâneo, em Elvas e na Maia, em que os atletas competem em provas de velocidade com barreiras, lançamento do dardo, lançamento do peso, salta em altura e salto em comprimento”. Para a associação, afirma Luís Rodrigues, “é um grande orgulho ter esta prova em Elvas”.

Relativamente ao 1º Meeting Eurobec, o presidente da Associação de Atletismo do distrito Portalegre acrescenta que é objetivo aproveitar os benefícios da proximidade com Espanha. “ Estando junto à fronteira é objetivo encontrar uma forma de divulgar a nossa capacidade atlética do outro lado e, esperar que eles também venham cá”.

O União Futebol de Degolados marcou presença no 1º Meeting Eurobec com seis atletas. Manuel Cirilo, em representação do clube revela que estas provas “são importantes para os desportistas”. Já André Carretas, do escalão sénior, do União Futebol de Degolados participa nos 1500 metros e considera a iniciativa importante “para dar valor ao atletismo, porque nós também merecemos valor, não é só futebol”, tendo boas expetativas para o clube.

A competir pela Barbaris Team, no Meeting Eurobec, Luís Miranda, diz que “esta é uma iniciativa muito interessante para divulgar esta modalidade desportiva”, lamentado “a divulgação tardia”.

José Serrano presidente da Associação de Atletismo de Setúbal participa com quatro atletas, de sub-16 e sub-18, no Torneio Atleta Completo, considerando que “é muito importante para o interior desenvolver este tipo de iniciativas, porque não podemos concentrar o atletismo só no litoral, porque há poucos atletas no interior e, se não houver este tipo de iniciativas para estimular os jovens para o atletismo, torna-se mais difícil”.

1º Meeting Eurobec que decorre durante o dia de hoje, e Torneio Atleta Completa que decorre até amanhã, no Estádio Municipal de Atletismo. As Iniciativas são organizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo, a Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre, o Município de Elvas e a Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior.

Portel quer açordas no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial

A Câmara Municipal de Portel está a preparar a inscrição das açordas no Inventário Nacional do Património Cultural e Imaterial.

José Manuel Grilo, presidente da câmara municipal, refere que “no concelho, há diversas formas de fazer açordas e diversos acompanhamentos e, nesse sentido, é bom que sejam consideradas um património de todos. A açorda é de todos nós e vamos tentar inscrevê-la no Património Cultural e Imaterial”.

De recordar que, Portel dá grande destaque à açorda alentejana realizando, todos os anos, o Congresso das Açordas.

Jogos do Alto Alentejo: hidroginástica sénior em Campo Maior juntou 120 participantes

O Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova foi o palco para um encontro de Hidroginástica inserido na 20ª edição de 2022 dos Jogos do Alto Alentejo, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, à qual o Município de Campo Maior se associou mais uma vez.

Com grupos de Campo Maior, Castelo de Vide, Fronteira e Nisa, foram cerca de 120 participantes que, orientados pelos técnicos municipais, realizaram uma animada aula, na qual o convívio entre os vários grupos foi uma constante.

O presidente Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha entregaram as lembranças alusivas ao encontro.

Nininho Vaz Maia atua este sábado no Coliseu de Elvas

Nininho Vaz Maia atua este sábado, dia 2 de julho, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas.

Autor de temas como “Gosto de Ti”, “E Agora” ou “Pégate a Mi”, Nininho Vaz Maia promete “muitas surpresas” para esta espetáculo em Elvas. “Eu costumo dizer que deixo o meu coração em cada concerto e dou tudo, sendo que as pessoas gostam muito e ficam com vontade de repetir”, garante.

Nininho Vaz Maia mostra-se ainda “muito agradecido ao público”, pela forma como recebem a sua música.

Phi4tech vai produzir em 2024 supercondensadores para armazenar energia em Badajoz

A Phi4tech já finalizou as datas do seu projeto de armazenamento de energia na Extremadura, que começará no início de 2024 com a fabricação de supercondensador na plataforma logística de Badajoz; e com o início de atividade no centro de I&D que será instalado junto a este edifício.

A atividade começará com cerca de 150 empregos, dos quais 100 corresponderão ao centro de investigação e outros 50 à  zona de supercapacitores, segundo dados divulgados pelo presidente da Phi4tech, Alejandro Ayala.

O projeto tem um investimento total de mais de mil milhões de euros, com previsão de criação de 1.300 empregos. A segunda fase do projeto industrial será a que mais postos de trabalho cria para a  fábrica de Badajoz, cerca de 200.

O projeto começará a ser visível em Badajoz nos próximos meses. Na terça-feira, 5 de julho, o projeto será apresentado no Ayuntamiento para dar início à primeira fase da fábrica na Plataforma Logística do Sudoeste Europeu. Estima-se que em seis meses o projeto executivo e ambiental possa estar concluído e que as obras comecem a 1 de março de 2023 e terminem em dezembro.

A empresa pretende iniciar a produção de supercondensadores de armazenamento de energia no início de 2024, destinados a clientes com os quais já têm contratos fechados até essa data, na área dos centros de dados e renováveis. Os supercondensadores permitem gerir, por exemplo, a energia produzida por um parque eólico ou solar, para que a indústria associada atinja, sempre, exatamente a mesma intensidade das suas máquinas. A fábrica será alimentada por um central fotovoltaica que será instalada nas proximidades da plataforma logística e a previsão é que os supercondensadores que ali são fabricados “sejam capazes de otimizar a eficiência das energias renováveis até 15% graças ao seu carregamento rápido capacidade e descarga”, segundo Ayala.

A fábrica de Badajoz vai produzir 600 mil unidades destes supercondensadores por ano, “o que a torna uma das fábricas mais relevantes da Europa”, destacou ainda.

A mudança de células de baterias genéricas para supercondensadores (mais especializados e também menos dependentes de lítio) permite à empresa acelerar os planos de trabalho e iniciar a produção em menos tempo. Em seguida, haverá uma segunda fase, que será lançada assim que a Junta da Extremadura e o Ayuntamiento concluírem alguns procedimentos de que depende o desenvolvimento do projeto e que permitirá a instalação de mais uma linha de consensadores híbridos: metade supercondensador e metade bateria. Estes últimos são os que já precisarão de lítio no processo de fabricação.

A primeira fase, que arranca em 2024, será ainda complementada por um centro de referência de investigação e desenvolvimento de nanomateriais para utilização no armazenamento de energia, que funcionará em conjunto com o Centro Ibérico de Investigação em Armazenamento de Energia de Cáceres e Universidade da Extremadura (Uex). Essa é a parte do projeto global que foi reformulada para aprimorar as linhas de pesquisa que a Phi4tech já tem em andamento, pois dentro do seu aglomerado de empresas há algumas especializadas em química de nanomateriais.

A empresa apresentará o projeto base deste centro ao Ayuntamiento de Badajoz, que ficará localizado junto à fábrica de células de supercondensadores. Os trabalhos neste caso terão início em abril de 2023, e a inauguração também será no início de 2024. Serão incorporados 100 investigadores e a previsão é que chegue aos 200 sejam, até o final desse ano. A fábrica e o centro de pesquisa atingirão 250 empregos, embora a maioria esteja no centro de investigação.

17º Portalegre JazzFest com seis espetáculos entre quinta-feira e sábado

Dois anos passados após a última edição, o Festival Internacional de Jazz de Portalegre está de regresso ao Centro de Artes e do Espetáculo da cidade, para três dias, entre quinta-feira, 7 de julho, e sábado, dia 9, de muita música.

Sendo um evento “já consolidado”, chegando agora à sua 17ª edição, o diretor artístico do centro, Joaquim Ribeiro, promete “dias intensos”, com uma programação muito centrada no jazz nacional.

Joaquim Ribeiro diz-se expectante em relação à reação do público a esta edição do festival, tendo em conta estes dois últimos anos de pandemia, assegurando que as consequências imprevistas sejam transversais a todas as salas de espetáculos do país.

O festival tem início na quinta-feira, pelas 18.30 horas, com um concerto de Luís Vicente Trio. Segue-se um espetáculo do quarteto norueguês Córtex.

Já na sexta-feira, pelas 21.30 horas, Hugo Carvalhais apresenta “Ascética” ao público, terminando a noite com um concerto com Bill Shakespeare’s Romeu and Joaoliet, composto pelo saxofonista Bill Mchenry, o contrabaixista Romeu Tristão e o baterista João Pereira.

No sábado, último dia do festival, atuam Maria João, pelas 21.30 horas e, pelas 23 horas, guitarrista André B. Silva.

Este sábado há Baile de São Pedro em Campo Maior

A Ermida de São Pedro, em Campo Maior, acolhe hoje, sábado, 2 de julho, um Baile de São Pedro.

“Esta é uma aposta do município em ir de encontro à cultura popular, fechando este périplo de arraias com este baile, em que a música está a cargo de Rui Teodoro”, revela a vereadora no município de Campo Maior, São Silveirinha.

O baile de São Pedro, tem início marcado para as 21.30 horas.

Proposta de “Os Verdes” para promover mobilidade suave aprovada pela AM de Campo Maior

A Assembleia Municipal (AM) de Campo Maior aprovou, na passada quarta-feira, 29 de junho, uma Proposta de Recomendação à Câmara Municipal apresentada pelo dirigente nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Pedro Reis, em nome do Grupo Municipal da CDU, que tem como objetivo a execução de um conjunto de medidas para incentivar e criar condições para a mobilidade suave (bicicleta e pedonal) com segurança, neste concelho.

A implementação desta Recomendação será, na perspetiva de Os Verdes e dos eleitos da CDU no seu todo, “um excelente contributo do Município de Campo maior, numa perspetiva do “Pensar global, agir local”, para mitigar as alterações climáticas”.

A Recomendação prevê a elaboração de um Plano de Ciclovias e vias pedonais e a aquisição de bicicletas para uso público e gratuito, entre outras medidas.

O público em idade escolar é um dos principais alvos da proposta, que considera ainda que a sua implementação beneficiará em muito o turismo.

A recomendação foi aprovada na passada quarta-feira, dia 29 de junho, com uma só abstenção.

Pode ler a recomendação, na íntegra, feita pelo dirigente nacional do Partido Ecologista Os Verdes, Pedro Reis, em nome do Grupo Municipal da CDU, abaixo:

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Como resultado das políticas seguidas nas duas últimas décadas, prevê-se um aumento substancial do consumo energético, essencialmente de combustíveis fósseis associados aos transportes. Caso não haja uma inversão nesta política, aumentarão as consequências graves no que diz respeito a emissão de gases com efeito de estufa e de poluentes danosos para a saúde humana, as plantas e os animais como os óxidos de azoto, as partículas e o benzeno entre outros.

Na perspetiva do lema “Pensar global, agir local”, entendemos que o município de Campo Maior pode e deve dar o seu contributo e ao mesmo tempo ser um exemplo na mitigação das alterações climáticas devidas à ação humana.

Tendo esta problemática presente torna-se essencial desenvolver alternativas à situação atual recorrendo à utilização de transportes menos poluentes e subsequente diminuição do impacto ambiental negativo associado aos transportes.

Para tanto torna-se necessária a sensibilização da população para a necessidade de alteração de comportamentos no que respeita aos hábitos de mobilidade, mediante campanhas de informação, focando os problemas ambientais e sociais causados pela excessiva utilização do transporte rodoviário individual e apresentando as alternativas possíveis, como a implementação de uma rede concelhia de ciclovias, acompanhadas de vias pedonais seguras.

A mobilidade é hoje em dia uma exigência fundamental para assegurar a qualidade de vida e um desenvolvimento que queremos sustentável, o que se consegue reduzindo a poluição.

Atente-se que Campo Maior é um concelho de importante potencial turístico a desenvolver, sendo que uma das vertentes fundamentais desta área económica e cultural, assenta também, numa oferta de boa mobilidade que compreende as atividades de ar livre e de natureza.

No concelho de Campo Maior é importante descongestionar o centro urbano da vila e criar ligações alternativas através de ciclovias e vias pedonais seguras entre os diferentes pontos e localidades do concelho, criando e rentabilizando equipamentos para uma resposta adequada aos problemas de mobilidade.

É importante considerar meios de mobilidade alternativos bem como promover a sua segurança. Neste sentido, por proposta do Grupo Municipal da CDU, a Assembleia Municipal de Campo Maior, reunida a 28 de junho de 2022, delibera recomendar à Câmara Municipal de Campo Maior que:

1 Promova as condições materiais e humanas para a criação de um plano de ciclovias e vias pedonais em diferentes pontos do concelho.

2 Promova um estudo que avalie os custos de aquisição de bicicletas e implementação de estacionamentos, a integrar no próximo orçamento municipal, e a forma de implementação do seu uso público e gratuito, de forma controlada, aos residentes de Campo Maior, nomeadamente ao público escolar e também aos visitantes turistas.

3 Considere que as bicicletas a adquirir sejam predominantemente não elétricas, devido ao seu fabrico e manutenção mais ecológicos, dado não necessitarem de baterias cujo fabrico provoca danos ambientais.

4 Promova a instalação de parques de estacionamento, com a devida segurança, para bicicletas, em vários pontos do concelho, nomeadamente junto aos estabelecimentos escolares.

5 Implemente, em parceria com associações e instituições de ensino e formação, nomeadamente com o Agrupamento de Escolas Campo Maior, campanhas recorrentes de educação para a mudança por uma mobilidade sustentável e pelo uso da bicicleta.

6 Considere, entre outras, a possibilidade de construir e/ou melhorar os caminhos pedonais e ciclovias entre os seguintes lugares: a Da zona da Fonte Nova, junto ao futuro posto de turismo (antiga escola da fonte nova) até à ermida de São Joãozinho;

b De Campo Maior até ao parque de campismo e à Barragem do rio Caia;

c De Campo Maior até à Freguesia de N.a Sra da Graça de Degolados;

d De Campo Maior até Ouguela/Santuário de N.a Sra da Enxara.

e Ligação da via pedonal do centro escolar à variante da zona industrial.

7 Promova a manutenção dos percursos pedestres (PR2) na sua totalidade.

Sabemos que, porventura, não será fácil implementar rapidamente, um plano integral de ciclovias e de vias pedonais de acordo com todos os circuitos apontados, a curto prazo, mas apelamos a que se faça anualmente o maior investimento possível nesta área tão importante para a mobilidade sustentável no nosso concelho. Todos temos a ganhar na saúde e a natureza e o planeta agradecem.

Mais delibera ainda enviar a presente deliberação a todos os vereadores da Câmara Municipal de Campo Maior, à Liga da Proteção da Natureza, à Quercus, ao Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), ao Agrupamento de Escolas de Campo Maior, à Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, aos Bombeiros Voluntários de Campo Maior, à Casa do Povo de Campo Maior, ao Centro Educativo Alice Nabeiro e ao Sporting Clube Campomaiorense”.

[/shc_shortcode]

Exposição “Sierra” de Luís Silveirinha inaugurada este sábado no Espaço.arte

“Sierra” é o nome da exposição, da autoria do artista plástico Luís Silveirinha, que vai ser inaugurada esta tarde de sábado, 2 de julho, no Espaço.Arte, em Campo Maior.

Esta exposição surge na sequência da programação que o município definiu para este espaço museológico, alusivo às flores, numa “#homenagem às Festas do Povo e, tendo em conta o selo da Unesco como Património Cultural e Imaterial”, pelo que explica a vereadora São Silveirinha, trata-se de uma mostra de pintura.

São Silveirinha revela que este “artista plástico, natural de Campo Maior, acaba por colocar um ponte final neste interregno de quase três décadas sem expor, na sua terra natal”.

A vereadora no município de Campo Maior apela a todos para que a visitem esta mostra de pintura e, possam depois “fazer a sua própria leitura das obras e dos trabalhos expostos, e daquilo que eles nos fazem sentir”.

Exposição “Sierra”, da autoria de Luís Silveirinha que é inaugurada hoje, às 17.30 horas, no Espaço.arte, em Campo Maior, onde vai estar patente até ao dia 30 de setembro.