Relíquias de Santa Eulália entregam 90 packs de águas aos Bombeiros de Elvas

O Grupo das Relíquias de Santa Eulália organizou na sexta-feira, 10 de junho, o seu sexto passeio de motas clássicas.

De cariz solidário, o evento resultou num total de 90 packs de água, já entregues aos Bombeiros de Elvas.

O passeio, desta feita, contou com a participação de cerca de 120 motas, num percurso que incluiu passagens por Arronches, Monforte, Barbacena e São Vicente.

O almoço convívio decorreu no pavilhão multiusos de Santa Eulália.

Estremoz Fun Running decorre este domingo

Estremoz Fun Running é a iniciativa que decorre hoje, domingo, 12 de junho, no âmbito da Feira Internacional do Desporto.

“Esta prova que é o culminar, em grande, da Feira do Desporto, bem como do Festival da Juventude”, revela José Sádio, presidente da Câmara de Estremoz, adiantando que tem um percurso de oito quilómetros, numa corrida ou caminhada “divertida e colorida”, uma vez que os participantes “serão literalmente pintados e permitirá uma grande alegria e diversão entre todos”.

A corrida tem início marcado para as 17 horas, com partida do parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

“Esperamos uma presença massiva de cavaleiros”, diz Alberto Barradas sobre raide hípico

O Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas, prova organizada pela Associação Humanitária de Santa Eulália e pela Secção de Veteranos da Sociedade Recreativa Popular e Desportiva da Juventude de Santa Eulália, está este ano de regresso no dia 3 de setembro, em Santa Eulália.

Alberto Barradas (na foto), da organização, refere que “a prova, a mais antiga a nível nacional, vai decorrer dentro dos mesmos moldes dos anos anteriores. Tentámos que a prova se realizasse em junho mas não foi possível e esperamos que, em setembro, a presença de cavaleiros seja massiva”.

O raide conta com uma prova internacional, de 100 quilómetros. Depois, há mais duas provas, uma de 80 e outra de 40 quilómetros. Para os veteranos há uma prova de 20 quilómetros e um passeio para crianças com a mesma distância.

O programa do XXI Raide Hípico de Santa Eulália Luís Tello Barradas inicia-se às 6.30 horas, com a inspeção veterinária, seguindo-se, às 8 horas, a partida em grupo junto aos silos da Cersul. Às 16 horas decorre a entrega de prémios e uma hora depois a missa.

Nutriprado colabora na organização da Feira do Cavalo e do Touro de Badajoz

Quase sem representação portuguesa, a Ecuextre, a Feira do Cavalo e do Touro, que termina este domingo, 12 de junho, nos pavilhões da IFEBA, tem contado, ainda assim, nos últimos anos, com a participação da empresa elvense Nutriprado.

Com um stand próprio, mais que divulgar o trabalho desenvolvido pela empresa, tanto em Portugal, como em Espanha, ao nível do montado e das ganadarias, revela o sócio-gerente, Vasco Abreu, a Nutriprado tem sido um apoio à organização do evento, promovendo, entre outros, algumas palestras.

“Já vimos aqui há mais de sete, oito anos. Trabalhamos muito o montado, os cavalos, as ganadarias e temos sempre esta implicação, enquanto empresa, entre Portugal e Espanha, de dar aqui uma ajuda à organização. Temos montado algumas eventos, entre ganadeiros espanhóis e criadores de cavalos portugueses”, revela Vasco Abreu.

Vasco Abreu diz ainda ser bom poder divulgar o trabalho da empresa neste tipo de eventos, por mais que lembre que este setor, dos cavalos e dos touros, enfrenta sérias dificuldades. “É mesmo por amor à arte, porque se não a grande parte das ganadarias nem sequer existiam”, adianta.

“Temos feito um bom trabalho em Espanha: temos feito um trabalho, quer com a eguada nacional espanhola, quer com algumas eguadas que estão a preparar os seus cavalos para as exposições”, diz ainda, assegurando que o mercado que a Nutriprado mais trabalha, em Espanha, é o da Andaluzia. Com empresa já em Espanha, com sede em Sevilha, a Nutriprado, “as coisas têm corrido bem”, remata o sócio-gerente.

Até final do dia, para além do stand da Nutriprado, nos pavilhões da IFEBA, há muitos outros para visitar, dedicados aos cavalos e aos touros, assim como diversos concursos hípicos para assistir.

Navio “desembarca” em Campo Maior para espetáculo de rua este domingo

Desde o passado dia 28 de maio que o espetáculo de rua “Embarca”, da Cabeçudos, está a correr o Alto Alentejo, sendo que este  domingo, dia 12, passa por Campo Maior.

Este espetáculo, financiado pela Direção-Geral das Artes, revela o fundador da Cabeçudos, Rui Andrade, além de divertido, é interativo, sendo que envolve três áreas artísticas diferentes, tendo por base um cenário-escultura em forma de navio. “São três artistas, do clown, do novo circo e da dança e que desembarcam aqui no Alto Alentejo”, adianta.

Rui Andrade assegura que o espetáculo acaba por ser “muito contemporâneo”, considerando, igualmente, interessante a multiculturalidade a ele associado, dando que os três atores têm todos nacionalidades diferentes: Eva Ribeiro é portuguesa, Juan Abalon é argentino e Isadora Dantas é brasileira.

No jardim municipal, em Campo Maior, este domingo, o espetáculo é apresentado pelas 18.30 horas. “É uma hora de afluência às esplanadas, em que se pretende que as pessoas passem um bom bocado a refletir sobre as questões da interioridade, porque um barco, aqui nas nossas terras, coloca uma série de questões”, diz ainda.

O espetáculo, que já passou por localidades como Gavião, Fronteira, Sousel e Arronches, tem como ponto de partida os desejos, sonhos e necessidades de cada uma das três figuras em cena, que traçam e impõem limites na disputa por um lugar num navio.

Bandas 1º de Dezembro e de Alburquerque em concerto solidário em Campo Maior

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu na tarde de ontem, sábado, 11 de junho, um concerto que juntou em palco a Banda 1.º de Dezembro e a Banda Municipal de Música de Alburquerque (Espanha).

Esta tarde musical teve fins solidários, com as receitas de bilheteira a reverterem a favor do ATL Arco Íris, da Casa do Povo de Campo Maior, cujas crianças também participaram neste concerto em dois momentos diferentes.

No final do concerto, a Banda 1.º de Dezembro entregou lembranças a representantes de várias instituições, tendo o Município de Campo Maior sido representando pelo presidente Luís Rosinha.

Fonte: Município de Campo Maior