A Delta Cafés e a StartUp Nam inauguraram esta tarde de terça-feira, 7 de junho, a quinta urbana de economia circular, Nãm Urban Farm, no mercado da vila de Cascais.
Este projeto baseia-se na recolha controlada e certificada da borra de café e, na sua utilização para a produção sustentável e consciente de cogumelos, que são posteriormente vendidos.
Após a abertura da primeira quinta urbana em Marvila, Lisboa, o projeto de economia circular chegou agora a Cascais.
O presidente Executivo do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro refere que, depois do desafio do município de Cascais, decidiram dar este passo de expandir a Nam, afirmando que “foi com orgulho e com vontade fazer mais e até uma expansão para fora de Lisboa, sendo um primeiro passo numa caminhada que será de sucesso”.
Ivan Nabeiro, membro do Conselho de Administração do Grupo Nabeiro – Delta Cafés considera que, com esta quinta urbana é dado mais um passo na expansão deste negócio de economia circular. “É uma ideia que achámos muito interessante, desde o início, e que se tem vindo a concretizar ao longo dos últimos três ou quatro anos, sendo que, hoje, é dado mais um passo na expansão deste modelo de negócio, em que daqui vão sair os cogumelos, produzidos dentro da cidade, para os consumidores locais”.
Para Natan Jacquemin, fundador da StartUp Nam, é importante “demonstrar que se pode reaproveitar o que, à partida é um desperdício, em algo com valor”.
O ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, esteve na inauguração desta quinta urbana, em Cascais, e destaca que “este projeto é um exemplo e, espero que seja uma inspiração para mais projetos de economia circular, porque tem só benefícios, usa o que era um resíduo, transforma-o num recurso e cria valor, prologando a vida útil dos resíduos”, acrescentando que “este é o tipo de projetos que faz todo o sentido valorizar”.


DJ Eme, T-Rex e Rony Fuego (na imagem) são os cabeças de cartaz do Festival da Juventude de Estremoz, que decorre entre quinta-feira, 9 de junho, e sábado, dia 11, no Parque de Feiras e Exposições da cidade.
Uma Caminhada pelos “Olivais de S. Barnabé”, em Ervedal, é o desafio que o Município de Avis e a Junta de Freguesia de Ervedal propõem, no próximo domingo, dia 12 de junho, numa iniciativa que assinala o Dia de S. Barnabé, Padroeiro da Freguesia.

Geralmente, é recomendável mastigar os alimentos de 25 a 50 vezes, embora isto dependa de fatores como o tamanho, a idade e o sexo da pessoa.
Uma pequena rua engalanada com flores de papel está agora na entrada da Escola Secundária de Campo Maior, no âmbito da iniciativa “Encontra-te na Escola” que decorre desde ontem, no agrupamento de escolas da vila.
O I Mundialito de Futebol joga-se esta terça-feira, 7 de junho, na Escola Secundária de Campo Maior, no âmbito da iniciativa “Encontra na Escola” que está a decorrer desde ontem, no Agrupamento de Escolas.
Desde o passado dia 28 de maio que o espetáculo de rua “Embarca”, da Cabeçudos, está a correr o Alto Alentejo, sendo que este sábado, dia 11 de junho, passa por Elvas, e no domingo, dia 12, por Campo Maior.
A Associação Juvenil ARKUS realiza, hoje e quinta-feira, diversas atividades, na Biblioteca de Badajoz, com o intuito de assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Junho é mês de celebração dos Santos Populares. Em Campo Maior, Santo António e São João não são esquecidos, com um baile, arraial e várias celebrações religiosas, incluindo procissões.