Bacalhau para todos os gostos até domingo nos restaurantes de Arronches

O Município de Arronches está a promover, até domingo, 5 de junho, a terceira edição da Quinzena do Bacalhau. A iguaria está em destaque nas ementas de sete restaurantes do concelho, depois do mesmo já ter acontecido com quinzenas gastronómicas dedicadas aos pratos de porco e de borrego.

A aposta, garante o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, é, sobretudo, de dinamização dos restaurantes do concelho, tendo esperança que os mesmos possam tirar proveito da divulgação feita. “Esperamos que possam criar novos pratos, inovarem naquilo que é a culinária, até porque temos excelentes restaurantes”, assegura, não escondendo que, por outro lado, procura-se “atrair visitantes” ao concelho.

Um dos restaurantes que participam nesta quinzena gastronómica é o Sossega que, por estes dias, e pelas mãos do chef Vítor Chantre, oferece um vasto leque de pratos à base de bacalhau: lombos, bolinhos, brusquetas, Bacalhau à Brás e Bacalhau Dourada. Para o chef, iniciativas como esta ajudam a “promover a vila”, dando a conhecer, a quem a visita, a sua gastronomia. Já Vanessa Belchior, representante deste mesmo restaurante, não tem dúvidas que estas quinzenas gastronómicas acabam por dar sempre “outra visibilidade” ao estabelecimento. “Tenho clientes que, através do panfleto, vieram aqui parar. Se calhar tornaram-se clientes do restaurante, através dessa publicidade”, garante.

Dar um toque diferente aos pratos de bacalhau, por esta ocasião, revela o chef Luís Figueira, do restaurante A Cabana, é sempre uma preocupação, para se possa atrair todo o tipo de públicos. “Por vezes, há pratos que ficam, como foi da primeira Quinzena Gastronómica do Bacalhau, que foi um prato que ficou para sempre, o Wellington de Bacalhau, que é um lombo de bacalhau fresco, com presunto, grelos e massa folhada”, revela ainda.

A reportagem completa, em vídeo, para ver abaixo: