Arcebispo de Évora visita GNR de Elvas e destaca trabalho dos militares

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, visitou na tarde desta sexta-feira, dia 3, o Destacamento Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Durante a visita, o Arcebispo, acompanhado do capitão Lourenço, Comandante do Destacamento, e de alguns militares, teve oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o trabalho desenvolvido pelos militares, das diferentes secções, da GNR.

No final, foi descerrado, e abençoado pelo Arcebispo, um mural de azulejo, com a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Guarda Nacional Republicana.

Sociedade Ponto Verde entrega 27 mil euros à UNICEF

As quantidades de embalagens recicladas e recolhidas nos ecopontos portugueses, ao longo do mês de abril, foram transformadas pela Sociedade Ponto Verde (SPV) num donativo de 27 mil euros para o programa humanitário da UNICEF, de ajuda às crianças e famílias na Ucrânia. Este apoio monetário resulta da ação solidária promovida pela SPV, “Reciclar Ajuda – mil toneladas de embalagens recicladas = mil euros de donativo”.

A UNICEF continua, dia e noite, a prestar assistência por várias regiões naquele país em guerra, respondendo às necessidades imediatas e contínuas da população que se encontra em situação mais vulnerável, disponibilizando de medicamentos a equipamento médico, vestuário de Inverno para crianças, e artigos de higiene, educação, desenvolvimento infantil e kits recreativos, procurando garantir a segurança, os direitos e o bem-estar de todas as crianças.

“Este donativo da SPV à UNICEF resulta das 27 mil toneladas de embalagens que foram colocadas nos ecopontos em Portugal, durante o mês de abril. No fundo, os cidadãos mostraram como o gesto da Reciclagem, que já faz parte do nosso dia-a-dia, permite apoiar quem mais precisa. A ação solidária Reciclar Ajuda é o contributo da SPV para ajudar as equipas da UNICEF, que estão no terreno a tentar suprir as necessidades mais imediatas das crianças na Ucrânia, vítimas deste terrível conflito que continua a assolar o país e o mundo”, refere Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Feira do Cavalo e do Touro em Badajoz de 9 a 12 de junho

Foto arquivo

A 13ª edição da Feira do Cavalo e do Touro, EcuExtre 2022, decorre entre o meio dia (11 horas em Portugal) da próxima quinta-feira, 9 de junho, e as 19.30 horas (18.30 horas em Portugal) do domingo seguinte, dia 12.

Durante estes dias, na IFEBA, desenrolam-se diversas atividades, tanto equestres como taurinas. Com dois focos bem definidos, comercial e lúdico, EcuExtre conta todos os anos com diferentes empresas, ganadarias e eguadas, que chegam à feira com o objetivo de se promover, atraindo milhares de visitantes de diversas regiões de Portugal e Espanha.

Após os tempos pandémicos, agora em 2022, recupera-se a presença dos compradores internacionais do setor equestre, com mercados na Alemanha, Reino Unido, França e México. A edição deste ano regressa ao seu formato habitual sendo a única, em Espanha, que reúne o cavalo e o touro.

O último ano em que se pôde realizar com o seu programa completo foi 2019, quando se albergaram mais de 200 cavalos e milhares de assistentes que desfrutaram de um ambiente festivo e de diferentes atividades equestres e taurinas. Blanca Subirán, teniente de alcalde no Ayuntamiento de Badajoz e delegada da IFEBA, indicou, na conferência de Imprensa de apresentação da feira, que vamos ter “mais de 300 cavalos, de diversas raças e disciplinas, que participam nas diferentes atividades que se desenvolve em durante quatro dias”.

A novidade desta ano é conferida pelo 46º Concurso Nacional de Faena e Doma de Campo e 32º Troféu Cidade de Badajoz, que têm lugar no sábado e domingo, dias 11 e 12.

Campo Maior regista 143 novos casos Covid numa semana

Campo Maior registou, entre 28 de maio e hoje, 3 de junho, 143 novos casos de Covid-19, assim como 102 recuperações.

No concelho, encontram-se agora ativos 147 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 3.471 casos positivos, 19 óbitos e 3.305 altas.

Insufláveis e karts para os mais pequenos este sábado em Degolados

Degolados celebra, este sábado, dia 4, durante toda a manhã, o Dia da Criança, com um conjunto de atividades, para os mais pequenos, no Parque Verde.

Para além de algumas surpresas, revela a secretária da Junta de Freguesia, Olga Madeira, a criançada terá ao seu dispor um insuflável, karts, pinturas faciais e pipocas.

Para participar nestas atividades não é necessário fazer qualquer tipo de inscrição prévia, estando as mesmas abertas a todas as crianças, mesmo de fora de Degolados. “É só mesmo aparecerem, quer sejam de Degolados ou não. Toda a criança que aparecer é bem vinda e terá direito a participar nas atividades”, explica ainda Olga Madeira.

As atividades decorrem entre as 9.30 e as 12.30 horas. Na organização, a Junta de Freguesia de Degolados conta com o apoio do Município de Campo Maior.

Bacalhau para todos os gostos até domingo nos restaurantes de Arronches

O Município de Arronches está a promover, até domingo, 5 de junho, a terceira edição da Quinzena do Bacalhau. A iguaria está em destaque nas ementas de sete restaurantes do concelho, depois do mesmo já ter acontecido com quinzenas gastronómicas dedicadas aos pratos de porco e de borrego.

A aposta, garante o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, é, sobretudo, de dinamização dos restaurantes do concelho, tendo esperança que os mesmos possam tirar proveito da divulgação feita. “Esperamos que possam criar novos pratos, inovarem naquilo que é a culinária, até porque temos excelentes restaurantes”, assegura, não escondendo que, por outro lado, procura-se “atrair visitantes” ao concelho.

Um dos restaurantes que participam nesta quinzena gastronómica é o Sossega que, por estes dias, e pelas mãos do chef Vítor Chantre, oferece um vasto leque de pratos à base de bacalhau: lombos, bolinhos, brusquetas, Bacalhau à Brás e Bacalhau Dourada. Para o chef, iniciativas como esta ajudam a “promover a vila”, dando a conhecer, a quem a visita, a sua gastronomia. Já Vanessa Belchior, representante deste mesmo restaurante, não tem dúvidas que estas quinzenas gastronómicas acabam por dar sempre “outra visibilidade” ao estabelecimento. “Tenho clientes que, através do panfleto, vieram aqui parar. Se calhar tornaram-se clientes do restaurante, através dessa publicidade”, garante.

Dar um toque diferente aos pratos de bacalhau, por esta ocasião, revela o chef Luís Figueira, do restaurante A Cabana, é sempre uma preocupação, para se possa atrair todo o tipo de públicos. “Por vezes, há pratos que ficam, como foi da primeira Quinzena Gastronómica do Bacalhau, que foi um prato que ficou para sempre, o Wellington de Bacalhau, que é um lombo de bacalhau fresco, com presunto, grelos e massa folhada”, revela ainda.

A reportagem completa, em vídeo, para ver abaixo:

Grande fábrica de baterias instala-se na Extremadura

A Grande fábrica de baterias de carros elétricos está a instalar-se na Estremadura espanhola, mais propriamente em Navalmoral de La Mata.

A Extremadura irá assim albergar a segunda fábrica de baterias para carros elétricos, que ocupará 200 hectares do parque industrial de Navalmoral de la Mata, e que é promovida pela Acciona e pelo grupo asiático Envision.

Segundo o El Periodico Extremadura, está contemplado um investimento de 800 milhões de euros para a primeira fase e a criação de mil empregos diretos.

A planta terá uma capacidade escalável de 10 GW que poderá ser expandida para 30, em fases sucessivas (de 10 GW cada), atingindo três mil empregos e um investimento de dois milhões, graças às ajudas da Perte de Energias Renováveis, Hidrogénio Renovável e Armazenamento, cujo prazo de candidatura termina esta sexta-feira. O projeto está vinculado às reservas de lítio da província de Cáceres para o aproveitamento e otimização de toda a cadeia produtiva, desde a extração e tratamento do mineral até a fabricação de células de bateria e cátodos para diversas indústrias.

Aguardando que a Acciona e Envision anunciem o projeto nas próximas horas, o porta-voz da Junta de Extremadura, Juan Antonio González, quis ser “cauteloso” na sua avaliação, embora tenha indicado que a região “vai mudar radicalmente o seu rumo nos próximos anos” de acordo com os dados e os investimentos que o Executivo administra. “Se for verdade, seria a notícia das nossas vidas”, disse, na entrevista coletiva após o Conselho de Governadores.

González destacou o esforço do Executivo para tornar a Extremadura numa região atrativa aos olhos dos investidores e, apesar do revés em Sagunto, garantiu que neste momento reúne “todas as condições” para os próximos projetos importantes. “Temos a maior área de terreno industrial disponível que a Junta já teve e as localizações, os processos de formação e os problemas decorrentes das licenças industriais são trabalhados em uníssono”, salientou.

A fábrica irá desenvolver, inicialmente, baterias para diferentes marcas e modelos de motos e também para o quadriciclo Silence, ou Silence S04, miniveículos urbanos desenvolvidos pela Acciona que começará a ser comercializado este ano. Além disso, a multinacional Envision já fabrica baterias para a Nissan e, em breve fornecerá para a Renault e está em negociações com outras marcas como Mercedes Benz e Jaguar.

A União Europeia espera que a partir de 2030 pelo menos 20% dos carros vendidos nos estados membros sejam elétricos, daí o potencial de uma indústria em que a Extremadura tem muito a dizer sobre suas reservas de lítio, nomeadamente em projetos como o da Lithium Iberia em Cañaveral, que prospera. Aliás, é um dos elementos que o presidente do Conselho reivindicou nas últimas semanas. Após a eleição de Sagunto pela Volkswagen, Guillermo Fernández Vara tem insistido (a última vez nesta quarta-feira) que o lítio da Extremadura será explorado aqui ou não sairá.