Ivo Lucas, Miguel Azevedo e Ciganos d’Ouro na Festa da Primavera de Aguiar

A freguesia de Aguiar, em Viana do Alentejo, vai estar em festa de 9 a 12 de junho. Dança, sardinhada, desporto, jogos tradicionais, exposições, stands e música são alguns dos destaques da Festa da Primavera organizada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia de Aguiar.

A 18ª edição do certame apresenta como cabeças de cartaz Ivo Lucas, na quinta-feira, Miguel Azevedo, na sexta-feira, e Ciganos D’Ouro, no domingo.

O primeiro dia da Festa da Primavera começa com o desfile da Banda da Sociedade União Alcaçovense, a partir das 20 horas, seguindo-se aa atuação do Grupo Coral de Aguiar e do Grupo de Hip-Hop “Kit Kat Crew” da Associação G.A.T.A.. O destaque musical vai para o concerto com Ivo Lucas, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal. O primeiro dia da Festa da Primavera termina ao som da DJ Angelita, no Palco Animações.

Para sexta-feira, 10 de junho, está agendada a ação de sensibilização “O Sol: amigo ou inimigo?”, organizada pela UCC de Viana do Alentejo, a partir das 10 horas. Destaque ainda para a aula de ritmos e localizadas, dinamizada por Paula Bento, a atuação da Escola de Dança da ACRA, seguido de concerto com Miguel Azevedo & Banda, a partir das 22.30 horas, no Palco Principal. A noite termina ao som do DJ Mira, a partir da 1.30 horas, no Palco Animações.

As atividades no sábado começam com um jogo de futebol, organizado pelo Grupo Cultural e Desportivo de Aguiar, a partir das 18 horas. Segue-se o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa, e uma aula fit com Diogo Zabumba. Destaque ainda para a garraiada organizada pelo Grupo Coral de Aguiar, a atuação da Classe de Dança da AEVA e baile com Manel João. Paulo B e Tintim são os Dj’s que vão animar a noite.

No domingo, quarto e último dia de festa, as atividades começam bem cedo, às 9 horas, com o V Raid Running, promovido pelo Galopar & Pedalar Clube BTT de Aguiar, seguido de um Torneio de Malha, organizado pela Junta de Freguesia de Aguiar. Às 12.30 horas, como vem sendo hábito e porque é tempo de santos populares e sardinha assada, o Município oferece uma sardinhada à população, num convívio que se prevê que seja de festa. Ao longo da tarde, não vai faltar música com os “All Cante”. A tarde é ainda preenchida com o Workshop Colaborativo – Impressão de Fotografias em Cerâmica, com Helena Garcia, no salão da cooperativa. Destaque também para a demonstração do Clube de Saúde + e a aula de zumba com Liliana Filipa. As danças voltam a subir ao palco com a apresentação do Grupo de Flamenco “Las Trianeras” da Associação G.A.T.A.. A 18ª edição da Festa da Primavera termina com o concerto dos Ciganos D’Ouro, a partir das 22 horas, no Palco Principal.

A pensar nos mais pequenos foi criado um espaço infantil que, ao longo do fim de semana, oferece pinturas faciais, modelagem de balões e jogos.

Grupo Nabeiro e ministro da Educação prestam homenagem a Manuel Ferreira Patrício

No âmbito das comemorações do 15º aniversário do Centro Educativo Alice Nabeiro, o auditório do Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, acolheu esta segunda-feira, 30 de maio, a primeira Conferência Manuel Ferreira Patrício, o primeiro diretor pedagógico da instituição de ensino do Grupo Nabeiro, já falecido.

Tendo sido “uma referência”, quer para os educadores, quer para os próprios jovens, Manuel Ferreira Patrício, que deu origem à metodologia inovadora daquela instituição de ensino do Grupo Nabeiro, e já reconhecida pela OCDE e aplicada em várias escolas do país, chegou a Campo Maior, depois de uma grande amizade iniciada com João Manuel Nabeiro, ainda na sua juventude. Manuel Ferreira Patrício foi professor de Filosofia e encarregado de educação, em Évora, do atual presidente da Assembleia Geral da Associação Coração Delta, que assegura ter sido “uma grande influência” para si.

“Este é um dia, acima de tudo, de comemoração dos 15 anos do Centro Educativo, mas também um dia de memória sobre a vida de uma pessoa que passou muitos dias e anos na preparação da ideia do Centro Educativo”, começa por dizer João Manuel Nabeiro, não escondendo que a sua saudade por aquele que foi seu “mentor para a vida” será sempre eterna.

Nesta primeira conferência, que contou com um debate sobre a metodologia “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, desenvolvida por Manuel Ferreira Patrício, e intervenções sobre o futuro do ensino em Portugal, esteve presente o ministro da Educação, João Costa. Sobre a atual situação do ensino, no país, o ministro garante que, hoje, e através do programa Qualifica, que diz ser “um sucesso”, houve “um grande investimento”, que levou à formação de 350 mil adultos. “A educação não se esgota no final da escolaridade obrigatória, ou no final do Ensino Superior, e nós ainda temos um défice de qualificações na população ativa”, adianta, assegurando que há 30 anos a taxa de abandono precoce era de cerca de 50 por cento e hoje é de cinco por cento.

Sobre a falta de professores, João Costa adianta algumas medidas que estão a ser pensadas, para colmatar esse problema, já a partir do próximo ano letivo: o completamento de horários e o levantamento de penalizações, “para que os professores possam concorrer aos horários existentes”.

Na sessão de abertura da primeira conferência Manuel Ferreira Patrício, estiveram, para além de João Manuel Nabeiro, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e o atual diretor pedagógico o Centro Educativo Alice Nabeiro, Joaquim Mourato.

Luís Rosinha assegura que os resultados da metodologia implementada pelo professor, que considera “um visionário”, serão vistos dentro de uma ou duas décadas. O autarca lembra ainda que o empreendedorismo não é apenas tecnológico, considerado que as crianças e os jovens que passam pelo Centro Educativo Alice Nabeiro, com a metodologia de Manuel Ferreira Patrício, ganham “outros alicerces” para as suas vidas futuras. Já Joaquim Mourato não esconde que “é grande” a responsabilidade de assumir os comandos da direção pedagógico do Centro Educativo Alice Nabeiro, depois do legado deixado por Manuel Ferreira Patrício.

Para além desta conferência, que passa a ser anual, o Grupo Nabeiro presta homenagem a Manuel Ferreira Patrício com a instituição de um prémio monetário, que cobrirá as propinas a um jovem estudante, durante um ano; o lançamento de um site para divulgação da sua obra; e um projeto de investigação, relacionado com trabalhos inéditos, nunca antes publicados.

Jorge Grifo em reunião da ANAM

No âmbito da iniciativa “ANAM em diálogo”, projeto de proximidade, lançado em 2019, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), reuniu em Portalegre, com os presidentes das Assembleias Municipais do distrito.

Na sessão, discutiram-se as principais questões e desafios que estão em cima da mesa de trabalho, bem como outros projetos “que possam ajudar as assembleias municipais”, de acordo com Jorge Grifo (na foto), presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior.

Associação Nacional de Assembleias Municipais reuniu em Portalegre com os presidentes destes órgãos do distrito.

Alemanha reduz preço do passe de comboio para fazer face ao alto custo de energia

A coligação de governo na Alemanha anunciou um acordo sobre um pacote de medidas, para ajudar temporariamente a população do país a enfrentar os altos custos de energia, exacerbados pela invasão russa da Ucrânia.

Esta semana, no programa “Ambiente em FM”, José Janela da Quercus explica que esta redução do preço do passe mensal de comboio para nove euros por mês, decorre nos meses de junho, julho e agosto em todos os comboios locais e regionais, para todo o país. Uma medida que se assume como muito benéfica para o ambiente, em vários aspetos.

Este é o tema em destaque esta semana, no programa Ambiente em FM, que pode ouvir na emissão, às 12.45 horas e às 16.30 horas, ou no podcast abaixo:

Cuidados de saúde e “exportação” de jovens em Elvas inquietam arcebispo de Évora

O arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, está em Elvas, para uma visita pastoral, que, em 2020, foi interrompida, a 13 de março, devido à pandemia. Por essa altura, teve oportunidade de visitar as comunidades de Vila Fernando, Barbacena, Santa Eulália e São Vicente.

Agora, de visita à cidade, e já depois de ter passado por Vila Boim, Terrugem e Boa-Fé, o arcebispo destaca o investimento que tem sido feito no concelho ao nível dos equipamentos sociais, considerando-o “uma das apostas mais completas” em toda a Arquidiocese. “Todas as localidades possuem o seu multiusos, o seu ginásio e até a sua piscina. Têm um espaço  muito cuidado, ao nível da escola. Tem atenção também ao desporto. Há muitas propostas para associativismo juvenil. O equipamento, de cada localidade, foi feito a pensar na possibilidade das pessoas aí residirem no século XXI”, comenta.

D. Francisco Senra Coelho diz-se ainda “admirado” com a quantidade de crianças que frequentam as escolas do concelho, como na de São Vicente, Santa Eulália e de Vila Boim, adiantando que Elvas tem grandes possibilidades ao nível da procura de qualidade de vida.

Acreditando que Elvas é um “concelho que exporta juventude para fora”, o arcebispo não tem dúvidas de que a formação, em áreas como a saúde, desenvolvida nas instituições de ensino superior da região, deveria ser mais aproveitada. “Temos belíssimos profissionais de saúde que vão e partem e depois ficamos sem eles. É preciso rever essa problemática”, assegura.

No concelho de Elvas, lembra D. Francisco Senra Coelho há várias dificuldades ao nível dos serviços de saúde: “a presença do serviço de saúde, como na Terrugem, acontece de 15 em 15 dias, ou, em alguns sítios, em que encerrou mesmo o serviço que saúde, que acho que é o caso de Vila Fernando”.

Depois da passagem pelas freguesias, o arcebispo visitou já a Câmara Municipal de Elvas, a Divisão Policial, bem como o Hospital de Santa Luzia e a Escola Superior Agrária.

Festa do Sericaia é “uma iniciativa muito premente”, diz Luís Rosinha

O presidente da câmara municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, marcou presença, no passado sábado, dia 28, na Festa do Sericaia, organizada pela Rádio ELVAS.

“É um prazer enorme estar aqui. Parece-me uma iniciativa muito premente e aproveito para saudar também os campomaiorenses que se juntaram à iniciativa e já estou desejoso de uma segunda edição”.

Degolados tem disponível ponto de recolha de tampas de plástico

Desde final de abril que Degolados, no concelho de Campo Maior, passou a ter um local específico para depósito de tampas de plástico, que resultam, em muitas situações, na angariação de fundos com vista a ajudar pessoas com necessidades especiais.

Em forma de coração, aquele infraestrutura, que se encontra, há sensivelmente um mês, junto ao Centro Polivalente da aldeia, surge no seguimento de “uma prática habitual”, em Degolados, uma vez que a população já antes fazia a entrega de sacos e garrafões cheios de tampas, à Junta de Freguesia.

“Pensámos em colocar aquele ponto de recolha, na aldeia, no sentido de abranger mais pessoas. Como tem aquele formato de coração, que é chamativo, é mais para sensibilizar a população a fazer essa reciclagem e essa entrega, que faz toda a diferença em algumas instituições, que estão sempre a pedir para que colaboremos com tampinhas plásticas”, revela a secretária da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira.

O depósito, adianta Olga Madeira, foi produzido pelos serviços de serralharia do Município de Campo Maior. Quando o número de tampas é considerável, cabe à Junta de Freguesia as fazer chegar ao Coração Delta que, por sua vez, as conduz até às instituições que mais delas precisam.

Aquele depósito acaba por permitir também a reciclagem de plástico, cujos resíduos levam mais de 400 anos para se decompor.

Campo Maior celebrou folclore português com dança, música e literatura

Celebrou-se ontem, 29 de maio, o Dia Nacional do Folclore Português, com o Município de Campo Maior a assinalar a data com algumas iniciativas no jardim do Palácio Visconde d’Olivã.

Para além do lançamento do livro “Pensando em Ti”, de José Manuel Soutino, o jardim esteve decorado com uma pequena mostra de trajes tradicionais de Campo Maior, uma forma de trazer à memória as tradições e as raízes dos campomaiorenses.

Na apresentação do livro “Pensando em Ti”, de José Soutino, intervieram o presidente do Município, Luís Rosinha, o Comendador Rui Nabeiro, autor do prefácio, Amélia Vadillo, da editora Filigrana, e o autor.

Houve ainda tempo para uma surpresa por parte de alguns membros da família de José Soutino, que leram vários dos poemas do livro.

Marcaram presença neste evento as vereadora São Silveirinha e Fátima Vitorino e os presidentes da juntas de freguesia da Expectação, Hugo Milton, e de Degolados, João Cirilo.

Para fechar a tarde, e em dia de celebração do folclore, subiu ao palco o Rancho Folclórico Espigas e Papoilas da Vila Raiana, que ofereceu ao público presente um espetáculo onde as tradicionais Saias de Campo Maior, cantadas e dançadas, foram as protagonistas.

Banco Alimentar recolheu seis toneladas de produtos em Campo Maior e Elvas

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu, este fim de semana, 6.302 quilos de alimentos, nas superfícies comerciais de Elvas e Campo Maior.

A nível nacional, foram recolhidas mais de mil toneladas de alimentos. Durante o fim de semana, os portugueses uniram-se para ajudar os mais desfavorecidos, ainda que, com a subida dos preços, foram doados produtos mais baratos.

As pessoas podem continuar a contribuir para esta causa, até domingo, 5 de junho, através da campanha Ajuda Vale, com vales disponíveis em todos os supermercados, cada um com um código de barras específico, correspondente ao alimento selecionado para doação cujo valor é acrescentado no ato do pagamento.

No site www.alimentestaideia.pt, um portal de doações online, é também dada a oportunidade de participar a todos aqueles que não se deslocaram aos pontos de recolha durante o fim de semana e aos que se encontram ou residem fora de Portugal.