O Festival Descobre o Teu Interior, uma iniciativa da plataforma Gerador, chega amanhã, dia 2 de abril, a Montemor-o-Novo. Este é um evento que tem como objetivo levar eventos culturais às localidades mais interiores do país.
A programação estende-se ao longo de dois dias, onde serão exploradas experiências culturais únicas e ligadas à identidade de cada território.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Como os locais onde se realizam alguns eventos, são fora do comum, ou daqueles em que habitualmente se realizam atividades, António Pinto Xavier, vereador na Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, informa que apesar “deste Festival ter um custo, para os montemorenses, de 5€”, este é um investimento, que segundo o vereador, “vale a pena, não pelas atividades mas também porque permitirá descobrir alguns locais que, por vezes, muita gente não visita ou não conhece”.
O festival começa amanhã, a partir das 15 horas, com uma programação adaptada ao concelho, “com um passeio, na Quinta da Asneira”, local onde irá nascer, em breve, um turismo rural, realizando-se “uma prova de vinhos e de produtos do nosso concelho”. Segue-se, às 17 horas, “uma conversa sobre as oportunidades a desenvolver no interior”, uma conversa que vai ser transmitida via online e na “entrada do Curvo Semedo”. A fechar a tarde, às 19 horas, está programado, “o concerto do DJ montemorense Zinko, que se o tempo permitir vai ser na Igreja de Santa Maria, no castelo”, o concerto conta com a participação especial de Bruno Chaveiro, também ele de Montemor, na guitarra portuguesa.
As atividades continuam durante a noite, com um jantar a ser servido “às 20 horas, na Sociedade Pedrista”, onde poderá provar “algumas iguarias da nossa terra e assistir a uma conversa”, com participação de Vítor Guita e Manuel Henrique Macau Ferreira. Já depois do jantar será transmitido, “online, o filme “Direito à Memória”, da Academia de Cinema”, a partir das 21 horas. O dia termina com um concerto de Surma, na Biblioteca do Convento de S. Domingos.
Para domingo há ainda planeados workshops de pintura alentejana e de fabricação de velas com cera de abelha, conversas sobre agricultura, sustentabilidade e património”, terminando com uma sessão de filmes.
Há a possibilidade de assistir ao Festival via online, através da plataforma da Gerador.
Todas as iniciativas ao vivo decorrem em espaços diferentes, sustentáveis e ligados às comunidades locais e que não são, habitualmente, usados como palcos artísticos.
O Festival que chega amanhã a Montemor-o-Novo, segue no dia 8 para Vila Viçosa.
[/shc_shortcode]


No espaço de uma semana, ou seja, desde a passada sexta-feira, dia 25 de março, o concelho de Elvas registou 171 novos casos de Covid-19 e 191 recuperações da doença.
A Feira do Móvel e Decoração está de regresso à IFEBA, em Badajoz, depois de dois anos de interregno, contando com expositores portugueses e espanhóis.
Três anos depois da última edição, a freguesia de Alpalhão retoma a tradicional Feira dos Enchidos, já este sábado, 2 de abril.

O concelho de Campo Maior registou, na última semana, 106 novos casos de Covid-19, 74 recuperações e dois óbitos.
A caminhada “Senderista por San Benito de la Contienda” vai decorrer este domingo, dia 3 de Abril, organizada pela Comissão de Festejos San Benito, com o apoio o Ayuntamiento de Olivença.
A 34ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) termina este domingo, 1 de maio, no Parque de Feiras e Exposições da cidade, sendo que, até às 20 horas, há muitas atividades e stands para visitar.


Foram dez, as peças de teatro, que foram apresentadas no mês de março, em Campo Maior, no âmbito da iniciativa, do município campomaiorense, Mês do Teatro.
A edição deste ano da Feira do Móvel e Decoração de Badajoz está de regresso aos Pavilhões da IFEBA, entre 1 e 3 de Abril.