El Revellín em Badajoz vai acolher refugiados ucranianos

O Ayuntamiento de Badajoz junta-se à onda de solidariedade com a Ucrânia e cedeu a pousada da juventude de El Revellín, à Cruz Vermelha da Extremadura, para acolher refugiados ucranianos. Este não será um lugar dedicado à permanência intemporal destas pessoas, mas funcionará da mesma forma que o centro que a Junta da Extremadura preparou em Olivença: um primeiro abrigo, onde podem passar uma ou várias noites, quantas precisarem, antes de continuarem o seu caminho para o seu destino final.

O consejal Antonio Cavacasillas recebeu na noite de sábado um telefonema de Jesús Palo Tiburcio, presidente da Cruz Vermelha da Extremadura, solicitando um espaço na capital pacense. Como chefe das duas áreas envolvidas neste caso, Serviço Social e Juventude, ele imediatamente começou a trabalhar em coordenação com a Polícia Local, Proteção Civil e o alcaide, Ignacio Gragera, que também foi informado por Palo Tiburcio.

“O Ayuntamiento pacense e o povo de Badajoz sempre se destacaram pela solidariedade em qualquer tipo de situação, desde as cheias de 1997, ao confinamento devido ao coronavírus, pelo que não podíamos fazer outra coisa senão procurar um local onde famílias que vêm da Ucrânia se sintam como em casa”, diz o consejal. Cavacasillas destaca que o prédio está em boas condições porque foi disponibilizado à polícia e aos bombeiros locais durante a pandemia. “Como está fechado há algum tempo, precisaria de uma limpeza e pouco mais. Seria para abrir imediatamente”, diz.

Neste momento, ainda não se sabe qual o número de refugiados que serão acolhidos, uma vez que irá depender do que o Governo central comunicar à Cruz Vermelha, e também do número de ucranianos que precise, algo que pode variar de dia para dia.

A pousada tem 11 quartos com uma média de seis camas em cada, mas, dada a amplitude dos quartos, nem o Ayuntamiento nem a Cruz Vermelha descartam a instalação de mais beliches se as circunstâncias o exigirem.

Paralelamente, como anunciou o ministro da Saúde e Serviços Sociais na sexta-feira passada, será realizado um programa de acolhimento para as famílias que desejam abrigar ucranianos.