O Município de Marvão promove, entre os dias 12 a 27 deste mês, a 17ª edição da Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite, em 14 restaurantes do concelho e através de um conjunto de iniciativas que “pretendem impulsionar e reconhecer a importância do olival e do setor oleícola para a economia do concelho”, segundo a autarquia.
Este ano, o evento volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2021 provocado pela pandemia de Covid-19, que obrigou a iniciativa a migrar para o online e para as redes sociais. Desta forma, ao longo de 15 dias, os estabelecimentos de restauração do concelho vão ter um menu especial em que o azeite será o rei. Açorda alentejana, bacalhau com capa de grão à lagareiro, fraca tostada em azeite, alhada de cação, couvada de polvo ou delícia de azeite são algumas das iguarias que poderão ser degustadas, em Marvão.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
A Comidas d’Azeite conta ainda com uma programação paralela à restauração que inclui atividades como uma visita guiada ao olivoturismo, Lagar Museu “Azeite Castelo de Marvão”, uma Prova de Azeites, o Mercado do Azeite Novo e um Showcooking.
Estão de volta as Conversas d’Azeite, uma iniciativa do Município de Marvão que tem como principal objetivo a partilha de conhecimento entre especialistas do setor oleícola do Alto Alentejo, de forma a reforçar a importância da produção de azeite no concelho. Este ano, a moderação do debate está a cargo de Francisco Mondragão Rodrigues, professor universitário e docente na Escola Superior Agrária de Elvas.
O concelho de Marvão está incluído na área de produção dos Azeites do Norte Alentejano Denominação de Origem Protegida, o que tem contribuído para afirmar a região como produtora oleícola de excelência. A qualidade da azeitona galega, nascida nas oliveiras da Serra de São Mamede, é outro dos fatores fundamentais para garantir a produção de um azeite de excelência no concelho de Marvão.
O programa contempla, no dia 12 de fevereiro (sábado), às 10.30 horas, Conversas d’Azeite, sobre “Sustentabilidade, Biodiversidade e Circularidade no Olival”, no recinto da Casa do Povo de Porto da Espada; no dia 19 (sábado), às 10.30 horas, visita ao Olivoturismo, ao Lagar Museu “Azeite Castelo de Marvão”, em Galegos; dia 26 (sábado), às 10 horas, prova de azeites, Saber Degustar Azeite, no Mercado Municipal de Santo António das Areias; e no dia 27 (domingo), no Jardim do Castelo de Marvão, às 10 horas Mercado do Azeite Novo e às 11 horas showcooking.
[/shc_shortcode]


O Alentejo regista esta quinta-feira, 10 de fevereiro, 1.569 novos casos de Covid-19 e um óbito associado à doença.
Portugal regista esta quinta-feira, 10 de fevereiro, mais 27.651 casos de Covid-19 e 47 óbitos associados à doença.
O concelho de Elvas registou, nas últimas 24 horas, 54 novos casos de infeção por Covid-19.
A ação “
O filme 007 Sem tempo para morrer vai estar em exibição no próximo sábado, dia 12 de Fevereiro, no Centro Cultural de Campo Maior.
A Sobreira Grande de Vale do Pereiro, em Arraiolos, foi a vencedora da quarta edição do concurso Árvore do Ano e está, neste momento, a representar Portugal no concurso Árvore Europeia do Ano.
Amanhã, dia 11 de Fevereiro de 2022, celebra-se o Encerramento do Centenário da Entrada de D. Manuel Mendes da Conceição Santos na Arquidiocese de Évora.
O concelho de Campo Maior registou, nas últimas 24 horas, mais 36 casos de Covid-19 e a recuperação de 33 pessoas.
O Centro de Acolhimento para sem-abrigo de Elvas foi um dos poucos, a nível nacional, que não registou o aumento dos pedidos de ajuda nos últimos dois anos de pandemia.
De acordo com a diretora técnica do Centro de Acolhimento para sem-abrigo de Elvas, “a formação profissional na APPACDM de Elvas vai sendo uma solução para ocupar estas pessoas, muitas delas novas demais para dar entrada num lar”.