Assinalando o Dia da Internet Mais Segura, que se celebra no próximo dia 8, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresenta as Estatísticas da Linha Internet Segura 2021. A Linha Internet Segura presta apoio nas vertentes de denúncia de conteúdos ilegais na internet e de apoio a questões relacionadas com o uso das tecnologias e a vítimas de cibercrime.
Em 2021, ano em que continuámos a ser impactados pela pandemia de Covid-19, a Linha Internet Segura registou um aumento do número de cibercriminalidade online, num total de 1626 processos, nas duas vertentes: atendimento e denúncia. Este documento apresenta estatísticas específicas relativas aos processos de atendimento e apoio, crimes e outras formas de violência registados, bem como o perfil da vítima de crime.
No ano de 2021, a Linha Internet Segura verificou um grande aumento nos contactos denunciando formas de violências associados à ameaça de partilha de conteúdo íntimo, um total de 134 contactos referentes a situações de sextortion (forma de violência em que a vítima é coagida a enviar mais conteúdo íntimo ou quantias em dinheiro, para evitar que o/a agressor/a envie imagens ou vídeos íntimos seus); acresce o contínuo crescimento da denúncia de conteúdos de abuso sexual de menores e de discurso de ódio online – desde o início da pandemia estas formas de violência são as que mais têm aumentado, quer a nível nacional quer mundial; no que concerne ao material de abuso sexual de menores online, a maior parte continua a ser o material auto-produzido por parte de crianças e jovens, que muitas vezes é conseguido através de manipulação perpetrada por adultos, sendo depois esse conteúdo comercializado, preocupação partilhada pela Europol no seu mais recente relatório sobre Criminalidade Online (2021), Internet Organised Crime Threat Assessment de 2021.
A Linha Internet Segura, gerida pela APAV desde janeiro de 2019, abrange ainda a vertente de sensibilização. Os jovens e a sociedade de uma forma geral, estão agora mais dependentes da tecnologia que nunca. O questionário Riscos Online dos Jovens Portugueses, estudo da Geração Cordão em parceria com a APAV, acaba de revelar os seus dados preliminares: 51% dos jovens inquiridos refere que já foi ofendido ou tratado de uma forma desagradável online; 41% refere já ter visto “muitas vezes” alguém a ser chantageado, com ameaças de publicação na internet de conteúdos seus; e 39% dos jovens que assistiram ou foram vítimas de violência online não recorreram a ninguém ou nenhum serviço de apoio. O questionário vai continuar a estar disponível durante o presente ano letivo, pode dar o seu contributo preenchendo o mesmo através deste link.
A acrescentar aos desafios das novas tecnologias, da revolução tecnológica advém riscos e é esse debate que vai ter lugar no dia 8. Com o tema “Tu és Tu online”, o webinar vai trazer para debate questões como inteligência artificial, ética digital, machine learning, manipulação digital, algoritmo e privacidade online.



O diretor da Rádio Capital FM garante que é intenção de todos reerguer a rádio e continuar a dar voz a todos os guineenses: “não nos podemos resignar. O que a Rádio Capital faz não é diferente do que se faz noutros países, que se dizem democráticos. (…) Estamos é a falar de um país em que os políticos não se acostumam a abordagens desta natureza”.
Nas últimas 24 horas, o concelho de Elvas registou mais 20 casos de Covid-19.
A terceira dose da vacina contra a Covid-19 vai ser administrada, a pessoas com idade entre os 20 e os 29 anos, em todas as áreas de saúde da Estremadura espanhola.
Portugal registou, nas últimas 24 horas, 17.019 novos casos de Covid-19 e 36 óbitos associados à doença.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais quatro óbitos por Covid-19 e 564 novos casos.
Em Portugal, entram em vigor, nesta segunda-feira, as novas medidas de combate à pandemia de Covid-19, todas relacionadas com a testagem e informações que constam no certificado digital. Estas regras foram aprovadas em Conselho de Ministros na quinta-feira passada e entraram em vigor às zero horas de dia 7. As principais alterações são:
A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre hoje, segunda-feira, dia 7, e o próximo domingo, dia 13 de fevereiro, realiza uma operação de fiscalização intensiva direcionada para os veículos pesados, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, em todo o território nacional continental.
“Não Vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” é o nome da campanha de sensibilização e educação ambiental que está a ser desenvolvida pela Águas do Vale do Tejo, do grupo Águas de Portugal.
O Ministério da Saúde e as comunidades decidiram, por unanimidade, acabar com a obrigatoriedade do uso de máscara na rua. Esta medida deverá ser aprovada na quarta-feira, em reunião do Conselho de Ministros, e entrar em vigor na quinta-feira.