Coleção de sacos da Missão Continente apoia cinco causas

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação Ajudar Moçambique, a Fundação do Gil, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo são as cinco instituições que a Missão Continente vai apoiar, ao longo deste ano, através da venda de Sacos Solidários colecionáveis.

Estes sacos estarão à venda ao público em todas as lojas Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia do país, de forma faseada ao longo do ano, por 1,05€, sendo que 0,50€ revertem para as instituições. O valor angariado por cada saco solidário vai variar consoante a quantidade vendida. Com o donativo, as instituições vão implementar um projeto a médio prazo (1 a 3 anos). A Missão Continente vai acompanhar a implementação desses projetos e medir o seu impacto na comunidade em causa.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta é uma coleção de cinco sacos distintos, com design moderno, refletindo uma tendência mais otimista, vibrante e enérgica, pensado ao detalhe para cada causa. Os temas de cada saco desta coleção refletem isso mesmo: Hope, Peace, Smile, Love e Dream. Este é um saco reutilizável, lavável, 100% reciclável e produzido com materiais 100% reciclados.

Neste momento está à venda o primeiro saco solidário da Coleção 2022 – o saco ‘Hope’ (Levo Esperança) que reverte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, para adquirir acessórios de apoio à pessoa com cancro, nomeadamente próteses capilares, turbantes, lenços e chapéus. O cabelo é um elemento importante na imagem e na autoestima dos indivíduos, nomeadamente, na mulher e estes acessórios, bem como tratamentos estéticos faciais, como a tatuagem de sobrancelhas ou aplicação de pestanas poderá fazer a diferença em doentes com cancro.

O segundo saco solidário da coleção de 2022 é o saco ‘Peace’ (Semeio Paz), que vai reverter para a Associação Ajudar Moçambique, que apoia o projeto de educação “Escola para Raparigas”. Este proporciona o acesso ao ensino secundário, alojamento e alimentação de qualidade a jovens raparigas que vivem nas proximidades do Parque Nacional da Gorongosa. Pretende-se contribuir para a requalificação das infraestruturas do único internato da escola secundária do distrito, e também a requalificação das hortas, e criação de bolsas de estudo. A Associação Ajudar Moçambique apoia as comunidades rurais mais desfavorecidas que vivem próximo de áreas de conservação em Moçambique.

O Saco ‘Smile’ (Espalho Sorrisos) vai apoiar a Fundação do Gil para alcançar os objetivos do projeto “Cuidados Domiciliários Pediátricos”. A continuidade da prestação de cuidados de saúde pediátricos no domicílio pode evitar internamentos desnecessários e prevenir a degradação psicossocial da criança e da família. A Fundação do Gil dedica-se, desde 1999, a atividades e projetos que promovem o bem-estar global das crianças, através do desenvolvimento de projetos de saúde pediátrica e reintegração social.

O valor angariado com a venda do Saco ‘Love’ (Carrego Amor) vai ser utilizado para melhorar as condições de habitabilidade das Casas de Abrigo da APAV. A APAV desenvolve um trabalho diário de prevenção, suporte e proteção a vítimas de vários crimes, nomeadamente violência doméstica ou crimes sexuais.

Já o Saco ‘Dream’ (Transporto Sonhos), vai apoiar a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo na criação de atividades ocupacionais com Pessoas em Situação de Sem-Abrigo. A CASA tem como missão auxiliar aqueles que se encontram em situação de sem-abrigo que pertençam a famílias em risco ou carenciadas, através de ações de solidariedade social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.

A primeira edição dos sacos solidários da Missão Continente foi composta por três sacos distintos, que permitiram doar um total de 90.000 euros a três instituições: Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários (APBV), que adquiriu 25 desfibrilhadores automáticos externos (DAE) e os distribuiu por todo o país; Animalife, que com o valor angariado pode vacinar milhares de cães e gatos em todo o pais; e Cruz Vermelha Portuguesa que utilizou o valor doado para reforçar a equipa gestora dos pedidos diários de apoio da instituição, permitindo aumentar a sua capacidade de resposta, numa altura de grande pressão devido ao COVID 19.

Além da vertente solidária, os sacos reutilizáveis visam contribuir para aumentar as taxas de reciclabilidade no país e comportamentos de consumo conscientes

[/shc_shortcode]

Penalty de Luís Dias dá vitória a “O Elvas” frente ao Loures

“O Elvas” venceu, na tarde deste domingo, 6 de fevereiro, por 1-0, ao intervalo, o jogo frente ao Loures, da 15ª jornada da Série E, do Campeonato de Portugal, no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas, após a marcação de um penalty, aos 12 minutos.

Depois de uma falta cometida na grande área do Loures, Luís Dias não desperdiçou a oportunidade e colocou a equipa da casa em vantagem.

Na primeira parte da partida, por duas ocasiões, aos 26 e aos 28 minutos, João Borges esteve próximo de aumentar a vantagem conseguida por Luís Dias, mas com a bola a sair ao lado da baliza do Loures.

Aos seis minutos do tempo de compensação, da segunda parte do jogo, o guarda-redes de “O Elvas” impediu que o Loures, através de uma grande penalidade, desfizesse a vantagem da equipa da casa.

“O Elvas” não vencia há cinco partidas, sendo que, em quatro derrotas e um empate, não marcou qualquer golo. Conseguiu hoje, com este penalty, colocar aqui um ponto final nesta série de jogos sem conseguir vencer.

Em 14 jogos, “O Elvas”, com 15 pontos, leva quatro vitórias, três empates e sete derrotas. No próximo domingo, dia 13 de fevereiro, os “azuis e ouro” defrontam, também em casa, o Pêro Pinheiro, às 15 horas.

Elvas com mais 60 casos Covid este domingo

Elvas regista este domingo, 6 de fevereiro, 60 novos casos de Covid-19, assim como 83 recuperações.

Encontram-se ativos, no concelho, ao dia de hoje, 437 casos de infeção, menos 23 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas já registou 5.188 casos confirmados de infeção, 38 óbitos e 4.713 altas.

Covid-19: mais 31.431 casos e 51 óbitos em Portugal

Portugal regista este domingo, 6 de fevereiro, mais 31.431 casos de Covid-19 e 51 óbitos relacionados com a doença.

Nas últimas 24 horas, 40.391 doentes foram dados como recuperados da doença.

A região norte do país volta hoje a ser aquela com maior número de casos positivos registados (11.227), bem como de óbitos (16).

Encontram-se internados, em todo o país, ao dia de hoje, 2.511 doentes, mais 102 do que ontem, 180 em Unidades de Cuidados Intensivos, mais 11 do que na véspera.

O número de casos ativos de infeção, no país, é agora de 628.810, menos 9.011 do que ontem.

Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas já tem candidaturas abertas

Já estão abertas as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, do IPDJ que se destina a clubes e associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos e cujos estatutos incluam o fomento e a prática direta de atividades desportivas.

Miguel Rasquinho, diretor do Alentejo do IPDJ explica que os clubes podem apresentar candidaturas, até dia 28 de fevereiro, para “requalificar os seus espaços desportivos”, apelando aos clubes do Alentejo para que apresentem os seus projetos, “porque não há financiamento comunitário para estas obras, sendo através da verba disponibilizada pelo IPDJ, que se podem fazer este tipo de requalificação”.

Miguel Rasquinho dá alguns exemplos de remodelações que podem ser feitas nas instalações desportivas dos clubes, como a “substituição de iluminação para lâmpadas Led, instalação de painéis solares, substituição de grades ou redes, requalificação de polidesportivos e piscinas, entre outros”.

Quanto à verba disponível, revela o diretor do Alentejo do IPDJ, o ano passado foi o dobro do normal, devido à pandemia, tendo sido de cinco milhões de euros, já este ano, a nível nacional, são dois milhões de euros. Miguel Rasquinho garante que “não é por falta de apoio financeiro que os clubes não terão as instalações requalificadas, temos conseguido chegar a quase todos eles, e tem havido uma grande sensibilidade quer pelo IPDJ, quer pela secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, para termos verba suficiente para o Alentejo, requalificarmos os espaços desportivos dos nossos clubes”.

As candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações desportivas estão abertas até dia 28 de fevereiro.

Mais nove casos de Covid-19 identificados em Campo Maior

Campo Maior regista este domingo, 6 de fevereiro, mais nove casos de Covid-19 e quatro recuperações.

Encontram-se ativos, ao dia de hoje, no concelho, 261 casos de infeção, mais cinco do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.979 casos confirmados de Covid-19, 14 óbitos e 1.704 altas.

Crianças de Campo Maior recebem mais uma dose da vacina contra a Covid-19

O Centro Comunitário de Campo Maior recebeu ontem, 5 de fevereiro, mais uma jornada de vacinação, em que as crianças do concelho entre os 5 e os 11 anos receberam mais uma dose da vacina contra a Covid-19. A algumas crianças foi administrada a primeira dose.

Os vereadores na Câmara de Campo Maior, Paulo Pinheiro e São Silveirinha, passaram pelo espaço, onde tiveram oportunidade de conviver com crianças e encarregados de educação, assim como com os profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar Raia Maior.

As Doutoras Palhaças voltaram a marcar presença, animando as crianças que ontem deram mais um passo na prevenção e no combate à Covid-19.

Durante a tarde, foi a vez dos adultos, entre os 18 e os 65 anos, passarem pela Estrutura Concelhia de Vacinação, para que lhes fosse administrada a dose de reforço da vacina.

CURPI de Campo Maior realiza tradicional matança do porco em take-away

Foto arquivo

A CURPI de Campo Maior, pelo terceiro ano consecutivo, volta a realizar a tradicional matança do porco alentejano, em regime de take-away, no próximo sábado, dia 12 de fevereiro.

Tendo em conta que não é possível juntar as habituais mais de cem pessoas, como acontecia antes da pandemia, a instituição decidiu, desta forma, realizar a iniciativa, neste regime. Anselmina Caldeirão, em representação da CURPI, explica que não quiseram deixar de o fazer, porque sabem que “as pessoas gostam muito destes pratos.” Este ano, os pedidos podem ser feitos “apenas com sopa, ou juntando também as tradicionais carnes, à sopa”.

As edições anteriores tiveram “bastante sucesso”, diz Anselmina, pelo que os pedidos “devem ser feitos antecipadamente e levantados no sábado, a partir do meio-dia, na CURPI”.

Anselmina Caldeirão afirma ainda, que “em casos excecionais”, podem entregar os pedidos em casa das pessoas, se for necessário.

Os pedidos podem começar a ser feitos através do Facebook da instituição ou do número 963 686 670.

Homem detido em Portalegre por tentativa de homicídio da ex-companheira

Pelas 4.05 horas da madrugada de ontem, sábado, 5 de fevereiro, um homem, de 31 anos, foi detido em flagrante delito, em Portalegre, por polícias da PSP, pelo crime de violência doméstica contra a sua antiga companheira, de 21 anos.

O agora detido “tem antecedentes pelo mesmo tipo de crime e foi anteriormente detido pela PSP por violência doméstica, encontrando-se sujeito a vigilância por “pulseira” eletrónica e à medida de coação de proibição de contacto com a vítima e de aproximação da sua residência”, revela a PSP em nota de imprensa.

Foi às 3.55 horas da madrugada de ontem que a Equipa de Vigilância Eletrónica de Évora da Direção Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais de Portalegre informou os polícias de serviço de que tinham detetado que o indivíduo, possivelmente, violara a medida de coação de proibição de aproximação da vítima.

“Imediatamente, os polícias de serviço dirigiram-se para residência da vítima que, apesar de se situar em local relativamente difícil de encontrar, foi rapidamente localizada, facilitado pela feliz coincidência de se encontrar de serviço um polícia da Esquadra de Investigação Criminal do Comando Distrital de Portalegre, que seguia o caso de violência doméstica em questão”, adianta a PSP.

Chegados ao local, os polícias “ouviram gritos de pedido de socorro dentro da casa, pelo que, de imediato, se identificaram com gritos de “Polícia, abra a aporta” e simultaneamente iniciaram o arrombamento da mesma, por inequivocamente existirem indícios de que a vítima corria risco de vida”.

Já no interior da residência os polícias viram a vítima ensanguentada, deitada no chão e o agressor em cima dela, com uma faca na mão. O agressor, ao ver os polícias, “desferiu mais uma facada na vítima, na zona do tórax, sendo de imediato derrubado por um polícia que se lançou sobre o mesmo e o impediu que repetisse o esfaqueamento”.

Com o apoio dos restantes polícias presentes no local o agressor “foi dominado, desarmado e detido”. Para além do golpe presenciado pelos polícias, a vítima apresentava outros cortes provocados pelo agressor,  pelo que a mesma foi transportada de urgência para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, onde recebeu tratamento, encontrando-se livre de perigo.

Após inspeção do local do crime, constatou-se que uma das janelas da casa havia sido partida a partir do exterior, pelo agressor, que a usou para entrar no seu interior.

O agressor detido foi presente a Tribunal, para primeiro interrogatório judicial, durante a manhã de ontem, tendo sido indiciado pela prática do crime de homicídio, na forma tentada, e sujeito à medida de coação mais gravosa de prisão preventiva.

Os dois menores que se encontravam no interior da casa  não foram agredidos nem sofreram qualquer lesão, tendo sido encaminhados pela PSP, de acordo com as normas aplicáveis à proteção das vítimas de violência doméstica.

A PSP agradece à Equipa de Vigilância Eletrónica de Évora da Direção Geral de Reinserção Social e Serviços Prisionais de Portalegre “pela rápida sinalização da situação em questão, que permitiu salvar mais uma vida”.

A PSP apela ainda a que vítimas, familiares ou conhecidos de pessoas vitimizadas denunciem, em qualquer esquadra da PSP ou através do email proximidade@psp.pt, quaisquer comportamentos que indiciem ou consubstanciem práticas criminosas.

“Reafirmamos o nosso compromisso e empenho na proteção dos nossos concidadãos mais vulneráveis, com todas as nossas valências policiais, nomeadamente com os polícias do policiamento de proximidade e de investigação criminal, no combate ao flagelo da violência doméstica que, infelizmente, continua a provocar vítimas mortais, especialmente entre as mulheres”, lê-se ainda na referida nota de imprensa.