Estão em curso diversas campanhas de phishing, dirigidas a clientes de bancos estabelecidos em Portugal. A atuação criminosa começou, como habitual, com a remessa, para muitos destinatários, de mensagens fraudulentas de correio eletrónico.
Em nota enviada, o Gabinete Cibercrime do Ministério Público informa que identificou campanhas deste género dirigidas a clientes de vários bancos, quer por mensagem quer por e-mail. Em todas estas mensagens, os seus emitentes alegam ser representantes dos bancos em causa e solicitam urgência na resposta. Incitam ao acesso à página, ou à aplicação informática, dos bancos e àquilo que chamam de “autenticação”, ou “verificação”, ou interação de natureza análoga. Normalmente, inclui-se sempre um botão com um link que, supostamente, deve facilitar o acesso à conta bancária do destinatário.
[shc_shortcode class=”shc_mybox”]
Os links contidos em todas estas mensagens fraudulentas. Em todas as situações identificadas, quando se utiliza o link incluído nas mensagens fraudulentas, a página falsa acedida solicita ao utilizador que introduza as suas credenciais de acesso ao legítimo site do banco em causa. Porém, nenhum destes sites, onde tais informações são introduzidas, é gerido por nenhum daqueles bancos nem por eles autorizado.
Se a vítima aceder a eles e neles introduzir a informação que se lhe solicita (os códigos de acesso à conta bancária online), fornecerá aos autores destes factos dados de acesso, no legítimo site dos bancos, à sua conta bancária. E assim, permitirá que terceiros procedam a movimentos bancários por esta via.
A generalidade destas páginas está alojada em fornecedores de serviço na chamada cloud, disponibilizada para qualquer utilizador, de qualquer parte do mundo. Quanto às mensagens de correio eletrónico, da mesma forma, ocorre terem sido emitidos a partir de servidores de webmail. Mas foram igualmente identificadas situações em que foram utilizados serviços de email php, baseados, portanto, em páginas web.
[/shc_shortcode]


O concelho de Elvas regista esta segunda-feira, 24 de janeiro, mais 17 casos de Covid-19.
Decorreu ontem, dia 23 de janeiro, a receção dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, em Montemor-o-Novo, um dia que ficou marcado pelas atividades e iniciativas promovidas pelos jovens montemorenses, para toda a população do concelho.
O Alentejo regista, esta segunda-feira, 24 de janeiro, mais dois óbitos por Covid-19 e 666 novos casos da doença.
Portugal regista, esta segunda-feira, 24 de janeiro, mais 32.758 casos de infeção e 44 óbitos associados à doença. São também hoje reportadas 12.875 recuperações.
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) lançou no passado mês de dezembro, o Guia de Acolhimento para Migrantes, um documento orientador que tem como objetivo facilitar o trabalho das instituições públicas, privadas e da sociedade civil e apoiar as pessoas migrantes que pretendam viver em Portugal.
A APAV promove um curso de formação, intitulado de “Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência” promovido pela APAV, enquanto beneficiária do Projeto de Formação de Profissionais do Setor da Saúde, cujo Organismo Intermédio é a Administração Central do Sistema de Saúde, I. P.
Figueira e Barros, no concelho de Avis, vai ter uma Estação da Biodiversidade da Tagis, o Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
A Delta, do Grupo Nabeiro, lidera o ranking das marcas com maior relevância e melhor reputação de 2021, tendo obtido a melhor avaliação, (83,5 pontos em 100).
Campo Maior regista esta segunda-feira, 24 de janeiro, cinco novos casos de Covid-19 e 41 altas.