Rondão Almeida quer Herdade da Comenda para zona industrial

O presidente da câmara de Elvas, Rondão Almeida, quer que a zona industrial de Elvas passe para a Herdade da Comenda, junto à fronteira do Caia, uma vez que os terrenos destinados atualmente para o efeito, que vão desde a estação ferroviária de Elvas ao nó das Sochinhas, são de particulares.

O autarca antevê já algumas dificuldades na aquisição desses terrenos: “as pessoas deduzem que têm um olival e, só por ele estar classificado como zona industrial, podem exigir milhões por ele. Numa primeira fase, tal como estou a fazer com os proprietários das casas degradadas, irei reunir com todos os proprietários dos terrenos. Se estiveram disponíveis a vender a sua propriedade, dentro de um preço acessível, em que não perca nenhuma das partes, continuarei a ir por esse caminho e alargarei a zona industrial para esse lado”.

Se os proprietários não se mostrarem recetivos à negociação, Rondão Almeida explica que “na Herdade da Comenda estão disponíveis cerca de 120 hectares de terreno, propriedade do Ministério da Agricultura. Nesse sentido, eu tenho que estar ao pé daqueles que eu deduzo que podem colocar a Herdade da Comenda, onde se fixava a plataforma logística há oito anos, nas mãos da câmara municipal”.

Caso o Governo ceda este terreno e crie as condições necessárias para o infraestruturar, “poderá surgir uma grande zona industrial, como complemento à plataforma logística”, garante Rondão Almeida.