Jogos de futebol no fim-de-semana na AF de Portalegre

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre tem marcados 32 jogos de futebol, em nove escalões etários, neste fim-de-semana, de sábado dia 22 e domingo 23 de janeiro.

Na Taça da Associação de seniores, há quatro jogos, às 15 horas: na Série A, Castelo de Vide-Arronches (sábado) e Gafetense-Elétrico (domingo); na Série B, Mosteirense-Estrela e Gavionenses-Crato (ambos no domingo).

Na Taça da Associação de juniores, primeira fase, há dois encontros no sábado, às 15 horas: na Série A, Campomaiorense-Portalegrense; e na Série B, Fronteirense-Elétrico.

No campeonato distrital de juvenis, fase única, há quatro partidas no domingo: Elétrico-Fronteirense, “O Elvas”-“Os Elvenses”, Castelo de Vide-Montargilense (todos às 10.30 horas) e Nisa-Portalegrense (15 horas).

No campeonato distrital de iniciados, fase única, há cinco jogos, às 10.30 horas de domingo: Gavionenses-Estrela, Crato-Fronteirense B, Campomaiorense-“O Elvas” B, Fronteirense A-Elétrico e Portalegrense-Nisa.

No campeonato distrital de sub-13, fase única, há três encontros no sábado: Portalegrense-Crato, Fronteirense A-Castelo de Vide (ambos às 10 horas) e Campomaiorense-Elétrico (11.15 horas).

No campeonato distrital de sub-12, fase única, há quatro partidas no sábado: Campomaiorense-Gavionenses (10 horas), Arronches-“Os Elvenses” (10.30 horas), “O Elvas”-Portalegrense B (11 horas) e Portalegense A-Nisa (11.15 horas).

No campeonato distrital de sub-11, fase única, há quatro jogos no sábado: “O Elvas” A-Campomaiorense (10 horas), “Os Elvenses”-Hispanoluso, Elétrico-Estrela (ambos às 10.30 horas) e Fronteirense-“O Elvas” B (11.15 horas).

No campeonato distrital de sub-10, primeira fase, há quatro encontros, no sábado, às 10.30 horas: Campomaiorense-Nisa, Estrela-Portalegrense, Arenense-Monfortense e Elétrico-Castelo de Vide.

No campeonato distrital de benjamins, fase única, há duas partidas, no domingo, às 11 horas: Montargilense-Sousel e Avisenses-Elétrico.

Estremadura espanhola regista 19.657 casos Covid e 35 mortes numa semana

A Estremadura espanhola registou, na última semana, 19.657 novos casos de Covid-19. Já nas últimas 24 horas, foram 3.039 os casos notificados, nesta região, dos quais 877 dizem respeito à Área de Saúde de Badajoz.

Além disso, 35 pessoas perderam a vida, nos últimos sete dias.

Nas unidades hospitalares da Estremadura espanhola estão 223 pessoas internadas, 28 em Unidades de Cuidados Intensivos. Desde a passada quinta-feira, verificou-se a recuperação de 12.200 doentes.

Novo máximo de casos Covid em Elvas: 157 esta quinta-feira

Elvas regista esta quinta-feira, 20 de janeiro, mais 157 casos de Covid-19, o maior número de sempre de novas infeções registadas, no concelho, num único dia.

Nas últimas 24 horas, foram também dadas como recuperadas da doença 126 pessoas.

O número de casos ativos no concelho sobe agora para 329, mais 31 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 3.675 casos positivos, 36 óbitos e 3.310 recuperações.

Concerto da Banda 1º de Dezembro este sábado no Centro Cultural de Campo Maior

A Banda 1º de Dezembro volta ao Centro Cultural para um Concerto de Ano Novo, este sábado, 22 de janeiro, às 21.30 horas.

Trata-se de um concerto “com um reportório que é uma fusão entre o concerto que a banda tinha preparado para o aniversário, assim como o de ano novo, que não se realizaram anteriormente, devido à pandemia”, explica a vereadora na Câmara de Campo Maior São Silveirinha.

O espetáculo está marcado para as 21.30 horas e a entrada é gratuita, contudo é obrigatório o uso de máscara e a apresentação do Certificado de Vacinação válido.

Luís Rosinha: Centro de Artes e Ofícios é promessa, mas há outras prioridades

Após cem dias à frente dos destinos da Câmara Municipal de Campo Maior, o mandato de Luís Rosinha, fica, desde já, associado à elevação das Festas do Povo a Património Cultural e Imaterial da UNESCO, bem como à conquista de um financiamento de 15 milhões de euros, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para investimento na zona industrial da vila.

Para o presidente da Câmara, “é fundamental” que as festas do povo se realizem, assim que possível e que a pandemia o permita, apontando, já para o ano que vem, a próxima edição do evento. “Não podemos olhar para um evento como este, numa situação em que estamos hoje em dia ainda, e temos de perceber que este é um evento de união e comunhão entre as pessoas, que neste momento não podemos provocar”, assegura.

A elevação, a 15 de dezembro do ano passado, adianta Rosinha, aumentou a responsabilidade que já sentiam a autarquia, a Associação das Festas do Povo de Campo Maior e a própria população. “Nós já a sentíamos, porque percebíamos que é um evento que vai sendo feito pelos mais velhos, que tinha de existir aqui uma salvaguarda nos modelos de conceção e própria execução da flor, e aquilo que a câmara já está a preparar que tem muito que ver com um processo educativo”, revela.

Incorporar a tradição das Festas do Povo na comunidade escolar é, assim, uma das prioridades: “os nossos alunos terão que sentir a necessidade daquele trabalho voluntarioso, mas que é a nossa mostra ao mundo mais significativa, e agora com um selo de património da UNESCO, que nos trará, de certeza, muito mais a ganhar”.

Quanto aos fundos do PRR, que superam o valor do orçamento municipal para este ano, que é de 14 milhões e 800 mil euros, revela o autarca, começa-se já a tratar do procedimento de contratação. “Estamos praticamente a assinar o termo de aceitação com a CCDR e a perceber quais são as questões não ilegíveis”, revela Luís Rosinha.

O Centro de Artes e Ofícios, prometido em campanha eleitoral pelo PS, virá a ser uma realidade, garante ainda o autarca, mas que, por agora, as prioridades são outras. “Iremos fazer esse caminho, começamos a identificar o espaço para fazer esse centro, perceber quais as necessidades que vamos lá colocar, se será uma coisa mais direcionada para aquilo que é a Festa da Flor em si, mas também para outros atos, porque não nos podemos esquecer, que associadas às Festas do Povo, temos as Saias, a nossa cultura popular”, lembra.

Relativamente ao investimento, com base nos fundos do PRR, o presidente da Câmara de Campo Maior não tem dúvidas que irá resultar em mais fixação de empresas, mais empregos e mais investimento. “A fixação de jovens pode muito estar atrás de um projeto como este, porque falamos em questões muito em voga, que tem a ver com novas profissões, que tem a ver com a criação de uma zona totalmente coberta das redes 5G”, remata.

Estes foram apenas alguns dos temas abordados numa entrevista feita esta quinta-feira, pelo diretor da Rádio Campo Maior, António Ferreira Góis, a Luís Rosinha. Pode ver e ouvir a entrevista, na íntegra, aqui.

Portugal com novo máximo de casos nas últimas 24 horas

Portugal registou, nas últimas 24 horas, um novo recorde de novos casos de Covid-19: mais 56.426 casos e 34 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se 28.301 casos de recuperação.

Esta quinta-feira, dia 20, em todo o território nacional, há 2004 doentes internados, mais 45, 152 em unidades de cuidados intensivos, menos um.

Alentejo com mais 1912 casos Covid

O Alentejo regista esta quinta-feira,20 de janeiro, 1912 novos casos de infeção por Covid-19, não havendo, nas últimas 24 horas, óbitos associados à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 68.238 infetados e 1104 mortes.

Luís Rosinha em entrevista na Rádio Campo Maior (c/ vídeo)

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha esteve, esta quinta-feira, dia 20, em entrevista na Rádio Campo Maior e Rádio ELVAS ELVAS, para falar sobre os primeiros cem dias do seu atual mandato à frente da autarquia campomaiorense.

Veja, ou reveja, aqui o vídeo da entrevista, conduzida por António Ferreira Góis, diretor das rádios do grupo Alentejo em FM:

Iniciativa Jean Monnet financia escolas com 30 mil euros

A Comissão Europeia lançou a iniciativa Jean Monnet «Aprender sobre a UE», uma nova oportunidade de financiamento para melhorar o ensino sobre a União Europeia nas escolas, redes de escolas e formadores em ensino profissional.

As organizações interessadas podem candidatar-se “até 1 de março a uma bolsa de até 30 mil euros por um período de três anos”, segundo Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo. As atividades devem realizar-se ao longo do ano letivo e podem incluir semanas de projeto, visitas de estudo e outras atividades imersivas.

A iniciativa Jean Monnet «Aprender sobre a UE» está em destaque na edição desta semana do programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.

Mais 30 casos de Covid-19 identificados em Campo Maior

Campo Maior regista esta quinta-feira, 20 de janeiro, 30 novos casos de Covid-19 e 18 recuperações.

Encontram-se ativos, ao dia hoje, no concelho, 116 casos de infeção, mais 18 do que ontem.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 1.434 casos positivos, 14 óbitos e 1.304 altas.