Museu Interativo do Megalitismo em Mora com exposição permanente sobre pré-história

O Museu Interativo do Megalitismo é uma infraestrutura sediada em Mora, na antiga Estação Ferroviária da localidade, que pretende valorizar e divulgar o património megalítico do concelho, afirmando a memória histórico-cultural de Mora.

O vereador da Câmara Municipal de Mora, António Ferreira, informa que este museu “abriu ao público a 15 de setembro de 2016”, acrescentando que este foi “construído a pensar no imenso património megalítico que temos no nosso concelho e também nas populações da pré-história recente, que construíram aqui monumentos e dos quais temos muitos exemplos no nosso concelho”. O museu está organizado em quatro secções, “na sala de exposições, tem a apresentação, tem a secção da vida, a secção da morte e da contemplação”, explicando-se ao longo destas quatro fases, o que era a pré-história e especialmente da vida no megalítico.

Apesar de a maior parte das peças, em exposição, serem provenientes do concelho, o vereador explica que “também temos outras peças vindas de outros concelhos, como Sesimbra e Alter do Chão”. Através da interatividade do museu os visitantes e as suas famílias, podem aprender, “a pensar no megalítico, a testar os seus conhecimentos em mesas interativas, com quizzes e jogos”, sendo esta uma excelente oportunidade para passar tempo em família.

O Museu conta com uma exposição permanente e “de três em três meses temos exposições temporárias, também para dinamizar”, revela o vereador.  Esta infraestrutura é também importante para a aprendizagem dos alunos, declara António Ferreira, “normalmente os quintos e sextos anos são as turmas que mais nos procuram”, tornando-se esta uma excelente oportunidade de promover o ensino dos mais jovens, permitindo que quem o visite “veja coisas reais e deixar um bocadinho o que se vê nos livros para coisas mais reais”.

No que toca às normas relativas à covid-19 o vereador explica que se aplicam “a regras normais de museu, uso de máscara e desinfeção das mãos”, deixando em forma de convite um apelo à população para visitar esta infraestrutura, “visite o Museu Interativo do Megalitismo, talvez fazer uma combinação com o resto do concelho e juntar este passeio com o do Fluviário”, preenchendo o dia com uma visita a vários pontos turísticos e culturais de Mora.