Ouguela, em Campo Maior, e Juromenha, no concelho de Alandroal, contam, este Natal, com uma iluminação, em forma de estrela gigante, da campanha “Luzes com Presença”, da Missão Continente.
Além de ajudar instituições, a Missão Continente decidiu, nesta quadra festiva, acender uma luz numa região onde o isolamento social faz parte do dia a dia dos habitantes.
O presidente da Junta de Freguesia de São João Batista, em Campo Maior, Miguel Tavares, revela que depois de se ter tido conhecimento da iniciativa, procurou-se inscrever Ouguela, na iniciativa, que acabou por ser aceite. “Tudo correu bem, houve sempre um grande empenho por parte das equipas de montagem, como pelos funcionários do município e da junta de freguesia e preparámos também a envolvente para receber a estrela”, revela.
Miguel Tavares recorda que, nos últimos Censos, apesar de antes já ter essa perceção, Ouguela tem ficado despovoada. “As pessoas vão envelhecendo, não há jovens, a construção local sempre foi bastante limitada pela envolvente histórica que tem”, acrescenta.
Ainda assim, há “dois ou três imóveis” no exterior e mais quatro no interior da Praça de Armas do Castelo, que a junta de freguesia quer ver recuperados, tentando “fazer tudo por tudo para que, pelo menos, se tenha qualidade de vida”. “Estamos super focados em Ouguela, há uns tempos a esta parte, e sobretudo agora, que percebemos que o envelhecimento chegou. A qualidade de vida vai diminuindo e temos de estar sempre presentes, ainda para mais com a pandemia, que fez com que tivéssemos uma atenção redobrada, para que não faltasse nada às pessoas”, diz ainda o presidente da Junta de Freguesia de São João Batista.
Miguel Tavares garante ainda que “a luta é diária” para que se consiga acompanhar e resolver sempre os problemas dos habitantes de Ouguela. “Penso que estamos a conseguir, mas a tarefa nunca está feita”, diz ainda, assegurando que é importante que a população perceba que não está sozinha.
Já o presidente da União de Freguesias de Alandroal, Mina do Bugalho e Juromenha, Manuel Fialho, revela que foram contactados para participar no projeto, tendo o mesmo sido abraçado de imediato. “A estrela está lá para iluminar e foi colocada num sítio enquadrada com a Fortaleza de Juromenha”, explica. A estrela, diz ainda, estará iluminada, em Juromenha, bem como em Ouguela, até ao Dia de Reis, dia 6 de janeiro.
Ouguela e Juromenha são duas de 20 localidades, em todo o país, que foram iluminada, este natal, com esta estrela da Missão Continente, em prol do combate à solidão e ao isolamento social.


Elvas regista este sábado, 25 de dezembro, dois novos casos de Covid-19.
Nesta época de Natal, António Anselmo (na foto), presidente da câmara municipal de Borba, deseja “a todos os alentejanos e a todos os portugueses um Natal bom e um ano de 2022 tranquilo e seguro”.
Portugal regista este sábado, 25 de dezembro, mais 10.016 casos de Covid-19 e dez óbitos, associados à doença.
A região Alentejo registou, nas últimas 24 horas, 266 novos casos de Covid-19, e não há registo de óbitos, associados à doença, a lamentar.
O concelho de Campo Maior regista este sábado, 25 de dezembro, 12 novos casos de infeção por Covid-19.
Esperança e resiliência: são estas as duas palavras que se destacam, na mensagem de natal que Jorge Grifo, presidente da Assembleia Municipal de Campo Maior, quis deixar, nesta quadra festiva, aos microfones da Rádio Campo Maior.
Hoje, dia 25 de dezembro, é dia de Natal.
Já em Campo Maior, hoje, dia 25 de dezembro, data em que se celebra o Nascimento de Jesus, há duas missas: uma às 11 horas na Igreja Matriz, e outra às 18 horas, no Mosteiro.