António Costa anunciou, esta terça-feira, que Portugal deve “prevenir para mais tarde não ter de remediar” no que toca à Covid-19, pelo que o Governo decidiu avançar com um novo pacote de medidas.
Os testes gratuitos passam de quatro para seis por pessoa por mês. Para além disso, o Governo decidiu antecipar para as 0 horas de 25 de dezembro, o teletrabalho obrigatório, o encerramento de creches e ATL (com apoio às famílias) e encerramento de discotecas e bares (com apoio às empresas).
Passa também a ser obrigatório apresentar teste negativo à Covid-19 para entrar nos estabelecimentos turísticos e alojamento local, casamentos, batizados e eventos empresariais. A lotação nos estabelecimentos comerciais passa a ser de uma pessoa por cada cinco metros quadrados. O teste negativo passa a ser obrigatório também para acesso a espetáculos culturais e recintos desportivos (salvo decisão da DGS).
Nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1 de janeiro, é obrigatório também apresentar teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano. Estão proibidos ajuntamentos na via pública de mais de dez pessoas na passagem de ano, assim como o consumo de bebidas alcoólicas.
No final do ano, alertou o primeiro-ministro, a Ómicron já deve ser a variante dominante, com cerca de 90% dos novos casos. Ainda assim, face ao ano passado, há agora três vezes menos de internamentos relacionados com a Covid-19; os internamentos em Cuidados Intensivos têm registado “uma queda substancial” e, apesar da existência de óbitos, o número de mortes também se encontram abaixo do ano passado, pelo que, a “estratégia de vacinação vale a pena”.
Desde do último reforço do controlo das fronteiras, com a exigência de testes negativos para entrar em Portugal, foram fiscalizadas mais de 600 mil pessoas e 6.000 voos. Foram aplicadas multas a 1.400 passageiros e 38 companhias aéreas por falta de teste.

A Câmara Municipal de Vila Viçosa, depois de aceitar a transferência de competências da ação social, decidiu aceitar também as do domínio da educação.
Elvas regista hoje sete novos casos de Covid-19 e 18 altas.
O Alentejo regista, esta terça-feira, 21 de dezembro, 138 novos casos de Covid-19 e mais um óbito, associado à doença.
O Grupo Nabeiro-Delta Cafés encontra-se a recrutar para várias áreas e em todo o país, havendo três ofertas de emprego em Campo Maior.
Os excessos, nas épocas festivas, é algo comum, principalmente com a noite da consoada à porta, que como todos sabemos é celebrada à mesa.
O concelho de Campo Maior regista esta terça-feira, 21 de dezembro, mais três casos de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos sobe para 14.
A Capela do Forte de Santa Luzia acolhe, até 6 de janeiro, uma exposição de roncas, da autoria do colecionador António Brinquete.
A Iniciativa Liberal formalizou ontem, 20 de dezembro, a sua candidatura às eleições legislativas de 30 de janeiro, pelo círculo eleitoral de Portalegre.
Um homem, de 45 anos, foi detido este domingo, 19 de dezembro, por posse de munições proibidas, no concelho de Fronteira.