Tarifas da EDP Comercial fazem subir em 90 cêntimos fatura em 2022

As tarifas de eletricidade da EDP Comercial vão subir, em média, 2,4 por cento, já em 2022, sendo que fatura da luz, para as famílias, deverá subir cerca de 90 cêntimos por mês.

O aumento, a partir de 1 de janeiro, segundo a presidente da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, acontece “num contexto de subida relevante dos preços de energia no mercado grossista”.

Ao longo de todo o ano, a EDP Comercial tenciona manter as tarifas, dando “continuidade à estratégia de estabilidade de preços que permitiu manter inalterados os preços dos clientes também em 2021, quando o mercado de energia atingiu valores recorde”.

A atualização da tarifa, segundo a EDP Comercial, deve-se à “subida continuada do custo de aquisição da energia elétrica e da atual previsão de variação das tarifas de acesso às redes a definir pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022”.

A ERSE divulga até 15 de dezembro os preços da eletricidade no mercado regulado para o próximo ano, sendo que a proposta é de uma subida de 0,2 por cento para as famílias (baixa tensão normal), com a redução das tarifas de acesso à rede (de 52,2 por cento) a atenuar a subida dos preços, devido ao custo da componente energia.

Elvas regista um novo caso Covid e duas altas

Elvas regista esta terça-feira, 7 de dezembro, um novo caso de infeção por Covid-19, assim como mais duas recuperações da doença.

No concelho, encontram-se 23 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, o concelho registou 1.822 casos positivos, 29 óbitos e 1.770 altas.

Mais 3.417 casos Covid e 21 mortes em Portugal

Portugal regista esta terça-feira, dia 7 de dezembro, mais 3.417 casos de Covid-19 e 21 mortes associadas à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 4.969 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 936 doentes internados, menos 12 que ontem, 133 em unidades de cuidados intensivos, menos dois.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 1.172.420 casos de infeção, 18.572 mortes e 1.093.264 altas.

Identificados mais 74 casos Covid no Alentejo

O Alentejo regista hoje, 7 de dezembro, 74 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, por outro lado, não foram reportados óbitos associados à doença, na região.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 43.083 casos positivos e 1.066 óbitos.

Romaria a cavalo liga Estremoz a Vila Viçosa esta quarta-feira

A tradicional Romaria a cavalo, que liga Estremoz a Vila Viçosa, realiza-se amanhã, dia 8 de Dezembro.

João Rodrigues, presidente da Associação Equestre de Estremoz, entidade organizadora do evento, refere que “a primeira romaria realizou-se em 2004, com 17 cavaleiros. Há cerca de dois anos já marcaram presença 140 cavaleiros.”.

Na romaria marcam presença cavaleiros de vários pontos do país: “desde Almeirim, Alpiarça, Braga, Montijo, entre outros. Para quem vem de mais longe, tem a hipótese de vir na véspera e deixar os animais no parque de feiras e exposições, onde o Regimento de Cavalaria nº3 e a Câmara Municipal de Estremoz vão instalar uma espécie de boxes para as pessoas estarem mais descansadas”.

A concentração está marcada para as 8.15 horas, no Rossio Marquês de Pombal, seguindo-se a bênção dos cavaleiros e a saída dos participantes.

A chegada a Vila Viçosa e integração na Procissão de Nossa Senhora da Conceição deverá acontecer às 15.30 horas.

Razões que levam as pessoas a ser destras ou canhotas no De Boa Saúde”

Estima-se que, a nível mundial existam cerca de 11% de canhotos. Mesmo depois de muitos estudos sobre o corpo humano e o seu comportamento, ainda não se descobriu o motivo que leva uma pessoa a ser destra ou canhota.

No programa “De Boa Saúde” desta semana, o médico Pintão Antunes explica que uma pessoa canhota “não sofre de qualquer patologia” e relembra que nunca se deve obrigar as crianças a escrever com a mão direita. Pintão Antunes esclarece que o facto de as pessoas serem canhotas “está relacionado com questões genéticas”.

A razão que leva as pessoas a serem canhotas é o tema em destaque esta semana no programa “De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Município de Campo Maior promove testagem da população do concelho

Com o aumento de novos casos diários de infeção por Covid-19, no concelho, a Câmara Municipal de Campo Maior decidiu promover a realização de uma testagem comunitária aos residentes, bem como aos trabalhadores do concelho.

Em regime de “drive-thru”, o processo de testagem, explica o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, decorre durante quatro dias, sendo o primeiro, já amanhã, 8 de dezembro, entre as 9 e as 13 horas e das 14 às 17 horas no Complexo de Piscinas Cobertas da Fonte Nova. Por dia, realizar-se-ão um total de 150 testes.

Os testes serão depois realizados nos dias 12, 18 e 23 de dezembro, nos mesmos horários. Com isto, o município procura, para além de contribuir para um maior sentimento de segurança, para uma quadra festiva “mais tranquila”.

Esta é uma medida, adianta o autarca, que surge depois de se já se falar, a nível dos responsáveis pela área da saúde, na existência de uma transmissão comunitária do vírus em Campo Maior.

A testagem é gratuita, sendo que as pessoas testadas recebem, posteriormente, emissão de certificado comprovativo pelo Município.

No caso dos residentes de Degolados e Ouguela, que necessitem transporte, revela ainda Luís Rosinha, deverão entrar em contacto com a respetiva Junta de Freguesia.

Mais nove casos Covid e duas altas em Campo Maior

Campo Maior regista esta terça-feira, 7 de dezembro, mais nove casos positivos de Covid-19, assim como duas recuperações.

No concelho, há agora 37 casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior já registou 837 casos positivos, 12 óbitos e 788 recuperações.

Arquidiocese de Évora recebe símbolos das jornadas Mundiais da Juventude

Foto: Foto KBO SDM Departamento Nacional para a preparação da JMJ, na Polónia

As paróquias que pertencem à Arquidiocese de Évora vão receber, no mês de Janeiro, os símbolos das jornadas Mundiais da Juventude: a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora.

“Durante todo o mês, quase todas as paróquias vão receber estes símbolos, no âmbito das preparações para as Jornadas Mundiais da Juventude. As atividades vão ser dinamizadas pelos jovens da própria paróquia e vai ser extraordinário para eles”, referiu-nos o padre Fernando Lopes, o responsável pela Pastoral Juvenil e pelo Comité Organizador Diocesano de Évora.

No decorrer dessa visita, o Santuário de Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo, vai receber a certificação de santuário JMJ da Diocese, uma distinção que torna o  o Santuário “num ponto de referência para atividades da diocese e também a nível nacional”.

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude estão este mês de Dezembro na Arquidiocese de Beja, seguindo em Janeiro para a de Évora.