Ajudar quem mais precisa: nem a pandemia coloca entraves na missão dos voluntários do MTA de Elvas

Em tempo de Covid-19, e durante dois períodos de confinamento, todos fomos alertados para a importância e, em muitos casos, a obrigatoriedade, de ficar em casa, privilegiando o teletrabalho. Mas participar em ações de voluntariado foi uma das exceções previstas ao dever de recolhimento geral. Mesmo na pior altura da pandemia, muitos voluntários continuaram a dedicar parte dos seus dias à missão de ajudar os outros.

Em Elvas, o Movimento Teresiano de Apostolado (MTA), com os seus vários projetos, de cariz social, de apoio aos mais necessitados, ainda que tenha conhecido algumas limitações, não ficou parado. Exemplo disso é o programa “Ajudar a Crescer”, através do qual os voluntários procuram fornecer alimentação e vestuário, não só aos bebés, até dois anos, assim como às famílias dessas crianças.

“Asseguramos a alimentação, a roupa, tudo o que é necessário ao bebé, mas ajudamos também a mãe e o pai, porque para o bebé estar bem, sabemos que também o cuidador tem de estar bem”, começa por explicar a responsável por este projeto, Manuela Mendes. “Há muita falta de afeto, muitas mães jovens, e tentamos, com o nosso atendimento, ajudar, não só o bebé, mas o todo da família”, acrescenta.

Apesar da pandemia, garante a voluntária, o apoio às mães de bebés, que mais necessitam destas ajudas, não deixou de ser feito, ainda que de uma forma diferente. “Demos sempre resposta, nunca abadonámos, porque pensamos que, agora, com maior necessidade e mais frágeis, não podíamos deixar de parte”, assegura. Em vez de semanal, o apoio a estas famílias, contudo, passou a ser mensal: “uma vez por mês, para não haver tanta deslocação, demos sempre o correspondente a cada semana, mas de uma só vez”.

Para poder ajudar os mais necessitados, o MTA tem contado sempre com o apoio, quer da população, quer de entidades privadas e algumas instituições. No caso do projeto “Ajudar a Crescer”, ajuda financeira da Fundação Mariana Martins, até porque, recorda Manuela Mendes, são necessários “os leites, as substituições dos leites e a medicação”. Já a comunidade acaba por ser solidária, doando, muitas vezes, tudo o que sejam roupas, e não só, que possa servir para os bebés destas famílias.

Para além de “Ajudar a Crescer”, o MTA de Elvas tem também os projetos da Loja e Roupeiro Social, para fornecer roupa às famílias; “Passos da Noite”, através do qual se leva uma refeição quente, por dia, a quem mais dela precisa; “Mateus 25”, para apoio aos reclusos do Estabelecimento Prisional de Elvas; “Porta a Porta”, para a entrega de pão a mais de 30 agregados familiares; e “Coração d’Ouro”, que apoia idosos, ao domicílio, em situação de isolamento.

Para a mentora do MTA de Elvas, a irmã Maria de Fátima Magalhães, só é possível encontrar sentido e razão de viver, fazendo dela um serviço aos outros, que é, na prática, aquilo que os voluntariados fazem, diariamente, através dos vários projetos. “O homem só se realiza se se der, se for amado e se amar. A vida é um dom de Deus e nós só encontramos sentido para a mesma, dando-nos, fazendo dela um serviço aos outros”, garante. “Eu encontro muita gente que não tinha sentido para viver e através destes projetos encontram razão de viver”, diz ainda.

Hoje, 5 de dezembro, é Dia Internacional do Voluntariado.