O concelho de Elvas não regista hoje novos casos de infeção por Covid-19.
Este sábado, dia 21 de novembro, o concelho conta com mais uma recuperação pelo que estão ativos cinco casos.
A ArJovem, a Associação de Jovens de Arronches, juntamente com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), decidiu, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que se assinala este sábado, 20 de novembro, através das próprias crianças das escolas, recordar os seus direitos, num vídeo já divulgado nas redes sociais.
Com a realização deste vídeo, alusivo aos dez princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, que será apresentado na segunda-feira, no Agrupamento de Escolas de Arronches, a associação, revela a presidente, Mariana Paulino, quis “ter a certeza que as crianças conhecem os seus direitos”. “Achámos que recorrer às crianças de Arronches era o mais adequado para também puxar a curiosidade delas, o interesse para verem o vídeo e para estar dentro dos próprios direitos delas”, adianta. No final da apresentação do vídeo, na escola, a ArJovem terá oportunidade de dialogar com as crianças, para esclarecer as dúvidas das mesmas sobre o tema.
Mariana Paulino defende ainda que “não se pode fechar os olhos ao que se passa”, muitas vezes, no seio das famílias, lembrando que as crianças “não são propriedade dos pais”. Trabalhar os direitos das crianças é, na prática, “melhorar a sociedade”, diz ainda. “Se os direitos delas não forem respeitados, elas têm todo o direito de recorrer a nós, até porque não queremos que a CPCJ seja uma entidade de primeira linha: primeiro estão os pais, a escola, o centro de saúde, a sociedade em geral e, só depois, a CPCJ”, adianta.
A presidente da Ar Jovem garante ainda que é com muito orgulho que olham para o trabalho realizado, assegurando que o mais importante é perceber se as crianças conhecem os seus direitos. A produção do vídeo esteve a cargo de Duarte Bivar. O trabalho final pode ser visto aqui:
A ArJovem é uma associação sem fins lucrativos, fundada por jovens arronchenses, com o intuito dinamizar e sensibilizar o concelho através da promoção de atividades dirigidas não só a jovens, mas também a todas as faixas etárias.
Os dez princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças:
O padre Fernando Lopes é o responsável pela Pastoral Juvenil e pelo Comité Organizador Diocesano de Évora e explicou-nos que “este dia pretende dar um novo alento para as jornadas mundiais da juventude, marcadas para 2023 em Lisboa. E, sobretudo, este encontro, este caminho tão especial com Jesus que nos faz tanto sentido”.
Este dia celebra-se todos os anos num local diferente da diocese. Elvas deveria ter recebido estas comemorações o ano passado “mas a pandemia não o permitiu. Nesse sentido, quisemos manter o compromisso, até porque, em 2023, a cidade vai acolher 300 jovens franceses, dai também a importância de hoje receber este dia”, sublinhou o pároco.
O Dia Diocesano da Juventude decorre ao longo de todo o dia na cidade de Elvas.
O Coral Públia Hortênsia de Castro vai apresentar, este domingo, dia 21, um concerto na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas.
A iniciativa, marcada para as 19 horas, é uma homenagem à padroeira dos músicos, Santa Cecília, vai incluir um repertório composto por 14 temas musicais e a atuação tem o apoio da Câmara Municipal de Elvas.
A entrada do público neste concerto é livre, mas são obrigatórios o uso de máscara e o cumprimento do distanciamento social.
No âmbito das comemorações dos 18 anos do Centro Cultural de Campo Maior decorre este sábado, 20 de novembro, neste espaço municipal, um workshop de ballet clássico.
A professora María José Cid, responsável pelas aulas de ballet, esta explica que “para estas aulas é pedido aos alunos que vão mascarados, com o objetivo de construir um conto de magia”, neste “mundo mágico que é o ballet, onde nos conseguimos transformar em qualquer personagem”.
É objetivo “contribuir de uma forma mais artística para o crescimento não só dos alunos, mas de todos aqueles que queiram participar, por isso pensámos nesta atividade e queremos que cada aluno convide outro amigo ou familiar e que deverão também ir mascarados, para ativar a imaginação”.
As aulas de ballet clássico, dos projetos de formação do município de Campo Maior contam, atualmente, com 30 alunos, sendo que é objetivo captar ainda mais.
O workshop tem início às 15 horas, com o título “Imaginando Contos”, para crianças dos quatro aos dez anos e, às 16.15 horas, principia o “Hoje Começo a Dançar”, para maiores de dez anos.
O próximo concurso do Euromilhões, na terça-feira, vai contar com um jackpot de 145 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave de ontem.
O segundo prémio, no valor de 493 mil euros saiu a dois apostadores com boletim registado no estrangeiro, assim como o terceiro prémio, de 46 mil euros, que saiu a cinco apostadores no estrangeiro.
Em Portugal saíram quatro quartos prémios, no valor de 1467 euros.
A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 22, 26, 38, 47 e 50 e pelas estrelas 2 e 6.
A companhia de teatro Ajagato apresenta, esta noite de sábado, 20 de novembro, o espetáculo “Vai Vem”, no Centro Cultural de Campo Maior.
A viagem, nesta peça de teatro começa com um homem, um motivo e um lugar, que conta as histórias de quatro personagens, um naufrágio e o alto mar. Uma viagem incerta, inacabada e infinita, aparece suspensa num cenário através de mínimos relatos que nos lembram o Homem, tão familiar e enigmático, tão próprio como estranho, tão migrante como estático.
A vereadora no município campomaiorense, São Silveirinha explica que se trata, principalmente de uma peça de teatro “com uma forte aposta na linguagem visual”.
O espetáculo de teatro “Vai Vem” tem início marcado para as 21.30 horas.