Feira da Castanha é nos dias 13 e 14 em Marvão

O Município de Marvão promove, nos dias 13 e 14 de novembro, a 37ª edição da Festa do Castanheiro – Feira da Castanha, em homenagem a uma espécie endógena do concelho e da região, o castanheiro, e o seu fruto, a castanha. Este ano, o certame volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2020, provocado pela pandemia da Covid-19, com o objetivo de celebrar e elevar a produção local de castanha.

Durante dois dias, a Feira da Castanha transforma a vila de Marvão numa autêntica montra do mundo rural, onde se pode encontrar o que de melhor se produz no concelho, como os frutos secos, os enchidos, azeite, licores, vinho, queijos, compotas ou doces. Será ainda possível encontrar artesãos que trabalham os bordados tradicionais com casca de castanha, ou a cestaria em madeira de castanheiro. Um artesanato que tem como matéria-prima o castanheiro e que faz parte do património cultural marvanense.
Nos Largos do Terreiro, de Santa Maria e do Pelourinho vão estar situados os três tradicionais magustos, com a melhor castanha assada e vinho produzido do concelho de Marvão. O evento conta com uma programação diversificada e que inclui várias atividades, showcookings, uma conferência onde vão ser debatidas as estratégias para impulsionar a fileira da castanha em Marvão, um mercado de produtos locais, exposições de artesanato e animação, com a presença de grupos folclóricos, de música popular portuguesa, fanfarras, grupos de bombos, animação circense e teatro de rua.
“A Feira da Castanha está de volta a Marvão, mesmo com algumas limitações. Ainda assim, estamos orgulhosos e felizes de poder voltar a cumprir esta tradição tão única e tão característica do nosso concelho, e que contribui imenso para o desenvolvimento da nossa economia local”, explica Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão.
A entrada na Feira da Castanha tem um fim solidário: custa um euro e a receita reverte, na sua totalidade, para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marvão. Paralelamente a este certame, realiza-se, entre 6 e 21 de novembro, em 15 restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha, onde o visitante pode deliciar-se com as melhores e mais variadas receitas, feitas à base deste fruto.
A Castanha de Marvão, considerada pelas entidades que tutelam o setor como um produto de origem protegida (DOP), é um fruto circunscrito à área geográfica de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre. Obtém-se a partir de castanheiros que, dada a sua localização, dão frutos de características e sabores únicos.

Adega Mayor celebra fim de semana especial de enoturismo

Num fim de semana de dupla celebração, com o São Martinho e Dia Mundial do Enoturismo, a Adega Mayor preparou um programa de dois dias muito especial, onde convida a descobrir Campo Maior e a provar os vinhos Mayores.

As celebrações iniciam-se no sábado com o “São Martinho – On  Move”, um programa composto por uma caminhada de 8 quilómetros e um trail de 15 quilómetros, percursos pelo montado das herdades das Argamassas e Adaens, pelos amendoais, pela Barragem do Caia e a Aldeia de Degolados. No final destes trajetos haverá animação musical e será ainda oferecido aos participantes um copo de vinho Mayor e castanhas assadas, celebrando em comunidade o Dia de São Martinho.

No domingo, 14 de novembro, dia de celebração do Enoturismo, a Adega desce até à Vila e marcará presença em três pontos estratégicos de Campo Maior para dar a conhecer e a provar os seus vinhos: no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada, no Lagar Museu do Palácio Visconde d’Olivã e no Espaço.Arte / Posto de Turismo.

Elvas com mais dois casos Covid e uma alta

Elvas regista esta sexta-feira, 12 de novembro, dois novos caso de Covid-19 e uma alta.

O número de casos ativos no concelho é agora de dez.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.786 casos positivos, 1.747 altas e 29 óbitos.

Mais 60 casos positivos de Covid-19 no Alentejo

O Alentejo regista esta sexta-feira, 12 de novembro, 60 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 40.645 casos de infeção e 1.056 mortes.

Portugal regista mais 1.751 casos Covid e três óbitos

Portugal regista esta sexta-feira, 12 de novembro, mais 1.751 casos de Covid-19 e três óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 774 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 411 doentes internados, mais 28 que ontem, 65 em unidades de cuidados intensivos (mais um).

Desde o início da pandemia, morreram 18.234 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.104.189 casos de infeção. Da doença já recuperaram 1.049.731 pessoas.

Magusto de São Martinho este sábado em Mosteiros

O magusto São Martinho, promovido pela Junta de Freguesia de Mosteiros, tem lugar este sábado, 13 de novembro, na antiga Escola Primária de Barulho.

A iniciativa, aberta a toda a população, e onde não faltará a castanha a assada, pão com chouriço e caldo verde, está marcada para as 18 horas.

Festa da Vinha e do Vinho: artesão recria Aqueduto da Amoreira em rolhas de cortiça

A Festa da Vinha e do Vinho, que decorre até domingo, em Borba, saiu, desta vez, até às ruas do centro da cidade, para que, sobretudo os artesãos do concelho possam mostrar aos visitantes do certame as verdadeiras obras de arte que saem das suas mãos.

Um desses artesãos é Diogo Germano que, no seu stand, tem, entre outros, uma réplica do Aqueduto da Amoreira, em Elvas, e o Templo de Diana, de Évora, feitos a partir de rolhas de cortiça.

“São trabalhos que vou fazendo, ao longo do tempo, desde que estamos confinados”, começa por dizer. Para além de monumentos, Diogo Germano reproduz, em cortiça, tudo o que lhe passa pela cabeça: sapatos, malas e até capacetes.

Foi depois de três meses e meio de trabalho e com o uso de mais de três mil rolhas de cortiça que nasceu, das mãos de Diogo Germano, o Aqueduto da Amoreira. “Isto é colar rolhas, esperar que seque e depois começar a talhar”, explica.

Para ter rolhas para fazer estes trabalhos, este artesão garante que é necessária “muita bebedeira”, ou não usasse, apenas, rolhas de garrafas de vinho. As peças que produz, revela ainda, poderão ser vendidas, se houver interessados.

De recordar que a Festa da Vinha e do Vinho decorre até domingo, dia 14 de novembro. Hoje à noite, na tenda de espetáculos, há concerto de Matay, a partir das 22.30 horas. Amanhã, sábado, à mesma hora, atua Bárbara Bandeira. As entradas são gratuitas, mas limitadas.

Futebol distrital do fim de semana na AF de Portalegre

A Associação de Futebol (AF) de Portalegre, neste fim de semana de 13 e 14 de novembro (sábado e domingo), tem marcados os 19 jogos seguintes:

Campeonato Distrital de Seniores, com jogos às 15 horas: Castelo de Vide-Mosteirense (sábado), Gavionenses-Gafetense, Crato-Elétrico e Arronches-Estrela (todos no domingo);

Taça da Associação de Juniores, com jogos no sábado às 15 horas: Portalegrense-Campomaiorense e Elétrico-Fronteirense;

Taça da Associação de Juvenis, com jogos marcados para domingo: Fronteirense-Montargilense (10.30 horas);

Taça da Associação de Iniciados, com jogos no domingo: Elétrico-Campomaiorense (10.30 horas) e Portalegrense-Nisa (11.15 horas);

Campeonato Distrital de Infantis (sub-13), com jogos no sábado: Elétrico-Crato (11 horas), Castelo de Vide-Campomaiorense (10 horas) e Fronteirense-Campomaiorense (10.30 horas);

Campeonato Distrital de Infantis (sub-12): Estrela-“O Elvas” (domingo às 10 horas), Nisa-Arronches, Gavionenses-“Os Elvenses” e Campomaiorense-Portalegrense (todos no sábado às 10.30 horas);

Campeonato Distrital de Infantis (sub-10), com jogos marcados para sábado: Elétrico-Campomaiorense (10 horas), Estrela-Nisa (10.30 horas) e Castelo de Vide-Monfortense (11.15 horas).

Mais dois casos Covid identificados em Campo Maior

Campo Maior regista esta sexta-feira, 12 de novembro, dois novos casos de infeção por Covid-19, pelo que o número de casos ativos aumenta para sete.

Desde o início da pandemia, foram registados 759 casos positivos, 740 recuperações e 12 óbitos.

 

Campo Maior acolheu Conselho Intermunicipal da CIMAA

O Centro Cultural de Campo Maior recebeu ontem, quinta-feira, 11 de novembro, o Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), o primeiro desde a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos.

Esta reunião contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, que reuniu com a CIMAA no sentido de fazer o ponto da situação relativo à pandemia, assim como ao processo de vacinação no nosso distrito.

Nesse sentido estiveram presentes o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, a Diretora da Segurança Social, Sandra Cardoso, o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), Joaquim Araújo, e vários elementos da Proteção Civil Distrital.