FanCineGay 2021 decorre entre 11 e 20 de novembro

FanCineGay 2021, o Festival Internacional de cinema LGBT de Estremadura, chega à sua 24ª edição, reforçando e seu compromisso com a região e promovendo a diversidade e os direitos humanos LGBT, através do cinema.

O evento conta com mais de 100 atividades que incluem, além do cinema, a fotografia, teatro, música e literatura.

A inauguração oficial do festival está marcada para quinta-feira, dia 11, pelas 19.30 horas (hora portuguesa), na sede da Filmoteca da Estremadura, em Cáceres, com uma gala conduzida pela atriz Nuqui Fernández.

Por outro lado, a tradicional Gala de Clausura decorre sábado, 20 de Novembro, a partir das 21 horas (hora portuguesa) no Palácio de Congressos “Manuel Rojas” de Badajoz, onde vai decorrer a entrega dos Prémios FanCineGay 2021. A gala, dirigida por Javier Herrera, será apresentada pelo ator Alberto Velasco.

Elvas regista três recuperações de Covid-19

Elvas regista hoje, 9 de novembro, três novas recuperações de infeções por Covid-19.

O número de casos ativos no concelho é agora de dez, sendo que, nas últimas 24 horas, não foram registados novos casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.782 casos positivos, 1.743 altas e 29 óbitos.

Associação Académica do IPP volta a promover Olival Solidário

Depois de um ano de interregno, a Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre volta a realizar o já habitual Olival Solidário no Campus Politécnico.

A partir de hoje, dia 9, e até sexta-feira, 12 de novembro, serão vários os alunos que vão passar pelo olival para colher a azeitona e depois transformá-la em azeite para doar a Instituições de Solidariedade Social da região.

Em 2019, esta mesma iniciativa, obteve uma Menção Honrosa do Prémio Voluntariado Universitário do Banco Santander, sendo um dos dez finalistas de cem projetos candidatos.

Alentejo regista 31 novos casos de Covid-19

O Alentejo regista esta terça-feira, 9 de novembro, 31 novos casos de Covid-19.

Nas últimas 24 horas, na região, não foram reportados óbitos associados à doença.

Desde março do ano passado, o Alentejo registou 40.405 casos de infeção e 1.056 mortes.

 

Mais 1.182 casos de Covid-19 e oito óbitos em Portugal

Portugal regista esta terça-feira, 9 de novembro, mais 1.182 casos de Covid-19 e oito óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.283 casos de recuperação no país.

Em todo o território nacional, há 361 doentes internados, mais um que ontem, 60 em unidades de cuidados intensivos (menos dois).

Desde o início da pandemia, morreram 18.217 pessoas com esta patologia em território nacional e foram identificados 1.099.307 casos de infeção. Ao todo há agora 1.047.347 doentes recuperados da doença em Portugal.

Dia dos solteiros com ofertas exclusivas no Vila Galé

Para celebrar o ‘Dia dos solteiros’, que se assinala mundialmente esta quinta-feira, 11 de novembro, a Vila Galé terá uma campanha exclusiva para usufruir individualmente.

As reservas feitas neste dia em quarto single terão um valor de 50€ por noite nos hotéis Vila Galé de quatro estrelas e de 80€ por noite nas unidades de cinco estrelas, sempre com pequeno-almoço incluído. Caso se queira acomodar uma ou duas crianças até aos 12 anos (consoante a disponibilidade do hotel), não haverá qualquer custo adicional.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Esta campanha é válida para todas as reservas diretas efetuadas a 11 de novembro, durante 24 horas, para estadas até 31 de março de 2022 (excetuando-se o período do réveillon, de 28 de dezembro a 2 de janeiro), não acumulando com outros descontos em vigor.

As reservas devem ser feitas no site da Vila Galé, com o código promocional JUSTME, através do email portugal.reservas@vilagale.com ou pelo número de telefone 212 460 650.

Também os Satsanga Spa & Wellness terão uma campanha exclusiva para este dia: a compra de vouchers massagem beneficia de um desconto de 15%.

[/shc_shortcode]

Vertigens em destaque no programa “De Boa Saúde”

A vertigem é uma sensação desagradável, que dá a sensação de que tudo ao redor está a girar ou a mover-se. A vertigem pode ter origem no ouvido e a maioria das causas não é grave.

O médico Pintão Antunes esclarece que as vertigens, por exemplo, “em edifícios altos está relacionada com patologias do foro psicológico, e estão associadas a fobias, porque somos ensinados a ter cuidado com as alturas”.

No entanto há também problemas, a nível físico que desencadeiam uma vertigens ou tonturas. Pintão Antunes esclarece a diferença entres dois conceitos e o que os origina. “Há patologias físicas como problemas circulatórios, cerebrais ou mesmo problemas no ouvido interno, que devem ser estudadas e desencadeiam as vertigens, quanto às tonturas, estão relacionada com o falta de oxigénio no cérebro, com uma mudança brusca de posição, por exemplo”.

As vertigens estão em destaque esta semana no programa De Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes, pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas.

Grupo Nabeiro lidera ranking das empresas com melhor reputação em Portugal

O Grupo Nabeiro lidera o ranking das empresas com melhor reputação em Portugal, em 2021.

No pódio deste ranking, promovido pela Merco, um monitor de reputação corporativa, encontram-se, em segundo lugar, a Sonae, e em terceiro, a Microsoft. Seguem-se, na lista, empresas como Jerónimo Martins, EDP, Ikea, Vodafone, Lidl, Nestlé e Galp.

Já Rui Miguel Nabeiro lidera o ranking dos líderes com a melhor reputação em Portugal, seguido de Pedro Soares dos Santos, da Jerónimo Martins, e Paulo de Azevedo, da Sonae.

O Merco Empresas e Líderes Portugal 2021 contou com a participação de 179 executivos de grandes empresas, 41 jornalistas de informação económica, 30 governantes, 30 professores da área empresarial, 36 analistas financeiros, 30 Dircoms e líderes de opinião, 35 responsáveis de ONGs, 35 dirigentes sindicais, 30 dirigentes de associações de consumidores e, ainda 800 cidadãos (Merco Consumo). A par destas avaliações, integra também uma análise da reputação na esfera digital das empresas (Merco Digital), com mais de 210.614 menções, e a realidade destas através de uma avaliação dos méritos reputacionais, por 18 empresas.

O ranking completo para consultar aqui.

Recolha de resíduos perigosos jé é feita em Évora

Foi inaugurado, em Évora, um serviço de proximidade destinado à deposição de resíduos perigosos. Trata-se de um ponto de recolha itinerante concebido e gerido pela GESAMB, Gestão Ambiental de Resíduos EIM, que, para além de Évora, deverá servir todo o distrito até maio de 2022.

Este novo serviço, designado por Unidade Especial de Recolha de Resíduos Perigosos (UER2P), foi concebido com o propósito de recolher em segurança os resíduos que são demasiado perigosos para serem colocados no lixo comum. Totalmente gratuito, irá funcionar em regime itinerante com estadias de 5 a 21 dias por local e com a presença de um técnico dedicado para o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento dos cidadãos interessados. Em Évora, o ponto de recolha foi instalado na Praça 1 de Maio, onde fica até ao próximo dia 12.

São considerados resíduos perigosos muitos dos objetos comuns presentes em todas as habitações, quer pelo potencial risco de contaminação na utilização ou armazenagem, quer no momento em que são descartados de forma imprópria no lixo comum. É o caso dos cosméticos, telemóveis, eletrodomésticos, lâmpadas, aerossóis, produtos de limpeza, pesticidas, tintas, vernizes, pilhas, baterias, etc. São objetos de uso quotidiano, perfeitamente seguros, mas que possuem na sua composição materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos e até contaminantes.

A disponibilização da unidade especial de recolha para este tipo de resíduos, pioneira no nosso País, vai abranger os habitantes dos 12 concelhos do distrito de Évora durante os próximos sete meses. Esta é uma boa oportunidade para descartar estes resíduos em segurança e com a garantia de que não irão causar danos ou contaminar o ambiente natural.