Novas regras alimentares nas escolas no “De Boa Saúde”

Com vista a promover, junto dos jovens, uma alimentação mais saudável, o Governo criou uma lista com os alimentos que as escolas não podem vender, mas também com aqueles que são obrigatórios ter disponíveis.

Com isto, tudo o que são guloseimas, doces e salgados deixaram de ser vendidos nos bares das escolas, desde o início deste ano letivo.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde”, considera esta medida do tempo da ditadura, assegurando que importante seria ensinar e educar, quer as próprias crianças e jovens, quer os pais, para os malefícios de uma alimentação pouco saudável. “Não é a proibir. Proibir nunca. Só estados autoritários é que proíbem. Os estados democráticos educam”, começa por dizer.

O médico lembra ainda que as crianças podem comprar, nos estabelecimentos junto à escola, ou até mesmo levar de casa, os alimentos não saudáveis de que gostam.

Produtos açucarados, assim como as gorduras, assegura o médico, são, realmente, prejudiciais à saúde, adiantando, por outro lado, que, desde cedo, as crianças devem ser ensinadas para aquilo que devem, ou não, comer. “Se não educam os pais, as crianças não podem comer um pão com chouriço na escola, mas vão comê-lo em casa”, diz ainda.