Portugal passa a integrar uma rede europeia para certificação da produção agrícola, através da Universidade de Évora, com o objetivo de implementar um certificado de integração da biodiversidade na gestão dos agroecossistemas, nomeadamente na gestão do olival.
É no contexto do projeto Olivares Vivos +, financiado pelo Programa LIFE na área de Natureza e Biodiversidade, que o nosso país passa a integrar uma rede de países europeus, que vai testar e implementar um novo certificado que garanta a integração da biodiversidade na gestão dos agroecossistemas.
Liderado por José Herrera, coordenador do Grupo de Investigação em Biodiversidade e Alterações Climáticas no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, o investigador adianta, segundo a página da Universidade, que o principal objetivo é “desenvolver um certificado que garante o compromisso dos olivicultores com a conservação da biodiversidade”, para tal, “será testado o impacte das práticas agrícolas na biodiversidade, bem como a eficiência de diferentes atuações destinadas à sua conservação, nomeadamente o incremento da disponibilidade de refúgios artificiais para a fauna vertebrada e invertebrada”.
José Herrera sublinha ainda a importância de “valorizar o papel da biodiversidade na sustentabilidade dos sistemas agrícolas, e providenciar aos agricultores um certificado que garanta o seu compromisso com a biodiversidade e os serviços derivados da sua conservação”. Os investigadores esperam ainda “contribuir para uma maior resiliência e resistência, face às alterações climáticas, do olival, uma cultura chave para a economia da Europa mediterrânea em geral e de Portugal em particular”, recorda o investigador.
O projeto denominado por Olivares Vivos + conta com a participação de quatro países europeus, com particular relevância na cultura da oliveira, nomeadamente Espanha, Itália, Grécia e Portugal.


Dois dos quatro projetos eTwinning desenvolvidos no Agrupamento de Escolas de Campo Maior foram distinguidos com Selos de Qualidade Europeu eTwinning.
Elvas regista esta terça-feira, 2 de novembro, mais um caso de infeção por Covid-19. Nas últimas 24 horas, quatro pessoas recuperaram da doença, pelo que estão agora sete casos de infeção, ativos.
Visando inverter a tendência de aumento da sinistralidade que envolvem veículos de duas rodas a motor e contribuir para um ambiente rodoviário mais seguro, a Guarda Nacional Republicana lança a campanha nacional de sensibilização #NãoSouDeFerro, a qual é desenvolvida entre hoje, dia 2 de novembro, até ao próximo dia 7 de novembro,
Com vista a promover, junto dos jovens, uma alimentação mais saudável, o Governo criou uma lista com os alimentos que as escolas não podem vender, mas também com aqueles que são obrigatórios ter disponíveis.
O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes prestou, na manhã deste Dia de Finados, 2 de novembro, a já tradicional homenagem aos combatentes e sócios falecidos, no cemitério da cidade.
Presente na cerimónia esteve também o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, que recorda que, por esta data, recordam-se os “elvenses que deram a sua vida para defender a pátria”. “Olhamos para estas sepulturas e percebemos que estiveram em várias guerras, como a 2º Guerra Mundial, e hoje estamos aqui a prestar-lhe homenagem, que é o mínimo que o poder local pode fazer”, acrescenta.
Na cerimónia, estiveram ainda alguns militares do Regimento de Cavalaria nº 3 de Estremoz. O segundo comandante do regimento, o tenente-coronel Luís Gonçalves, explica que se associam sempre a estas cerimónias, quando os núcleos dos combatentes lhe solicitam esse apoio. “Temos todo o prazer em dar o nosso apoio numa homenagem que é feita aos antigos combatentes, a todos os nossos antepassados, que tiveram a infelicidade de morrer, uns por idade, outros nas batalhas em que participaram, ao serviço de Portugal”, revela.
O Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes, juntamente com a Câmara Municipal, prestou na manhã desta terça-feira, 2 de novembro, Dia de Finados, homenagem aos combatentes campomaiorenses já falecidos, no cemitério da vila.
Depois da cerimónia, com a deposição de flores no talhão do núcleo, no cemitério de Campo Maior, a comitiva seguiu para Degolados, para prestar homenagem ao combatente sepultado no cemitério daquela freguesia.
Campo Maior não regista esta terça-feira, 2 de novembro, novos casos de Covid-19, mantendo-se sem qualquer caso ativo.
O Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes assinala hoje, dia 2 de novembro, o Dia de Finados com uma cerimónia no Talhão do Núcleo, no Cemitério de Elvas.