Exposição de trabalhos sobre Erradicação da Pobreza e igualdade em Campo Maior

Encontram-se expostos no Centro Cultural de Campo Maior os trabalhos realizados pelo ATL – Arco-Íris da Casa do Povo e pelo Centro Educativo Alice Nabeiro que assinalam o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e o Dia Municipal para a Igualdade, que este ano se celebrou a 20 de outubro.

A atividade foi organizada pelo setor de Ação Social da Câmara Municipal de Campo Maior, em parceria com o Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza EAPN, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica (NAVVD) da Cruz Vermelha de Portalegre e o CLDS4G de Campo Maior.

As datas celebradas têm como objetivo apelar, sensibilizar e consciencializar toda a comunidade numa escala, não só local e nacional, mas também internacional, para valores fulcrais como a Igualdade e a Não-Discriminação.

Trata-se assim de uma iniciativa cidadã, um compromisso coletivo, onde se pretende envolver toda a comunidade, promovendo o respeito pelos Direitos Humanos, pois “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Câmara de Campo Maior sensibiliza para esterilização de animais de companhia

Numa iniciativa inserida na ação de sensibilização para a esterilização de animais de companhia que o Município de Campo Maior, promove até ao fim do corrente ano, a médica veterinária municipal, Maria Toscano, acompanhada pela técnica superior de Ambiente do Município, Paula Caldeira, esteve nas instalações da Academia Sénior da CURPI.

Esta iniciativa pretende alertar a população para a importância de esterilizar os animais de companhia no sentido de prevenir o sobrepovoamento decorrente do nascimento de ninhadas indesejadas e consequente abandono, que por sua vez levam ao aparecimento de colónias difíceis de controlar.

Após esta sessão, as técnicas municipais estiveram no Jardim Municipal de Campo Maior, onde foram distribuídos folhetos informativos.

Mais 927 casos Covid e três óbitos em Portugal

Portugal regista esta quarta-feira, 20 de outubro, mais 927 casos de Covid-19 e três óbitos associado à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 577 casos de recuperação.

Em todo o território nacional há 286 doentes internados, menos 13 que ontem, 58 em unidades de cuidados intensivos (menos dois).

Existem agora 30.368 casos ativos da infeção em Portugal, mais 347 que ontem.

Desde o início da pandemia, em Portugal, foram identificados 1.081.856 casos de infeção e morreram 18.109 pessoas com esta doença. Ao todo há já 1.033.379 doentes recuperados da Covid-19.

Elvas com mais um caso Covid e cinco altas

Elvas regista esta quarta-feira, 20 de outubro, um novo caso de Covid-19 e mais cinco recuperações.

No concelho, há agora, 14 casos ativos de infeção, menos quatro que ontem.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.766 casos positivos, 1.723 altas e 29 óbitos.

Criança atropelada dentro da escola em Monforte em estado grave

Uma criança de 12 anos foi atropelada esta tarde de quarta-feira, 20 de outubro, no interior da Escola de Monforte.

Segundo o CDOS de Portalegre, a criança foi considerada um ferido grave, tendo sido transportada para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta para a ocorrência foi dado às 14 horas e para o local foram mobilizados os Bombeiros de Arronches e a GNR, num total de seis operacionais, apoiados por duas viaturas.

Heróis da Fruta com transmissão na Rádio Campo Maior

O projeto Heróis da Fruta, destinado à prevenção da obesidade infantil nas escolas, assinala este mês os seus 10 anos de existência, tendo alcançado já mais de 502 mil alunos.

Para celebrar esta data, e também integrado nas comemorações do Ano Internacional das Frutas e Legumes da ONU, “foi lançada uma série de animação, composta por 26 episódios de 1 minuto”, que vão contar com transmissão na Rádio ELVAS, “com as vozes dos atores Jessica Athayde e Diogo Amaral”, de acordo com Mário Silva, da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI).

“Esta série pretende incentivar ao consumo de frutas e legumes, sobretudo de origem nacional, estando presente, entre outras, a azeitona de Elvas e Campo Maior, a laranja do Algarve ou a maçã de Alcobaça”, sublinhou o responsável.

Durante 26 dias, a Rádio ELVAS transmite às 9.15 e 18 horas um episódio desta série dos Heróis da Fruta.

31ª edição da Fehispor apresentada em Lisboa (c/ vídeo)

A 31ª edição da Fehispor, Feira de Espanha e Portugal, que vai decorrer na IFEBA, em Badajoz, entre 4 e 7 de novembro, foi apresentada esta quarta-feira, 20 outubro, em Lisboa, na Embaixada de Espanha em Portugal.

Esta feira assume especial importância para os dois países, uma vez que reúne empresários de Portugal e Espanha, criando possibilidades de negócio, em setores estratégicos do comércio entre os dois países.

Os três municípios que integram a Eurobec, marcaram presença nesta apresentação. Cláudio Monteiro, vereador no município de Elvas enaltece a presença do stand da Eurobec, onde “estará presente a cultura e várias atividades de algumas empresas de Elvas”.

Já Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, enaltece a importância deste certame, no reforço das ligações entre Portugal e Espanha. “Este é claramente um evento estratégico naquilo que são as relações entre Portugal e Espanha e, neste caso concreto entre Badajoz, Elvas e Campo Maior, nas relações da Eurocidade. Este evento tem uma vitalidade enorme, prova disso é o facto deste certame estar já na sua 31ª edição, e fruto disso é o interesse dos expositores portugueses e espanhóis”.

O presidente do município campomaiorense destaca ainda “a forte presença de empresários portugueses, assim como dos visitantes dos dois lados da fronteira”.

O Alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, afirma que este foi “um grande momento”, recordando os efeitos negativos da pandemia, “como o fecho da fronteira e problemas para manter o contacto estreito entre os três municípios”, pelo que esta edição da Fehispor pretende dar “visibilidade ao projeto comum das três localidades que compõem a Eurobec”.

O alcaide recorda que esta “é uma feira ibérica, em que os expositores portugueses ocupam já 40% dos stands, e espera que esta edição supere os 25 mil visitantes das últimas edições”.

A Fehispor, hoje apresentada, em Lisboa, vai decorrer instalações da IFEBA, em Badajoz, entre 4 e 7 de novembro, e assume-se como uma das principais feiras para Portugal e Espanha.

Mercado Escolar em Campo Maior para celebrar Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação assinalou-se no passado sábado, dia 16 de outubro e, para marcar a data, o Município de Campo Maior, organizou um “Mercado Escolar”, como forma de incentivar os alunos do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN) a levarem para escola lanches saudáveis.

Os próprios alunos entregaram vários alimentos que, durante segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de outubro, foram redistribuídos pelas várias turmas do pré-escolar e do primeiro ciclo, promovendo piqueniques ao ar livre, recheados de alimentos saudáveis.

Paralelamente, foram entregues nas salas propostas de lanches saudáveis que os alunos podem, em conjunto com os pais, preparar em casa, promovendo uma alimentação saudável e equilibrada.

O presidente do Município, Luís Rosinha, e os vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha passaram pelo CERN durante estes dias e tiveram, também eles, a oportunidade de deixar sugestões e palavras de encorajamento relacionadas com a temática da alimentação.

Dia Mundial de Combate ao Bullying: Paulo Restolho explica este tipo de violência no “Elvas + Solidária”

Hoje, dia 20 de outubro, assinala-se o Dia Mundial de Combate ao Bullying. Segundo a Unicef estima-se que uma em cada três crianças seja vítima deste tipo de violência, em contexto escolar.

O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada vítima.

O ato de praticar bullying é sempre pensado e premeditado, “ou seja, há uma intenção das coisas acontecerem. Outra grande característica é o comportamento das partes agressoras, que tem sempre um padrão repetitivo. Por outro lado, acontece sempre num quadro de desigualdade de poder porque geralmente há sempre um grupo mais forte contra uma vítima mais fraca”, segundo o agente Paulo Restolho (na foto), do programa Escola Segura da PSP de Elvas.

Por outro lado, há três tipos de agressão: “física, quando envolve agressões com contacto corporal; verbal, quando se chama nomes, praticamente todos os dias, em frente aos outros e a psicológica que acontece quando uma pessoa é colocada de parte e isolada por um grupo”.

O bullying pode ser praticado em diversos contextos, desde a escola ao trabalho ou ainda no seio familiar. O bullying é o tema da edição desta semana do programa “Elvas + Solidária” com o agente Paulo Restolho, do programa Escola Segura da PSP de Elvas.