Festival Los Palomos apresenta duas peças de teatro

Os dias 12 e 13 de outubro, terça e quarta-feira, são dedicados ao teatro no Festival Los Palomos, em Badajoz.

Esta terça-feira, dia 12, o auditório principal do Palácio dos Congressos acolhe a pela “Cuando manda el corazón”, pelas 21 horas (hora espanhola) e amanhã, dia 13, é apresentada a pela “El velo de las mariposas”, à mesma hora e no mesmo local.

Elvas com mais dois casos Covid e quatro altas

O concelho de Elvas regista esta terça-feira, 12 de outubro, dois novos casos de infeção por Covid-19, e também mais quatro recuperações da doença, pelo que estão agora 32 casos de infeção, ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.756 casos positivos, 1.695 altas e 29 mortes.

Campo Maior regista três novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior volta esta terça-feira, dia 12, a ter casos ativos depois de, nas últimas 24 horas, se terem registado três casos de infeção por Covid-19.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 748 casos de infeção, sendo que 733 recuperaram e 12 pessoas perderam a vida.

 

Praxe dá lugar a atividades de cariz solidário na Agrária de Elvas

Foto: Instituto Politécnico de Portalegre

Com a chegada dos alunos de primeiro ano à Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), os chamados caloiros, eram, em outros tempos, alvo das tradicionais praxes que, hoje em dia, parecem começar a perder a força que já tiveram.

Agora, a praxe, que o diretor da ESAE, José Manuel Rato Nunes, prefere chamar de “atividades de acolhimento”, dá lugar a iniciativas de cariz solidário, até porque, a cada dia que passa “há mais pessoas contra” o antigo ritual de integração dos estudantes, incluindo o próprio ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Estas atividades de acolhimento, que apesar de terem uma gestão por parte dos próprios alunos, têm agora uma intervenção muito próxima, por parte da direção da Escola. “Certas coisas que se faziam estão a ser substituídas: em vez de haver latadas, com grandes consumos de álcool, estamos a conseguir substituir isso por algumas atividades solidárias. Os alunos são praxados porque vão pintar uma parede, uma casa a uma pessoa ou instituição que precise, e também acabam por ser integrados”, explica.

A direção da ESAE pretende que os alunos sejam sempre apontados, em Elvas, “como uma solução e não um problema”. A praxe, diz ainda Rato Nunes, é sempre “um assunto muito sensível e que tem de ser muito controlado”. “Estamos numa cidade pequena, com pessoas idosas, sobretudo no centro histórico, e temos de controlar essas atividades, para que os alunos não sejam incómodos para a população, o que a levaria a criar anticorpos, que nós não queremos de todo”, remata.

As aulas, referentes a este novo ano letivo, arrancaram na ESAE, no passado dia 27 de setembro. Este ano, a oferta formativa desta escola do Instituto Politécnico de Portalegre inclui quatro cursos técnicos superiores profissionais, três licenciaturas e dois mestrado

Município de Monforte vai reabilitar “Casa do Prior”

O Município de Monforte deliberou, por unanimidade, apresentar aos proprietários da “Casa do Prior”, uma proposta para aquisição do imóvel, com o intuito de proceder à sua reabilitação para fins socioculturais.

A decisão surge, e tal como revela o município, pelo facto do imóvel apresentar “sinais visíveis de avançada degradação”, e por outro lado, por ser de “interesse histórico, cultural e turístico para concelho de Monforte, que data do século XVII,  assumindo-se como um dos edifícios mais emblemáticos pela sua fachada no estilo Barroco.

O município de Monforte tem ainda como objetivo, com esta reabilitação, devolvê-lo “à usufruição turística a partir da reintegração do mesmo na Rota do Barroco na Vila de Monforte, promovendo, ao mesmo tempo, a sua recuperação numa lógica de reabilitação urbana.”

Entretanto, a empreitada foi adjudicada à empresa “Construserv, Unipessoal, Lda” com a qual já foi assinado, no dia 11 de outubro, o Auto de Consignação, pelo valor de 230.428,13 euros e com o prazo de execução da obra de 210 dias, iniciando-se no decurso desta semana.

Começaram as gravações do spinoff de “Game of Thrones” em Cáceres

Foto: El Periodico Extremadura

“A Casa do Dragão” já começou a ser gravada em Cáceres, esta segunda-feira, dia 11, tal como estava previsto, e depois de meses de preparativos, que a macro produção da HBO começou a gravar as cenas, que a capital Cáceres vai protagonizar, naquele que será o spinoff da série “Game of Thrones”.

Desde a primeira hora que a produtora fez deslocar a sua grande frota para as imediações do recinto amuralhado, uma localização que foi eleita de novo, e também ao longo da manhã os camiões de decoração, vestuário e cenários do elenco ocuparam a Plaza Mayor.

Também desde ontem que todos os acessos à parte antiga já foram “invadidas” por cartazes informativos que anunciam que a filmagens se realizam no interior da muralha, pelo que as filmagens limitaram as entradas pela Calle del Mono, Orellana, Aldana.

Tamanha é a exibição de decorações na cidade monumental que tem gerado grande expectativa entre os moradores de Cáceres e visitantes e um fluxo contínuo de curiosos e turistas que têm aproveitado para fotografar o aspeto renovado, que o espaço ofereceu. Quanto às curiosidades, a equipa de caracterização fez desaparecer a estátua de São Pedro de Santa Maria e a de São Jorge durante as filmagens e instalou uma fonte semelhante à do pátio dos leões da Alhambra.

 

Campo Maior associa-se à iniciativa “Outubro Rosa” com venda de t-shirts

Campo Maior, através do Centro Comunitário associa-se à iniciativa da Liga Portuguesa contra o Cancro: “Outubro Rosa”, com a venda de t-shirts alusivas à iniciativa.

Sabe-se que outubro é o mês da prevenção do Cancro da Mama e, neste mês, a Liga Portuguesa Contra o Cancro procura sensibilizar as mulheres, familiares e a sociedade, em geral, para a importância do Rastreio do Cancro da Mama.

“As t-shirts têm um custo de seis euros, sendo que o valor reverte na íntegra para a Liga Portuguesa contra o Cancro”, como revela Cristina Pepê, responsável do Centro Comunitário, adiantando que se pede também “às pessoas para que façam uma caminhada, tirem uma fotografia e partilhar nas redes sociais”.

“Todos nós devíamos ajudar, porque nunca sabemos o dia de amanhã, hoje por uns, amanhã por outros”, afirma Cristina Pepê, apelando a todos aqueles que queiram colaborar, “que o façam, porque quantos mais, melhor”.

Campo Maior que se associa à venda de t-shirts relacionadas com o Outubro Rosa q que podem ser adquiridas de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no Centro Comunitário da vila.