“O Elvas” empata a zeros em casa frente ao Sacavenense

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos empatou a zeros frente ao Sacavenense, nesta tarde de domingo, dia 3, em jogo da terceira jornada do Campeonato de Portugal, Série E.

Num jogo equilibrado, com muito luta a meio-campo, a equipa de Sacavém teve mais e melhores ocasiões de poder chegar ao golo, mas os alentejanos defenderam-se bem, com uma linha defensiva com cinco unidades. O jogo foi correto, apenas com um amarelo, aos 82 minutos, numa arbitragem regular.

Com Luís Dias lesionado e Kiko Miranda castigado, “O Elvas” apresentou: David; Luís Pereira, Emerson, Canoa, Alex e João Ferreira; Diogo Pereira, Matheus e Luís Carapinha; João Carlos (Charlisson, aos 79) e João Borges. Estatística (“O Elvas”-Sacavenense): faltas a favor, 12-12; foras-de-jogo, 3-4; e cantos: 0-5.

Resultados da jornada 3: “O Elvas, 0 – Sacavenenses, 0; Loures, 3 – Ideal, 1; Pêro Pinheiro, 1 – Belenenses, 0; Sintrense, 1 – Rabo de Peixe, 1; e Operário, 0 – Coruchense, 0.

Classificação: 1º Pêro Pinheiro 7 pontos; 2º Loures 6 pontos; 3º Operário 5; 4ºs “O Elvas”, Sacavenense e Coruchense todos com 4 pontos; 7ºs Ideal, Sintrense e Belenenses todos com 3 pontos; 10º Rabo de Peixe 1 ponto.

O Clube Alentejano de Desportos volta a entrar em campo no dia 24, deslocando-se aos Açores para defrontar o Sporting Clube Ideal, na ilha de São Miguel. O jogo é às 16 horas (hora continental).

Elvas sem novos casos Covid este domingo

O concelho de Elvas não regista este domingo, 3 de outubro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com tem 11 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1.720 casos positivos, 1.680 altas e 29 mortes.

Portugal 1001 – Real Lendário até dia 9 de outubro

Decorre até dia 9 de outubro, a prova de atletismo “Portugal 1001 – Real Lendário” que liga Chaves e Sagres é um desafio que decorre ao longo de 14 dias, onde serão percorridos 1001 quilómetros, divididos em 14 etapas, sendo que, diariamente serão percorridos, pelos atletas, 72 quilómetro.

Esta é uma iniciativa que tem como objetivo, para além da promoção do exercício físico, o conhecimento interior, introspeção e superação das dificuldades que possam existir, por parte dos atletas.

Ao longo do percurso, os atletas não necessitam de se preocupar com estadias, percursos e refeições, uma vez que essas responsabilidades estão a cargo da organização desta jornada de 1001 quilómetros para atravessar Portugal.

Esta prova de atletismo que avança agora para a quinta etapa do percurso irá acontecer também, em solo alentejano passando por Castelo de Vide, Alter do Chão, Estremoz, Évora, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém e Vila Nova de Milfontes.

Para mais informações é possível contactar a organização através do e-mail info@portugal1001.com ou através do telefone 274 673 139.

Alentejo com mais 21 casos de Covid-19

O Alentejo registou, nas últimas 24 horas, mais 21 casos de infeção por Covid-19, não se registaram vítimas mortais, associadas à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 39.003 infetados e 1028 mortes.

Monte Dentro: pandemia não interrompe trabalho de inclusão social em Montemor

Com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos desfavorecidos, o projeto Monte Dentro, ao abrigo do programa Escolhas, tem procurado, em Montemor-o-Novo, promover, sobretudo junto dos mais novos, a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O projeto, que vai já na sua oitava geração, segundo explica a coordenadora, Alexandra Gonçalves, é promovido em Montemor pela associação Terras Dentro, sediada nas Alcáçovas,  juntamente com vários parceiros, como é o caso da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, União de Freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, a Cercimor, a Porta Mágica, a MARCA – adl, o Agrupamento de Escolas e o Centro de Explicações, de Línguas e de Formação de Montemor-o-Novo. O projeto foca-se na zona urbana de Montemor-o-Novo, em São Mateus e na comunidade cigana.

Alexandra Gonçalves explica que, apesar de ser um projeto que pode abranger todas as idades até aos 99 anos, jovens com necessidades e envolver a comunidade escolar e familiar, foca-se principalmente na faixa etária dos jovens dos seis aos 25 anos.

A oitava geração desta edição do projeto Monte Dentro, “tem dois grandes focos”, sendo o primeiro as Tecnologias de Informação e Comunicação, permitindo a estes jovens adquirirem competências importantes a nível da formação e educação tecnológica. Devido à pandemia, foi necessário regressar ao digital e “trabalhar competências a nível da integração digital”, quer na redução do cyberbullying, quer na educação para uma boa utilização deste tipo de tecnologias e plataformas necessárias à sua comunicação e formação.

Apesar do principal foco de trabalho do Monte Dentro ser o combate ao insucesso escolar, Alexandra Gonçalves explica que, de modo a fazer face ao isolamento físico e social, que surgiu em tempos de pandemia, foram criados outros projetos nas áreas da saúde e da atividade física.

Durante os períodos de confinamento, revela a coordenadora, foi importante manter o contacto com os jovens, dando continuidade a algumas das atividades planeadas com os parceiros do projeto. “As atividades presenciais são importantes uma vez que esta é uma estratégia de motivação dos alunos para estar na escola, para a prática de atitude positiva, tentamos sinalizar, ou resolver algumas situações de bullying, resolução de conflitos”, refere.

O confinamento, “que veio trazer algumas problemáticas a nível da socialização dos jovens”, fez com que este projeto trabalhasse, com os jovens, competências a esse nível. Para tal, os profissionais do Monte Dentro focaram-se em acompanhar e criar relações com e entre os jovens.

Alexandra Gonçalves diz-se ainda muito satisfeita com o regresso às atividades presenciais, depois destas se terem realizado de forma online, durante algum tempo: “tem sido muito gratificante, porque sentimos que não perdemos relação com os participantes e que foram sempre bem acolhidos pelos nossos parceiros”. Agora que este “verão muito intenso, com muitas atividades e muitos jovens”, está a terminar, Alexandra Gonçalves adianta que o ano escolar está a ser preparado, mediante as atividades que já têm em curso.

O projeto Monte Dentro pode ser acompanhado no Facebook e Instagram, através do site programaescolhas.pt e em breve, num canal de YouTube.

Campo Maior sem novos casos Covid neste domingo

Campo Maior não regista este domingo, 3 de outubro, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com dois casos ativos.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou um total de 745 casos positivos, dos quais 731 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, no concelho, já morreram 12 pessoas.

O Elvas- Sacavenense com transmissão este domingo na Rádio Campo Maior

O Elvas Clube Alentejano de Desportos recebe hoje, domingo, dia 3, a equipa do Sacavenense, em jogo a contar para a terceira jornada do Campeonato de Portugal, serie E.

As duas equipas têm uma vitória e uma derrota, até ao momento, ocupando o 6º e 7º lugares, ambas com três pontos.

O jogo está marcado para as 15 horas, no Campo Patalino do Estádio Municipal e conta com transmissão em direto na Rádio Campo Maior.