Estremadura espanhola tem mais 58 casos Covid e um óbito

A Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, 29 de setembro, mais 58 casos de Covid-19 e, um óbito, associados à doença.

Nas últimas 24 horas, 325 doentes foram dados como recuperados, num total de 99.343 altas.

Nos hospitais da região encontram-se, atualmente, 40 doentes, sete dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos.

Desde o início da pandemia, nesta região do país vizinho, já morreram 1.935 pessoas, vítimas de Covid-19.

Elvas mantém situação epidemiológica

O concelho de Elvas não regista hoje, quarta-feira, dia 29, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que estão ativos nove casos.

Desde o início da pandemia Elvas registou 1718 casos, sendo que 1680 já recuperaram e 29 pessoas morreram.

Marco Rodrigues atua esta sexta-feira em Campo Maior

O cantor português, Marco Rodrigues, atua esta sexta-feira, dia 1 de outubro, no Campo da Feira, em Campo Maior.

O espetáculo conta com lotação limitada e os bilhetes são gratuitos, podendo ser levantado no Posto de Turismo de Campo Maior (Espaço.Arte, na Antiga Escola da Avenida) que está aberto de terça-feira a domingo das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Os bilhetes são limitados a dois por pessoa e no espetáculo é obrigatório o uso de máscara.

Portugal regista 755 casos Covid e seis óbitos

Portugal regista hoje, quarta-feira dia 29 de setembro, mais 755 casos de Covid-19 e seis associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 801 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 386 doentes internados, menos 13, 68 em unidades de cuidados intensivos.

Alunos de Campo Maior apresentam projeto sobre património hidráulico da região

Uma palestra sobre o património hidráulico da região: recursos e sustentabilidade decorreu, esta manhã de quarta-feira, dia 29, no Centro Cultural de Campo Maior.

Trata-se de uma iniciativa incluída no projeto “H2O map”, no âmbito do programa Erasmus+, do Agrupamento de Escolas de Campo Maior.

Leonardo Martins foi o aluno que apresentou o que já foi desenvolvido no âmbito deste projeto, destacando a importância do mesmo não só para a população, mas também para todos aqueles que visitam a vila. “O projeto H20 map incide na questão de demostrar os elementos hidráulicos às pessoas, e apresentamos assim alguns elementos desta primeira parte, que já fizemos, bem como o que vaio ser feitos, depois, uma vez que este é um projeto com a duração de três anos”.

Leonardo adianta ainda que, do seu ponto de vista, “este é um projeto interessante, porque dá mais informação e apoio às pessoas, porque há muitos turistas que vêm para cá e não têm muita informação, e através da APP que vamos criar, podemos ajudar nesse sentido”.

Depois da apresentação feita por este aluno, seguiu-se a intervenção do Professor Doutor António Chambel, hidrogeólogo e professor na Universidade de Évora. O professor apresentou a perspetiva mundial das alterações climáticas, e em particular as que estão relacionadas com a água, e quais os problemas a enfrentar no futuro, bem como as soluções possíveis. “A água tem uma importância fundamental a nível mundial e, inclusive, é motivo de guerras e sofrimentos em vários países, pelo que aqui, apresento as alterações globais que influenciam a água, bem como os problemas que iremos enfrentar no futuro e possíveis soluções, para os mesmos”.

Relativamente ao projeto “H2O map”, António Cambel, considera-o bastante interessante, porque “”tudo o que diz respeito à agua é importantíssimo e com esta cooperação com outras instituições e outros países é ótimo para abrir as perspetivas destes alunos e dá-los a conhecer ao mundo”.

Também João Carlos Lopes, representante da Aqualia esteve presente nesta palestra e falou aos alunos sobre sustentabilidade, mas de forma a consciencializar os alunos para o quanto custa, em água, produzir alguns objetos que eles usam regularmente. “Dedico a minha apresentação no seguimento das atuações da Aqualia nas iniciativas que temos, por exemplo, o concursos de desenho e é objetivo consciencializar os alunos, quanto custa em água produzir um smartphones ou tablet, e aconselhar e demonstrar com dados algumas destas situações.”

O representante da Aqualia referiu ainda a preocupação da empresa responsável pelas águas no concelho, com “sustentabilidade dos recursos hídricos, que é o nosso produto e tem esta vertente ambiental e económica, do serviço”.

A palestra sobre o património hidráulico da região decorreu no Centro Cultural de Campo Maior e contou com vários alunos do Agrupamento de escolas.

Papel da família no tratamento de dependências no “Elvas + Solidária”

A dependência do álcool e das drogas é um problema que atinge pessoas de diferentes classes sociais e idades, sendo que, em qualquer dos casos, a atuação da família, para que o doente possa superar esse momento de turbulência, é de grande importância.

O facto dos pais, desde logo, terem dificuldade em dizer “não” aos filhos e a falta de regras, aponta a coordenadora do Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano, Lina Alexandre, na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, pode levar os jovens a procurar os consumos.

A recuperação de um dependente implica o envolvimento de todos aqueles que se encontram à sua volta. “Tratar uma pessoa que tem um problema de dependência, sozinho, só por si, não resulta, da mesma maneira que não resulta tirar uma pessoa de casa que tem uma pneumonia grave, colocá-la num hospital para ser tratada, e depois voltar a metê-la na mesma casa, húmida e cheia de ratos”, explica Lina Alexandre.

Lina Alexandre explica que os pais falham, muitas vezes, acabando até por “premiar o mau comportamento” dos filhos, sendo importante que, no seio familiar, as regras estejam bem definidas, em que a última palavra, embora possa haver negociação com os mais novos, tem de ser sempre dos pais.

A coordenadora do Centro de Respostas Integradas do Norte Alentejano revela ainda que existem várias estruturas e recursos, a que os pais se podem socorrer, quando se deparam com uma situação de dependência nos filhos, como a consulta descentralizada de jovens, no IPDJ, em Portalegre, assegurando que “uma comunicação e uma parentalidade positivas são muito importantes” neste processo.

Campo Maior sem novos casos Covid

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 29, novos casos de infeção por Covid-19, pelo que se mantém com um caso ativo.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram reportados 743 casos positivos, dos quais 731 já recuperaram da doença.

Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Utentes da APPACDM andaram de barco na Barragem do Caia

Os utentes da APPACDM de Elvas realizaram na passada segunda e terça-feira, dias 27 e 28, mais uma atividade na Barragem do Caia.

Esta atividade contou com a colaboração do Destacamento Territorial da GNR de Elvas, com o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA).

Campo Maior caminha pelo Património e pela Literacia

“Caminhada pela Literacia” é o nome da iniciativa que o Centro Qualifica do Centro Internacional de Pós-Graduação Comendador Rui Nabeiro (CIPGCRN) vai realizar a partir das 18.30 horas de quinta-feira, 30 de setembro, em Campo Maior.

A iniciativa, dirigida principalmente aos adultos e jovens inscritos no CIPGCRN, está inserida no Mês da Alfabetização e das Literacias e procura, em simultâneo, dar a conhecer o património histórico campomaiorense.

Com ponto de partida nas instalações do Centro de Pós-Graduação, a caminhada inclui passagens pela estátua de Santa Beatriz das Silva, Pelourinho, Igreja Matriz, Capela dos Ossos e Convento da Imaculada, terminando no Castelo da vila. Em cada um destes locais será feita uma abordagem histórica sobre os mesmos.

A cada participante será entregue um Passaporte da Leitura. Nele, além de uma breve apresentação de cada monumento, incluem-se QR Codes que, mediante leitura por smartphone, permitem ficar a conhecer ainda mais sobre esses espaços.

A participação na Caminhada pela Literacia é gratuita e os interessados em juntar-se à iniciativa podem inscrever-se através do telefone 268 009 200 ou do e-mail cipgcrn@delta-cafes.pt.