FECIEX festeja os seus 30 anos de 16 a 19 de setembro na IFEBA

A Feciex, Feira da Caça, Pesca e Natureza Ibérica, festeja os seus 30 anos e vai decorrer de 16 a 19 de setembro, na IFEBA, em Badajoz.

O Ayuntamiento de Badajoz, através da IFEBA, está a levar a cabo um programa de atividades e encontros profissionais, que vão garantir uma grande celebração dos 30 anos da FECIEX, ocupando os 10.000 m2 de exposição comercial aos quais devem ser adicionados 20.000 m2 de espaço exterior onde decorrem as atividades exteriores, para além dos concursos internacionais de pesca que se realizam no rio Guadiana no seu percurso pela cidade.

Na FECIEX encontram-se associações, organizações e federações, por ser o principal evento setorial do ano que lhes permite interagir e colaborar com a feira coorganizando, bem como participando, em algumas das inúmeras atividades que decorrem, como: o Conselho Estremenho de Caça, o Conselho de Pesca da Extremadura, o Troféu de Homologação, o Prémio Feciex Ibérico 2021, o Encontro de sociedades de caçadores e entrega de prémios, o curso para a obtenção da Extremadura licença de caça, o Game Meat Table, o VI Concurso Internacional para caça de pombos, exposições caninas em diferentes categorias, workshops infantis, cursos e palestras, corridas de galgos, simuladores virtuais de caça, exposição de tiro com arco, tiro livre de caça e passeios de navegação, entre muitos outros.

Ao mesmo tempo, destaca-se a cada edição, as importantes exposições de caça que se realizam no âmbito da Feira, este ano de 2021 apresenta o acervo e trajetória de uma das famílias que com mais paixão e respeito vive o mundo da caça, “Família Ampuero. De volta à essência”. Estas feiras tornaram-se uma referência no mundo da caça e no seu setor de feiras. É a marca de qualidade e diferenciadora da Feciex.

A pesca interior, tão importante na região, está fortemente representada, uma vez que o XXIV Concurso Internacional de Pesca Desportiva Feciex vai decorrer no Rio Guadiana, com a colaboração do Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural, População e Território, e do Robalo-ibérico. Troféu Feciex com meios flutuantes no rio Guadiana, em colaboração com a Associação Bass-Extremadura, e também haverá, uma vez mais, o aquário de 3m x 8m, onde se realizam demonstrações de pesca, entre muitas outras ações.

Estremadura espanhola com mais quatro mortes e 47 casos Covid

A Estremadura espanhola regista esta quarta-feira, dia 15, 47 novos casos de Covid-19 e mais quatro óbitos, associados à doença.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1904 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 253 doentes, num total de 96.210 altas.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 85 pessoas, 12 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas sem novos casos de Covid-19 esta quarta-feira

Elvas não regista esta quarta-feira, dia 15 de setembro, novos casos de Covid-19.

Sem registo de novas recuperações, o concelho mantém-se com 23 casos ativos, num total de 1705 registados desde o início da pandemia.

Em Elvas, já recuperaram da doença 1653 pessoas e morreram 29.

Mais 1.247 casos Covid e dez óbitos em Portugal

Portugal regista esta quarta-feira, 15 de setembro, mais 1.247 casos de Covid-19 e dez óbitos associados à doença

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 1.686 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 527 doentes internados, menos 24 que ontem, e 119 em unidades de cuidados intensivos (mais três).

Desde o início da pandemia, morreram, em Portugal, 17.882 pessoas com esta patologia foram identificados 1.058.347 casos de infeção. Já recuperaram da doença, no país, 1.004.925 pessoas.

Rota das Tapas Vegan de 16 a 26 de setembro em Badajoz

Tem início este sábado, 16 de setembro, a quinta edição da Rota das Tapas Vegan, em Badajoz.

A iniciativa, organizada pelo Município de Badajoz, decorre até ao próximo dia 26 e conta com a participação de 14 estabelecimentos de restauração: El Chozo Extremeño I, Jara Helados & Café, La Rebaná de Pan Frito, El Chozo Extremeño II, Taberna El Bigote, Carmen Gastro Bar Gin Club, El Silencio, Malafama Surfer Bar, No Ni Ná GastroBar, Cafetería La Marina, Serendipia, Casa Rosendo, La Unión Bar Musical e La Pezería.

Na hora de provar as iguarias preparadas no âmbito desta rota gastronómica, é entregue ao consumidor um ticket, nos locais aderentes. Parte do valor pago é destinado a várias associações de proteção animal, sendo que as pessoas ficam, desde logo, habilitadas a ganhar estadias em dois alojamentos rurais: um em Trevejo e outro em Pinofranqueado, ambos na região de Cáceres.

Nesse ticket é ainda incluído um código QR, que permite a fácil localização de cada um dos estabelecimentos aderentes e as tapas que têm disponíveis.

Comportamentos de risco na adolescência no “Elvas + Solidária”

A adolescência é uma fase da vida bastante complexa, não só para os próprios jovens, como também para os pais e professores.

Na edição desta semana do programa “Elvas + Solidária”, a psicóloga no Centro de Respostas Integradas de Elvas, Marta Abreu, explica que, nesta etapa, “do ponto de vista psicossocial e cognitivo ocorrem passos que são fundamentais para o desenvolvimento, pelo que é quando se constrói a identidade dos jovens, sendo por isso, uma tarefa complexa, onde se definem a personalidade, valores, identidade sexual e profissional”.

Neste processo há uma grande importância “nos grupos de pares, ícones culturais, imagem corporal, entre outros, e nesta fase que há comportamentos exploratórios, o que é normal”, revela.

Nesta fase há também alguns comportamentos de risco, nomeadamente “associados à sexualidade desprotegida, e outras questões que devem ser abordadas no seio familiar, como género, homossexualidade, transexualidade, que ainda são um grande tabu na sociedade, e os jovens têm receio de partilhar na família, pelo que tem do que existir um trabalho junto dos familiares”, explica Marta Abreu.

Também as questões relacionadas com “o amor, o primeiro beijo, entre outros, são importantes, porque depois surgem outros problemas como violência no namoro, entre irmãos e pais e devem igualmente ser abordados no seio familiar”.

Para evitar comportamentos de risco, na adolescência, Marta Abreu aconselha os pais a estarem “atentos e próximos dos jovens, sem serem evasivos, observar os indicadores físicos, como o estado de humor nos adolescentes, reparar quando existem mudanças bruscas de humor, mais do que é normal, tristeza frequente, agressividade excessiva, alterações ao nível do sono, o evitar ou recusa de falar e sair de casa com os amigos ou comer”.

“Conversar, informar, sensibilizar e ajudar a solucionar problemas, não é resolver por eles, é ajudar a resolver”, contando com o apoio dos amigos é bastante importante nesta fase.

Os Comportamentos de risco na adolescência são o tema em destaque esta semana, no programa “Elvas + Solidária”, com a psicóloga no Centro de Respostas Integradas de Elvas, Marta Abreu.

Campo Maior com mais quatro recuperados da Covid-19

O concelho de Campo Maior não regista esta quarta-feira, dia 15, novos casos de infeção por Covid-19, por outro lado, registaram-se mais quatro recuperações da doença, pelo que estão agora 14 casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados 742 de infeção, dos quais 717 já recuperaram da doença. Vítimas do novo coronavírus, no concelho, morreram 11 pessoas.

 

Baloiço Panorâmico em Campo Maior inspirado no logotipo do CIFA

Um baloiço panorâmico foi, recentemente, instalado no Castelo de Campo Maior, assumindo-se como mais uma atração para quem visita a vila, e à semelhança dos que já existem, em vários pontos da região e do país.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior revela que “a estrutura do baloiço se inspirou no logotipo do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), tendo uma vista não só de Campo Maior, mas também do lado oposto do Forte da Graça, em Elvas”. O presidente espera que “quem fotografe e visite esta nova instalação possa assim eternizar o momento e, ao mesmo tempo, conheça o que há de melhor no concelho, contribuindo igualmente para a economia local, na restauração, sendo esta uma instalação a pensar em Campo Maior e nos campomaiorenses”.

Esta nova atração assume-se, segundo João Muacho, como mais forma de “contribuir para o sucesso, da nova imagem de Campo Maior, e trazer mais turistas, que passem uma informação positiva da vila, porque só assim é possível Campo Maior tornar-se um atrativo turístico e apetecível, para quem nos visita”.

Baloiço Panorâmico que foi instalado na parte mais alta do Castelo de Campo Maior, e que será agora mais uma atração para quem visita a vila.