Regresso às aulas na Extremadura com mais de 75 mil jovens vacinados

Os infantários e escolas, até ao Ensino Secundário, da região da Extremadura reabrem portas esta sexta-feira, 10 de setembro, para o arranque do ano letivo 2021/2022, começando com 1.225 alunos a menos, relativamente ao ano passado, num total de 171.500.

Neste novo ano letivo, marcado, uma vez mais, pela pandemia, a comunidade escolar está agora mais protegida contra a Covid-19. Para além dos professores já imunizados, 75.485 jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, entram nas escolas já com o esquema vacinal completo, o que representa 83 por cento da população da região, nessa faixa etária. Prevê-se que, na próxima segunda-feira, essa percentagem suba aos 85 por cento.

As medidas de proteção, no decorrer deste novo ano letivo, vão manter-se: as máscaras continuam a ser obrigatórias em crianças com mais de seis anos, bem como a necessidade de ventilação das salas de aulas. As distâncias de segurança, com espaçamento entre carteiras, serão também obrigatórias, sendo que as atividades letivas só passarão para o online em situações excecionais.

Este ano, os infantários e escolas primárias da Extremadura perdem quase dois mil alunos. Por outro lado, há um reforço do pessoal em docente com 693 professores.