Cabo dos Forcados de Monforte passa o testemunho

João Moura, João Moura Caetano e Miguel Moura são os cavaleiros em praça na Corrida de Touros de dia 4 de setembro em Monforte.

Marcada para as 18 horas, a corrida vai assinalar a despedida do cabo Ricardo Carrilho que passa o testemunho a Nuno Toureiro.

O Grupo de Forcados de Monforte pega em solitários os touros das Ganadarias Torre de Onofre, Romão Tenório, Mata-o-Demo, Voltalegre. Ir. Moura Caetano e Júlio Justino que disputam entre si o prémio bravura.

Estremadura espanhola regista mais 195 casos Covid

A Estremadura espanhola registou, nas últimas 24 horas, 195 novos casos de Covid-19 e duas mortes.

Registaram-se mais 11 internamentos e cinco pessoas tiveram alta hospitalar, num total de 144 pessoas hospitalizadas, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

“O Elvas” vence 1-0 no arranque do Campeonato de Portugal

“O Elvas” CAD venceu, este domingo, dia 29, a equipa açoriana do Rabo de Peixe por 1-0, em jogo da primeira jornada do Campeonato de Portugal, Série E.

O jogo decorreu no Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas e a equipa raiana marcou, por João Carlos, através de livre direto, aos 41 minutos de jogo. Desta forma, “O Elvas” conquistou os primeiros três pontos no Campeonato de Portugal.

A vitória foi assegurada numa grande execução técnica de João Carlos e através de muito empenho e luta do coletivo elvense, onde se salientaram David, Canoa, Carapinha e os gémeos Pereira. Alinharam: David; Kiko Miranda, André Canoa, Emerson e João Ferreira; Alex, Matheus e Luís Carapinha; Diogo Pereira (Charlisson aos 86), João Carlos (Luís Borges 63) e Luís Carlos (Luís Pereira aos 42).

Antes da partida, “O Elvas”, através de Paulo Canhão, presidente da Direção, e Francisco Espiguinha, presidente da Assembleia Geral, entregaram a Francisco Agatão, treinador do Rabo de Peixe, uma placa em que o emblema do Alentejo evocou as temporadas de 1983 a 1985, em que Agatão foi jogador do Clube Alentejano de Desportos.

A segunda jornada do Campeonato Nacional disputa-se a 19 de setembro e “O Elvas” desloca-se a Coruche, para defrontar a equipa local.

Queima das Fitas em Portalegre a 2 e 3 de outubro

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre (AAIPP) decidiu agendar para os dias 2 e 3 de outubro a realização da tradicional Queima das Fitas, tendo em conta o “aligeirar das condições” da pandemia. Ainda assim, alerta a AAIPP, a cerimónia decorrerá de acordo com as medidas de segurança impostas por essa altura.

Os interessados em participar, ente os finalistas dos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, devem inscrever-se até dia 31 de agosto, aqui.

Depois do término das inscrições, a AAIPP irá revela o “número exato de familiares permitidos” para acompanhar os estudantes neste momento, em que as capas negras vão voltar a erguer-se.

Portugal teve mais 1782 casos e dez mortes Covid

Portugal, nas últimas 24 horas, teve mais 1782 novos casos de Covid e dez mortes devido à doença. Estes números foram divulgados neste domingo, dia 29, pela Direção-Geral da Saúde. Desde ontem, houve mais 1070 recuperados.

Os 1782 novos casos desde ontem foram, sobretudo, registados em três regiões: 722 (41%) no Norte, 506 (28%) em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 265 (15%) no Centro. Os dez óbitos ocorreram cinco no Centro, três no Norte e dois em LVT.

A situação hospitalar aumentou: hoje há 698 doentes internados, mais 41 do que ontem, dos quais 148, mais cinco nas últimas 24 horas, em unidades de cuidados intensivos. O número de casos ativos aumentou: hoje são 45.659, mais 702 de sábado para domingo.

Desde o início da pandemia, Portugal teve 1.034.947 casos de Covid, 17.721 óbitos e 971.567 recuperações.

Mais 91 casos Covid no Alentejo

O Alentejo registou, neste domingo, dia 29, mais 91 casos de Covid. Nas últimas 24 horas, a região não teve casos mortais devido a esta doença.

Desde o início da pandemia, o Alentejo teve 37.102 infetados, de que resultaram 1005 mortes devido a esta doença.

Projeto Alentejo Global Export promove internacionalização das PME da região

Alentejo Global Export é o nome do projeto promovido pelo Núcleo Empresarial da Região de Évora, a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral e a Associação Empresarial da Região de Portalegre.

Este projeto “tem como objetivo promover a internacionalização das pequenas e médias empresas, da região, agregando esforços entre estas três associações e poder prestar um melhor serviço às empresas da região”. Como revela Paula Paulino, responsável pelo projeto no NERE, existem duas formas de promoção, por um lado a presença em eventos e feiras internacionais, por outro, as missões inversas.

As missões inversas preveem que “importadores e distribuidores reúnam em Portalegre, Évora e Beja, durante um dia, com as empresas, onde estas apresentam os seus produtos, já relativamente às feiras, haverá já no final deste mês e início de setembro uma feira, na Alemanha, dedicada ao mercado gourmet na região, que foi identificado como um mercado de excelência para os produtos portugueses, que apesar da sua pouca produção têm elevada qualidade”, adianta Paula Paulino.

Qualquer empresa, com sede no Alentejo, se pode candidatar a este projeto, que “tem sempre as inscrições abertas”. No entanto, “para o evento, que vai decorrer na Alemanha, as inscrições já estão encerradas, nesta fase estão já a ser recolhidos os cerca de 100 produtos das 60 empresas que se inscreveram”.

Paula Paulino adianta ainda que, desde 2015 que as associações empresariais reúnem esforços para que as empresas “promovam a internacionalização dos produtos do setor agroalimentar, de forma mais sustentada”.

A responsável pelo projeto explica ainda que as empresas devem inscrever-se na plataforma destinada ao projeto, em https://alentejoexportarmais.pt/, para que seja uma plataforma de utilização constante tanto para os importadores, como para as próprias empresas.

Alentejo Global Export, um projeto que tem como objetivo a promoção e internacionalização dos produtos agro alimentares e turísticos da região Alentejo.

Campo Maior regista mais um caso Covid e quatro recuperados

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas registou-se um novo caso de Covid-19 no concelho de Campo Maior.

Registaram-se ainda quatro recuperações, pelo que 675 dos 722 casos confirmados já estão curados, existindo hoje 36 casos ativos no concelho.

Seguindo o protocolo estabelecido pela DGS, os contactos dos casos positivos vão ser testados nos próximos dias.