Deco lança “Guia de turismo e lazer em tempos da pandemia Covid-19”

O “Guia de turismo e lazer em tempos da pandemia Covid-19”, lançado pela DECO, reúne informação e conselhos para os turistas, pretendendo reforçar a confiança dos consumidores, nacionais e estrangeiros, nos serviços de turismo e lazer em Portugal.

A publicação fornece informações sobre diferentes áreas, tais como: Certificado Digital Covid-19 da UE; Transporte Aéreo; Alojamento Local; Reservas em Hotéis, Parques de Campismo e Caravanismo; Praias e Piscinas; Restauração; IVAucher; Espetáculos e Festivais; e Cinemas, Teatros e Ginásios.

Para garantir um adequado conhecimento dos direitos e deveres dos consumidores, a DECO lançou o Guia online 2021, em versão portuguesa e inglesa, acessível através da página do Facebook e dos seguintes links: a versão portuguesa  https://deco.pt/turismo/guia-do-turismo-e-lazer-em-pandemia-covid-19/ e a versão inglesa https://issuu.com/decoassociacao/docs/turism_and_leisure_guide_-_2021_version-vf

Extremadura: 196 novos casos Covid e mais quatro mortes

A Extremadura regista esta segunda-feira, 16 de agosto, 196 novos casos de Covid-19 e quatro óbitos associados à doença.

Nos hospitais da região, encontram-se internadas 118 pessoas, 19 nos Cuidados Intensivos.

Nas últimas 24 horas, 371 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, num total de 88.028 altas.

Desde o início da pandemia, na Extremadura, já morreram, vítimas de Covid-19, 1.804 pessoas.

GNR resgata cão perdido em Elvas

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, na passada quinta-feira, dia 12 de agosto, resgatou um cão perdido, no concelho de Elvas.

No decorrer de uma ação de patrulhamento, os militares da Guarda avistaram o cão a deambular na via pública. Ao verificar o seu registo no sistema de informação de animais de companhia, foi possível constatar que se encontrava fora do seu local de origem, no concelho de Mourão – distrito de Évora. O animal foi resgatado e entregue ao proprietário, que já tinha reportado o seu desaparecimento.

A ação contou com o reforço do Posto Territorial de Elvas.

A Guarda Nacional Republicana relembra que, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, tendo atribuída nas suas competências a observância das disposições legais no âmbito sanitário e de proteção animal. Este controlo visa principalmente verificar as condições em que os animais se encontram e garantir que estão devidamente identificados para a despistagem de doenças.

Elvas regista três recuperações de Covid-19

Sem registo de novos casos de Covid-19, Elvas regista esta segunda-feira, 16 de agosto, três recuperações, pelo que há agora 16 casos ativos no concelho.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1626 casos de infeção, dos quais 1581 já recuperaram da doença.

Da doença, no concelho, já morreram 29 pessoas.

Moinho do Alto de São Bento pode vir a ser uma “escola do pão”

A Câmara Municipal de Évora tem vindo a levar a cabo uma obra de requalificação de um dos moinhos do Alto de São Bento, com vista à recuperação da sua função tradicional de moagem de cereal.

Mais que isso, revela o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, aquele espaço vai ter associado um projeto educacional, que tem vindo a ser desenvolvido por uma comissão de especialistas, com o objetivo de ser, para além de mais uma atração para o concelho, um local de aprendizagem.

Com este projeto pretende-se alcançar “um conhecimento mais profundo das questões do ambiente e das profissões do passado”, adianta o autarca. Este, que será um “projeto global”, revela Carlos Pinto de Sá, permitirá “reavivar um património de Évora”, levando crianças e a população em geral “a conhecer aquilo que eram as funções dos moinhos”.

Em cima da mesa está a possibilidade de uma “escola do pão”, focada na história do cultivo de cereais, moagem e confeção de pão. Prevê-se a conclusão das obras do moinho e o início das atividades para o início de setembro.

Alentejo atinge as mil mortes devido à Covid-19

O Alentejo regista esta segunda-feira, 16 de agosto, mais 29 casos de Covid-19 e dois óbitos, devido à patologia, segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde.

Desde março do ano passado, na região, foram identificados 35.420 casos de infeção e registadas mil mortes.

Mais 1.135 casos Covid e 11 óbitos em Portugal

Portugal regista esta segunda-feira, 16 de agosto, mais 1.135 casos de Covid-19 e 11 óbitos associados à doença.

De acordo com o relatório da Direção-Geral da Saúde, registaram-se mais 1.187 casos de recuperação nas últimas 24 horas.

Em todo o território nacional, há 768 doentes internados, mais 24 que ontem, 154 em unidades de cuidados intensivos (menos três).

Desde o início da pandemia, morreram 17.573 pessoas com Covid-19, em Portugal, e foram identificados 1.004.470 casos de infeção. Ao todo, há 941.593 doentes recuperados da doença no país.

Campo Maior regista um novo caso Covid e uma alta

Campo Maior regista esta segunda-feira, 16 de agosto, um novo caso de Covid-19, bem como uma recuperação. Há agora, no concelho, quatro casos ativos de infeção.

Desde o início da pandemia, Campo Maior registou 681 casos de Covid-19, dos quais 666 já recuperaram. Vítimas da doença, no concelho, morreram 11 pessoas.

GNR de Portalegre detém homem de 53 anos por cultivo de canábis

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Portalegre deteve, na passada sexta-feira, dia 13 de agosto, um homem de 53 anos por cultivo de canábis, no concelho de Portalegre.

No seguimento de uma denúncia por falta de limpeza de terrenos no concelho de Portalegre, os militares da GNR deslocaram-se ao local onde constataram que existiam diversas plantas de canábis num terreno adjacente a uma habitação.

No decorrer das diligências policiais foi identificado e detido o proprietário. No seguimento da ação foi efetuada busca à residência e respetivos anexos, resultando na apreensão do seguinte material: 80 doses de liamba embalada, 12 plantas de canábis sativa, duas embalagens de fertilizante; duas lâmpadas de sódio HPS, um telemóvel, um computador portátil e uma câmara de videovigilância.

O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Portalegre.

Centro Educativo Alice Nabeiro com diversas atividades este verão

O Centro Educativo Alice Nabeiro está a desenvolver, durante estas férias de verão, e em segurança, diversas atividades lúdicas e pedagógicas para as crianças.

Pensando na inovação tecnológica a que escola foi submetida, ao longo de 2020, devido à pandemia, e como explica o coordenador pedagógico da instituição, Carlos Pepê, “havia muito trabalho a fazer ao nível das competências pedagógicas” e decidiram reforçá-las “na questão da sustentabilidade”. Desta forma, “foram desenhados desafios de oficina, e onde há um projeto para cada uma das oficinas temáticas, e também uma partilha de competências entre os vários técnicos do Centro”.

Ao longo destas semanas, vão sendo desenvolvidas atividades ligadas às artes, biblioteca, ciências, entre outras, que têm um foco comum: “o cumprimento dos objetivos para o desenvolvimento sustentável, saúde pública, alterações climáticas e aquecimento global, em que muitos dos desafios apontam na direção de um pensamento mais sustentável, e uma atitude mais consciente, desde o pré-escolar, o que demonstra uma aposta e qualificação reforço de competências e recursos, para as crianças”, revela Carlos Pepê.

A manhã é dedicada a “aplicações online, através de quadros interativos para que as crianças aprendam a jogar entre elas e ligadas à motricidade, depois as crianças trabalham na plataforma online UBU, onde aprendem o conceito de desenvolvimento sustentável associados à programação, bem como momentos lúdicos”. A tarde, há um bloco dedicado à leitura e reforço escolar e depois os desafios semanais onde estão a trabalhar com blocos de tabuleiros”. Carlos Pepê afirma que “são atividades diversificadas e enriquecedoras do ponto de vista da aprendizagem, assim como do ponto de vista do desenvolvimento de competências de cada criança”.

Centro Educativo Alice Nabeiro que desenvolve, até setembro, várias atividades lúdico-pedagógicas com as crianças da instituição.