Vindima Mayor de portas abertas de 14 de agosto a 18 de setembro

Um verdadeiro marco, da cultura portuguesa, as vindimas são um momento de autêntica celebração.

As uvas estão prontas para serem colhidas e a Adega Mayor abre as suas portas à Vindima Mayor para que todos possam experienciar momentos inesquecíveis.

Através de um Programa especial com três atividades distintas, são partilhados os segredos da colheita e vinificação que originam os vinhos Mayores, oportunidade única para conhecer o processo na sua íntegra, da uva até ao copo.

De 14 de agosto a 18 de setembro, num programa de enoturismo em família ou entre amigos, que acontece sob marcação prévia e tem número limitado de 12 participantes por grupo, a Adega Mayor convida a abrir os sentidos e descobrir os sabores e aromas dos vinhos através de 3 Programas distintos: a Vindima Mayor, a Vindima Mayor com Piquenique e a Vindima Mayor da Vinha ao Copo. Par mais informações pode consultar o web site da Adega Mayor aqui.

Pode fazer a reserva dos programas da Adega Mayor através do e-mail enoturismo@adegamayor.pt.

Estremadura espanhola com mais 401 casos Covid e duas mortes

A Estremadura espanhola regista esta quinta-feira, dia 12 de agosto, 401 novos casos de Covid-19 e, mais duas vítimas mortais, associada à doença.

Destes casos, 55 foram registados na Área de Saúde de Badajoz.

Desde o início da pandemia, na região, morreram, vítimas do novo coronavírus, 1794 pessoas.

Foram dados como recuperados da Covid-19, nas últimas 24 horas, 446 doentes, num total de 86.331 altas.

Nos hospitais da região, encontram-se agora internadas 110 pessoas, 17 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Elvas tem mais um caso de Covid-19

O concelho de Elvas regista esta quinta-feira, 12 de agosto, um novo caso de Covid-19, pelo que há agora 25 casos ativos.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1621 casos de infeção, dos quais 1567 já recuperaram da doença. Da doença, no concelho, já morreram 29 pessoas.

Mais 11 mortes e 2 708 casos Covid em Portugal

Portugal regista esta quinta-feira, 12 de agosto, mais 2.708 casos de Covid-19 e 11 óbitos associados à doença. Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2.209 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 754 doentes internados, menos 31 do que ontem, 169 em unidades de cuidados intensivos (menos 12).

Desde o início da pandemia, morreram 17.525 pessoas com Covid-19 em território nacional e foram identificados 995.949 casos de infeção. Ao todo há 934.017 doentes recuperados da doença em Portugal.

Hospitais da Estremadura adequam-se ao aumento dos internamentos

A quinta vaga de Covid-19 está a obrigar os hospitais da Estremadura espanhola a transformar as suas unidades para receberem doentes infetados.

O Hospital Universitário de Badajoz e o Hospital San Pedro de Alcântara, de Cáceres, estão já a habilitar algumas alas para receber estes doentes.

Ao dia de ontem, quarta-feira, dia 11, nos hospitais da região, encontram-se internados 103 doentes, 16 em Unidades de Cuidados Intensivos.

Regras para viagens com animais na UE no “Espaço Europa”

São algumas as regras que devem ser respeitadas na hora de viajar para um outro país da União Europeia (EU) com um animal de estimação, como um cão, gato ou furão.

Apesar de fáceis, revela Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, estas regras dizem respeito, entre outros, ao facto do animal ter chip e recebido a vacina contra a raiva.

No caso de países como Finlândia, Irlanda, Malta, Noruega e Irlanda do Norte é exigido que o animal tenha recebido tratamento contra a ténia Echinococcus multilocularis.

O animal tem ainda de ter um passaporte europeu de animais de companhia válido, quando viaja de um país da UE ou da Irlanda do Norte para outro país da UE ou para a Irlanda do Norte, ou um certificado sanitário da UE, quando viaja de um país terceiro.

Todas as regras para conhecer aqui.

Campo Maior sem novos casos Covid esta quinta-feira

Campo Maior não regista esta quinta-feira, 12 de agosto, novos casos de Covid-19, nem altas, pelo que se mantém com quatro casos de infeção ativos.

Desde o início da pandemia, no concelho, foram registados 678 casos positivos de Covid-19, dos quais 663 já recuperaram da doença. Vítimas de Covid-19, em Campo Maior, morreram 11 pessoas.

Diácono Tiago Carlos: “Sinto-me realizado”

Cerca de dois meses depois de ter sido ordenado diácono, o elvense Tiago Carlos (na foto) exerce as suas funções com o Cónego José António Morais Palos, nas paróquias de Nossa Senhora da Vila e Nossa Senhora do Bispo, São Mateus e São Geraldo, no concelho de Montemor-o-Novo.

Tiago Carlos refere-nos quem “tem sido uma experiência boa e que a maior mudança é deixar de exercer tanto o papel de aluno e começar a ter já alguma autonomia”. O próximo passo na sua vida religiosa é a nomeação como pároco: “o período de diácono decorre no mínimo durante seis meses para que possa preparar a ordenação enquanto padre que é um serviço mais concreto e com um atendimento mais especifico. O facto de estar a viver com um padre é um descanso porque estou a aprender com alguém que tem mais experiência”.

Tiago Carlos tem 27 anos, aceita que “não é muito normal” um jovem enveredar pela vida religiosa mas garante que “os amigos aceitaram muito bem porque percebem que me sinto feliz e realizado”.

Optar por uma vida religiosa leva a muitas mudanças na vida de um jovem. Tiago Carlos refere que quando tomou esta decisão teve que perceber que “a paróquia em que estiver vai ser sempre uma prioridade”.

Tiago Carlos, além das funções de diácono, foi recentemente nomeado diretor adjunto dos departamentos da Pastoral das vocações e da Pastoral dos Jovens.