DGS recomenda vacinação para todas as crianças entre os 12 e os 15 anos

A Direção geral da Saúde anunciou, esta terça-feira, dia 10, em conferência de imprensa, que recomenda a vacinação de todos os jovens entre os 12 e os 15 anos, apesar de manter a prioridade dos jovens com comorbilidades.

A decisão surge depois de terem sido revistos os dados sobre a segurança da vacinação contra a covid-19 nesta faixa etária. Graça Freitas refere que “estes jovens deverão ser vacinados, mesmo sem comorbilidades, e que a vacinação universal de todos os jovens a partir dos 12 anos se baseia na análise de novos dados que chegam dos EUA e União Europeia. “Os mais de 15 milhões da vacinas nos EUA e UE confirmam que os episódios já reportados de miocardite pericardite são raros têm evolução benigna”, afirmou.

Questionada sobre quando irá começar a vacinação destes jovens, Graça Freitas refere que “todos os processos de vacinação começam com uma recomendação técnica. Depois, a parte logística faz o seu trabalho. A partir deste momento, está aberto o caminho para a vacinação universal destes jovens. Será a parte logística que comunicará, em que moldes, vai acontecer a vacinação. Não se tenha a expectativa que é hoje que começa. Hoje foi tomada a decisão técnica”.