Obras de arte de Nelson Mandela em exposição na “Howard’s Folly” em Estremoz

Uma coletânea de obras de arte de Nelson Mandela estão patentes na Galeria de arte da adega alentejana “Howard’s Folly”, em Estremoz, até dia 12 de setembro.

Esta mostra surge de uma iniciativa da fundação House of Mandela Art, em associação com a Sovereign Art Foundation, uma instituição de caridade que apoia crianças da rua na Ásia através de terapia de arte.

São, no total, 36 criações, de 2001 a 2005, e que espelham a já conhecida história da vida do líder político; dividindo-se em duas séries de desenhos e pinturas: a Série Luta e a Série Ilha Robben.

A galeria de arte da Howard’s Folly, foi escolhida pelo sul-africano Mitch Webber, guardião destas obras e proprietário do “The Place at Evoramonte”, e que as trouxe a Portugal pela primeira vez em 2019.

Extremadura com mais 361 casos de Covid-19

A Extremadura regista esta terça-feira, 3 de agosto, 361 novos casos de Covid-19. Destes novos casos, 83 foram registados na área de saúde de Badajoz.

Nos hospitais da região, encontram-se internadas 103 pessoas, nove delas nas últimas 24 horas, estando 11 em Unidades de Cuidados Intensivos. Foram registadas também 13 recuperações.

Já morreram, na Extremadura, devido à Covid-19, 1.783 pessoas.

Elvas regista dois novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas regista hoje dois novos casos de infeção por Covid-19, estando ativos 39 casos de infeção.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1598 casos de infeção, sendo que 1530 já recuperaram e 29 pessoas morreram.

Just a Change: mais de 350 voluntários para reabilitar casas no Alandroal

A associação sem fins lucrativos, Just a Change, que se dedica a reabilitar casas de pessoas em situação de pobreza habitacional, vai organizar o Camp In, projeto de verão que entre os meses julho e agosto dinamiza 11 campos de verão para reabilitar 55 casas particulares, de 100 beneficiários, mudando a realidade de quem nelas vive. As inscrições abriram no dia 25 de maio e devido à elevada adesão, já se encontram completas.

O Camp In terá lugar em vários concelhos de Portugal, incluindo Alandroal, que será entre o dia 25 de julho e 8 de agosto, e que junta Câmaras Municipais e Juntas de Freguesias, empresas de construção e fornecedores locais, voluntários (nacionais e internacionais), empresas parceiras e a comunidade local, promovendo a colaboração para um bem comum. Esta será a 7ª edição de um projeto que teve início em 2015 e que já aumentou em cerca de 800% o seu volume de intervenção.

Para além do foco habitual na melhoria das condições habitacionais, as obras deste verão terão diversos projetos inovadores, uma vez que serão instalados vários painéis fotovoltaicos que permitem maior eficiência energética, para além de garantir maior conforto aos seus habitantes. Os restantes trabalhos variam desde a construção de telhados integrais, casas-de-banho de raiz e instalação de sistemas de água quente.

Existem três aspetos particularmente inovadores no projeto como mobilizar jovens como voluntários, caracterizados por terem uma enorme força e esperança, que encaram a reabilitação destas habitações como uma missão, mais do que um trabalho, preocupando-se em estabelecer laços de amizade com quem é ajudado; mobilizar a comunidade envolvente: maximiza-se a utilização de recursos locais, tornando a solução mais eficiente e aproxima a comunidade envolvente ao público-alvo, potenciando a criação de pontes e laços; Integração da pessoa e da família: integrar o beneficiário como parte da solução, envolvendo-o e fazendo-o parte do processo de reabilitação da casa, desenvolvendo auto-estima e apreço próprio e pela habitação.

O contexto rural está repleto de isolamento social e de pobreza profunda, que afeta o contexto habitacional. Os campos têm permitido ao Just a Change atuar em zonas do território nacional onde seria difícil implementar projetos de reabilitação de casas ao longo do ano.

Mais 121 casos Covid e um óbito no Alentejo

O Alentejo regista esta terça-feira, 3 de agosto, 121 novos casos de Covid-19 e mais um óbito associado à doença.

Desde março do ano passado, na região, foram reportados 34.011 casos de infeção e 983 mortes.

Portugal regista 2076 novos casos e 19 mortes por Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 2.076 novos casos, 19 óbitos e 4368 recuperados de Covid-19.

Esta terça-feira, dia 3, 945 (-23) doentes estão internados, 204 (+1) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.397 mortes, 974.203 casos de infeção e 909.330 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A comida vegetariana é o tema do “De Boa Saúde”

A comida vegetariana é a base da alimentação de muitas pessoas, que exclui carne e peixe e que pode ou não incluir derivados de origem animal, como leite e ovos, tendo vindo, nos últimos anos a ganhar cada vez mais adeptos.

Estudos revelam que adotar uma dieta vegetariana reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2, além de complicações como colesterol elevado, pressão alta e síndrome metabólica.

O médico Pintão Antunes, na edição desta semana do “De Boa Saúde” esclarece que, e apesar de não ter muito conhecimento científico sobre o assunto, que “o ser humano começou a prejudicar a sua saúde com a ingestão em excesso, de carne, apesar de ser importante o ser humano deve comer hidratos de carbono, proteínas, gordura, água, doces.” No caso dos veganos “há proteínas vegetais, sendo que a dificuldade está em orientar uma dieta a base de proteínas, que deve ser acompanhada”.

O homem tem que “repensar e regrar a sua alimentação, e fazer uma alimentação variada, baseada na roda dos alimentos”, refere Pintão Antunes.

A alimentação vegetariana está em destaque esta semana, no programa de “Boa Saúde”, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Campo Maior sem novos casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior não registou, nas últimas 24 horas, novos casos de infeção por Covid-19, de acordo com as Autoridades de Saúde.

Campo Maior já registou 674 casos de infeção, sendo que 654 já recuperaram, nove estão ativos e 11 pessoas perderam a vida.

Aberto há 2 meses novo Museu de Elvas já recebeu mil visitantes

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, António Tomás Pires, foi inaugurado no dia 31 de maio deste ano.

Dois meses depois, já passaram por este espaço museológico “perto de mil pessoas”, como nos referiu Isabel Pinto (na foto), técnica responsável pelo museu. “Do total de visitantes, “80 por cento são portugueses e, destes, 65 por cento são elvenses o que mostra que se interessam pelo seu património. Dos restantes 20 por cento, a maioria são espanhóis, cerca de 12 por cento, e temos também holandeses, suecos, ingleses e franceses”.

O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas, António Tomás Pires funciona de terça-feira à tarde até domingo, encerrado à segunda e terça-feira de manhã para manutenção e limpeza do espaço.

No período da manhã, o museu pode ser visitado entre as 10 e as 13 horas e à tarde entre as 15 e as 18 horas.