CDU apresenta candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Gavião

Rui Vieira é o cabeça de lista pela CDU à Câmara Municipal de Gavião, nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

Rui Manuel Fernandes Vieira, 60 anos, é construtor civil aposentado, natural da freguesia de Águas Belas, concelho de Ferreira do Zêzere, Santarém.

Membro da Assembleia de Freguesia nos mandatos de 2001 a 2005 e de 2017 a 2021, e foi presidente da Junta de Freguesia de Comenda nos mandatos de 2005 a 2009 e de 2013 a 2017, tendo ainda assumido a presidência da Associação Desportiva Ifal Comenda de 1998 a 2001. É, atualmente, presidente da Associação Caçadores e Pescadores de Comenda desde 2004. Rui Vieira é membro do PCP.

Já Alberto Paisana Faria é o cabeça de lista à Assembleia Municipal de Gavião. O candidato de 75 anos, é empregado bancário, aposentado, natural da freguesia de Belver.

Membro da Assembleia Municipal de Gavião em vários mandatos, foi candidato à Câmara Municipal de Gavião em 2013, e membro da Assembleia de Freguesia de Belver no atual mandato.

Alberto Paisana Faria é candidato independente proposto pelo PCP.

 

Elvas com mais seis casos Covid e seis altas

O concelho de Elvas regista, esta terça-feira, dia 27 de julho, seis novos casos de infeção por Covid-19, e mais seis recuperados da doença.

Há, agora, 40 casos ativos de infeção no concelho.

Num total de 1571 casos registados, desde o início da pandemia, em Elvas, já recuperaram 1502 pessoas.

Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 29 pessoas.

Sérgio Conceição capta fotografia em Campo Maior que é publicada na Astronomy Now

Uma imagem, da autoria do elvense Sérgio Conceição, capturada na Barragem do Caia, em Campo Maior, foi publicada pela Revista Astronomy Now. Na imagem, é possível visualizar vários meteoros, capturados durante a chuva de Meteoros Perseídas e é possível, também, visualizar-se a Barragem de Campo Maior, unindo neste caso a paisagem à Astronomia.

Apesar de a imagem ter sido capturada em 2020, foi destacada pela segunda vez e pode ser vista na edição de agosto de 2021.

A revista Astronomy Now é a maior revista de Astronomia do Reino Unido e desde 1987 é uma revista de leitura obrigatória para os Astrónomos de todo o Mundo.

Alentejo com mais 66 casos Covid

A região Alentejo regista, hoje, terça-feira, dia 27, mais 66 casos de Covid-19. Nas últimas 24 horas, não se verificaram óbitos, associados à doença.

Desde o início da pandemia, a região conta com 33.260 infetados e 980 mortes, de acordo com o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Verão é propício a gastroenterites. O médico Pintão Antunes explica porquê

A gastroenterite é uma condição relativamente comum que acontece quando o estômago e o intestino ficam inflamados devido a uma infecção por vírus, bactérias ou parasitas.

“A gastroenterite pode ser só inflamatória mas, geralmente, é um processo relacionado com uma infeção”, de acordo com o médico Pintão Antunes.

“Estas situações são mais vulgares no verão, devido ao calor que ajuda a desenvolver as bactérias, daí a necessidade de guardar a comida no frigorífico”, garante o médico

Na maior parte das vezes, a gastroenterite acontece por ingestão de alimentos estragados ou contaminados, mas também pode surgir após o contacto próximo com outra pessoa com gastroenterite.

A gastroenterite é abordada na edição desta semana do programa De Boa Saúde, com Carlos Falcato e o médico Pintão Antunes.

Nós, Cidadãos! apresentou candidatos no concelho de Estremoz

O Nós, Cidadãos! – Por Estremoz, liderado pelo engenheiro Jorge Canhoto, apresentou a lista de efetivos à Câmara Municipal de Estremoz, Assembleia Municipal e União de Freguesias de Estremoz, bem como as cabeças de lista à União de Freguesias de Ameixial e freguesia de Arcos, Evoramonte e Veiros. A apresentação ocorreu no sábado, dia 24 de julho, no Jardim Municipal de Estremoz.

Primeiramente, Francisca de Matos, mandatária da candidatura, apelou ao voto da cidadania e à mudança de paradigma. Depois, o candidato apresentou as cabeças de lista às freguesias rurais nomeadamente Sandra Paixão, professora do Ensino Básico, à União de Freguesias do Ameixial, Luís Frade, professor Educação Física, para a Arcos, Almerindo Lino, operário febril, para Evoramonte e Rosinda Ferreira, trabalhadora independente, para Veiros.

Foram apresentados, ainda, os cinco primeiros nomes da lista à Freguesia de Estremoz, que é encabeçada pela professora Adosinda Pisco, professora aposentada, sendo acompanhada por José Carlos Coelho, Lídia Coelho, Vítor Pires e Andrea Grazina.

Já a lista da Assembleia Municipal conta com sete elementos e é encabeçada por Maria da Piedade Papança, professora de Filosofia, de 49 anos, natural da Freguesia de Glória, que nas palavras dirigidas aos presentes afirmou a sua profunda convicção de que a cidadania é o caminho correto para o verdadeiro exercício da democracia. Esta contará, ainda, com a companhia de Luís Mariano Guimarães, Luís Santiago, Ana Paulo Serrano, Susana Nunes, Pedro Perdigão e Vânia Silva.

Jorge Canhoto apresentou, por fim, a equipa que estará ao seu lado e que conta com Nuno Almeida, Manuela Lagoa, Mário Tiago, Guiomar Sala, Luís Frade e Susana Frade. Aproveitou também para chamar os restantes elementos que compõem a lista e que são Pedro Canoa, Inês Mira, Lara Serrano, Tiago Santos, Ângela Oliveira, Diogo Cabaços e Maria João Silveira.

Jorge Canhoto, teceu algumas considerações sobre a candidatura nomeadamente que a mesma, no inicio, apenas visava a Câmara e a Assembleia Municipal mas que com o tempo a mesma foi crescendo. Acrescentou ainda que a candidatura do Nós, Cidadãos! não participará na baixa política de denegrir os adversários. Sendo que não espera daqueles a mesma postura. Jorge Canhoto, reiterou, ainda, o facto de todas as listas do movimento cívico que lidera cumprirem a paridade, tal como pode ser constatado pelos cabeças de lista apresentados.

Campo Maior com mais dois casos de Covid-19

O concelho de Campo Maior regista esta terça-feira, dia 27, dois novos casos de infeção por Covid-19, e a recuperação de mais uma pessoa, pelo que tem agora oito casos ativos.

Desde o início da pandemia, em Campo Maior, foram registados 667 casos de infeção, dos quais 648 já recuperaram e 11 perderam a vida.

AFP esclarece clubes sobre candidaturas a programa “Reactivar Desporto”

No âmbito do Programa “Reactivar Desporto”, a Associação de Futebol de Portalegre promoveu, na sexta-feira, uma reunião com os seus clubes para os esclarecer sobre as candidaturas que devem fazer até dia 16 de agosto e garantir assim um encaixe que pode fazer a diferença nas contas da nova época.

A reunião decorreu por videoconferência e contou ainda com a participação dos diretores da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Júlio Vieira e Rui Manhoso, que se disponibilizaram para estar ao lado da AF Portalegre numa iniciativa que pode ser crucial para auxiliar os clubes a candidatarem-se aos fundos deste programa.

Na verdade, tanto as Associações de Futebol como a FPF têm assumido um papel decisivo junto dos clubes, mostrando sensibilidade para o momento. A FPF disponibilizou inclusivamente um guia e um simulador, e as Associações, para além de toda a informação que já facultaram desde a abertura das candidaturas, reforçaram a sua disponibilidade para apoiar mais uma vez os seus clubes, que podem receber até 50 euros a fundo perdido por cada atleta.

De recordar que o programa “Reativar Desporto” foi lançado pelo Governo através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o objetivo de apoiar a recuperação económica de um setor muito afetado pela pandemia da Covid-19.

Depois dos apoios prestados pela FPF e pelas Associações de Futebol, esta é mais uma oportunidade de ajudar a recolocar o desporto como uma verdadeira força-motriz da sociedade e merece a atenção de todos os que nele estão envolvidos e o mantiveram vivo durante o último ano e meio.

Taberna O Ministro recebe certificado de excelência Traveler’s Choice 2021

A Taberna O Ministro, em Campo Maior, recebeu pelo terceiro ano consecutivo o certificado de excelência Traveler’s Choice 2021 do @tripadvisor.

Esta é uma distinção atribuída “de acordo com os comentários visitantes à nossa casa. Este ano, deram-nos o Traveler’s Choice que é o prémio máximo dentre das categorias de tabernas tipicas. Este prémio veio dignificar o trabalho de um ano que foi de reinvenção”, como nos refere João Paulo Borrega, proprietário do estabelecimento.

O estabelecimento passou por uma fase menos boa e “a partir desse momento tivemos que nos reinventar. A Taberna O Ministro apresenta uma gastronomia muito variada e que conta com pratos muito regionais do Alto Alentejo. Só cozinhamos com carne de porco preto e de vaca, depois temos o ensopado de borrego, os pezinhos de coentrada, as costeletas de borrego panadas, as esparregados caseiros com cação frito, entre outros. O único problema é para quem vem com crianças, porque não encontra na lista o bitoque. Mas se houver um casal que venha com uma crianças nós até sugerimos o prato mais adequado. Por outro lado, temos uma relação muito próxima com os clientes uma vez que cada cliente é um amigo”.

A Taberna O Ministro está localizada na Travessa dos Combatentes da Grande Guerra n°2, em Campo Maior, e pelo terceiro ano consecutivo foi distinguida pela tripadvisor.