Carregamento elétrico rápido já disponível na área de serviço de Estremoz

Já se encontra em funcionamento, na área de serviço de Estremoz, na A6, os primeiros postos de carregamento ultrarrápidos da Via Verde Electric.

Com dois postos em cada sentido, já é possível gerir a energia disponível num automóvel elétrico naquela área de serviço.

Os quatro postos de carregamento disponíveis são alimentados por energia renovável da Cepsa e têm uma potência máxima de carregamento de 350 kW. Os carregadores ajustam-se a todos os modelos que os poderão utilizar, através de uma tomada standard europeia, a mais comum nos carros elétricos.

Estes quatro postos de carregamento na A6, entre a fronteira do Caia e a Marateca, são os primeiros desta autoestrada, para onde está a prevista a instalação de mais oito, até final de 2021.

Estremadura espanhola tem mais 563 casos de Covid-19

O número de casos de infeção por Covid-19, na Estremadura espanhola, sofreu um pequeno decréscimo com 563 novos infetados nas últimas 24 horas, sendo que 189 pessoas foram dadas como recuperadas e não há mortes a lamentar.

Nos hospitais estremenhos estão internados 68 doentes, cinco em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 179; Mérida, 136; Cáceres, 76; Don Benito, 57; Plasencia, 49; Llerena – Zafra, 47; Navalmoral de la Mata, 13 e Coria, 6.

Elvas sem novos casos de Covid-19

O concelho de Elvas não regista esta quinta-feira, dia 22, novos casos de Covid-19. Por outro lado, verificou-se a recuperação de quatro pessoas.

Desde o início da pandemia, Elvas registou 1562 casos de infeção, sendo que 1482 já recuperaram, 52 estão ativos e 28 pessoas morreram.

Portugal regista mais 3.622 casos Covid e 16 óbitos

Portugal regista, esta quinta-feira, 22 de julho, mais 3.622 casos de Covid-19 e 16 óbitos associados à doença.

Nas últimas 24 horas, registaram-se mais 2.765 casos de recuperação.

Em todo o território nacional, há 860 doentes internados, menos sete que ontem, 178 em unidades de cuidados intensivos (mais sete).

A região de Lisboa e Vale do Tejo, com 1.606 novos infetados, é a área do país com mais novas notificações, com 44,3% do total de diagnósticos.

Desde o início da pandemia, foram registados 943.244 casos de infeção, no país, e reportadas 17.248 mortes, devido à doença. Ao todo há 873.008 doentes recuperados da doença em Portugal.

Alentejo regista mais 71 casos de Covid-19

A região Alentejo regista esta quinta-feira, dia 22, mais 71 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 32 742 infetados e 977 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Proibição do uso de plástico no Espaço Europa

No início deste mês passou a ser proibida a utilização de plástico de uso único na restauração, como palhinhas ou talheres.

O decreto-lei que proíbe a venda de vários produtos de plástico de uso único, como cotonetes, palhinhas e pratos em toda a União Europeia entrou em vigor no dia 1 de julho.

Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo, recorda que “as espécies marinhas, como as tartarugas, as focas ou as aves, são bastante afetadas por este lixo marinho. Por outro lado, não nos podemos esquecer que o peixe em geral e os mariscos acabam na nossa cadeia alimentar o que faz com que o ser humano também seja atingido”.

A nova legislação, aprovada pelo Parlamento Europeu, tem como objetivo reduzir o consumo de produtos de plástico de utilização única na União Europeia até 2026, de modo a combater a poluição gerada por este material.

Primeiros resultados dos Censos 2021 apresentados no próximo dia 28

O Instituto Nacional de Estatística (INE) apresenta, já na próxima quarta-feira, dia 28 de julho, os primeiros resultados XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021.

Segundo o INE, a operação contou com 99,3% das respostas da população através de canais digitais, tendo a fase de recolha dos Censos decorrido entre os dias 5 de abril e 31 de maio. Na estrutura de recolha dos Censos 2021 estiveram envolvidas cerca de 15 mil pessoas.

Entre o total dos 99,3% de respostas digitais, o meio mais utilizado foi o do acesso direto das famílias ao website (87,5%), seguindo-se as respostas com recurso à aplicação móvel do recenseador (7,7%) e, finalmente, o preenchimento dos questionários nos ‘ebalcões’ localizados nas Juntas de Freguesia (4,1%).

A resposta expressiva pela Internet “contribuiu decisivamente para que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país, ditado pela pandemia da Covid-19”, revela o INE.

Aapesar do contexto pandémico e da elevada complexidade de todo o processo, “o sucesso desta operação censitária é inseparável do elevadíssimo nível de adesão por parte dos cidadãos, o qual, por sua vez, resultou do enorme empenho de todos os que apoiaram, divulgaram e participaram nestes Censos 2021”, garante ainda o INE.

Os resultados dos Censos 2021 que serão apresentados no próximo dia 28, informa o INE,  “têm ainda um carácter preliminar, na medida em que são baseados em contagens resultantes do processo de recolha e divulgados antes do final de todo o processo de tratamento e validação da informação recolhida”.

Campo Maior regista dois novos casos de Covid-19

Campo Maior regista esta quinta-feira, 22 de julho, dois novos casos de Covid-19.

No concelho, há agora cinco casos ativos de infeção.

Desde março do ano passado, Campo Maior registou 662 casos de infeção, dos quais 646 já estão curados da doença. Vítimas de Covid-19, no concelho, morreram 11 pessoas.

Hotel Rural Olivale exige Certificado ou teste Covid aos seus hóspedes

Atualmente, e tendo em conta as nomas do Governo, relativas à pandemia, quem quiser usufruir de uns dias em alojamentos rurais e locais, ou em hotéis deve apresentar um certificado digital ou um teste negativo à Covid-19.

No caso do Hotel rural Olivale, em Campo Maior, e como revela Vítor Canhão, proprietário do espaço, a medida já está a ser aplicada, sendo estas as normas exigidas a todos os hóspedes, mas o proprietário afirma que “apesar de a aplicar, não a compreendo, porque ou está mal explica ou não somos técnicos de saúde, porque não entendemos que a pessoa pode estar negativa, sair do local para almoçar ou jantar e ficar infetada, pelo que não compreendemos a medida, mas temos que a aplicar, logicamente”.

Vítor Canhão adianta que já houve hóspedes a cancelar as reservas, uma vez que não conseguem cumprir com esta medida, nomeadamente com o teste negativo, ou apresentar certificado. Nestes casos “é mais uma dificuldade que temos que fazer frente, mas temos esperança sempre, que melhore”.

A Quinta dos Pavões é também propriedade de Vítor Canhão, onde se realizam não só casamentos, como outros eventos. Nestes casos “é mais fácil”, diz, porque “a equipa que serve faz os testes e os convidados também, e funciona como uma bolha, quem entra já não sai do local, quanto ao alojamento é mais complicado porque não temos controle das pessoas que entram e saem”.

Hotel rural Olivale que cumpre com as normas do Governo, no que à exigência de certificado digital ou teste negativo à covid, diz respeito, a todos os seus hóspedes.