Estremadura regista 261 novos casos e 123 recuperados

A Estremadura espanhola notificou esta segunda-feira, dia 19, 261 novos casos de Covid-19 não havendo mortes a lamentar. De ontem para hoje, 123 pessoas foram dadas como recuperadas.

Nos hospitais estremenhos estão internados 56 doentes, cinco em Unidades de Cuidados Intensivos.

Por áreas de saúde: Badajoz, 89; Mérida, 55; Cáceres, 35; Don Benito, 30; Llerena – Zafra, 26; Plasencia, 17; Navalmoral de la Mata, 6 e Coria, 3.

Espanha alcançará 25 milhões de imunizados contra a Covid-19

Esta semana, Espanha chegará aos 25 milhões de imunizados, cumprindo-se assim a previsão do governo espanhol de alcançar a referida contagem de cidadãos com a vacinação completa. Através destes dados, entende-se que mais de 53% da população já se encontrará protegida contra o coronavírus e as suas variantes.

De acordo com os últimos dados de saúde, referentes a quinta-feira e enquanto não se sabe os dados do fim-de-semana, estes indicam que 23.372.796 de cidadãos correspondente a 49,3% da população já tem a vacinação completa. Deste modo, Espanha está a mais de 1,6 milhões de cidadãos de alcançar a previsão do executivo.

Nas últimas semanas, de segunda a quinta, concluiu-se que quanto mais se vacina, a média diária de novos imunizados tem-se registado nos 400.000 por dia, já nos fins-de-semana o ritmo de inoculações desce.

Assim, o próximo objetivo, previsto para esta semana, será chegar aos 25 milhões de imunizados e, depois, no final de agosto, pretende-se alcançar os 33 milhões com a vacinação completa, 70% da população.

Elvas tem mais um caso de Covid-19 e 13 recuperados

O concelho de Elvas regista hoje, segunda-feira, dia 19, mais um caso de Covid-19 e a recuperação de 13 pessoas.

Elvas tem ativos 66 casos de infeção, num total de 1557 já registados desde o início da pandemia. 1463 pessoas já recuperaram e 28 morreram.

Alentejo tem mais 61 infetados com Covid-19

A região Alentejo regista esta segunda-feira, dia 19, mais 61 casos de Covid-19, não havendo mortes a lamentar.

Desde o início da pandemia, a região conta com 32 464 infetados e 976 mortes, de acordo com o boletim da Direção Geral de Saúde.

Portugal registou 1855 casos de Covid-19 e oito mortes

Portugal registou, nas últimas 24 horas, 1855 novos casos de infeção, oito mortes e 1382 recuperados de Covid-19.

Esta segunda-feira, dia 19, 851 (+46) doentes estão internados, 151 (+5) em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 17.512 mortes, 932.540 casos de infeção e 863.089 doentes recuperados, de acordo com os números divulgados hoje no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Campo Maior regista um recuperado de Covid-19

De acordo com as Autoridades de Saúde, nas últimas 24 horas, uma pessoa recuperou de Covid-19 no concelho de Campo Maior, pelo que desce para dois o número de casos ativos.

Campo Maior já registou 658 casos de infeção, sendo que 645 já recuperaram e 11 pessoas perderam a vida.

InnovPlantProtect, único no Alentejo, candidata a primeira patente

O InnovPlantProtect (InPP), o Laboratório Colaborativo instalado em Elvas, na antiga Estação nacional de Melhoramento de Plantas, prepara-se para, dentro de pouco tempo, submeter uma candidatura para a criação de uma patente relacionada com a proteção de árvores em relação a pragas.

Pedro Fevereiro, CEO do laboratório, refere que “a instituição está ainda numa fase de desenvolvimento de produtos mas, dentro em breve, poderão surgir novidades. Estamos a desenvolver vários produtos mas posso dar o exemplo de um que consiste numa solução para prevenir o ataque da xylella fastidiosa a diversas árvores, mais concretamente às oliveiras. Este +produto, é baseado na utilização de um microrganismo que vai impedir que a bactéria se possa multiplicar e crias a doença na árvore. Esse microrganismo constituirá um produto que será patenteado”.

A utilização de produtos de origem biológica tem sido uma aposta a todos os níveis, quer da União Europeia, quer por parte dos próprios agricultores. Pedro Fevereiro garante que, esta procura tem surgido “sobretudo junto dos agricultores com uma formação mais avançada”.

De recordar que o InnovPlantProtect conta com 38 investigadores, dos quais 16 doutorados, 17 mestres e cinco licenciados.

Cristina Azevedo, diretora do departamento de biopesticidas, é natural do Porto, engenheira agrónoma de formação e doutorada em interação planta – patógeno. Ingressar neste laboratório foi a oportunidade de regressar a Portugal depois de 22 anos em Inglaterra. Atualmente, referiu-nos que o seu departamento “está a tentar desenvolver pesticidas biológicas, indo de encontro às diretivas da União Europeia”.

Pedro Rosa, natural da Figueira da Foz, é um dos investigadores que faz parte desta equipa. Formado em Biotecnologia de plantas, está neste momento a realizar uma investigação relacionada com o arroz: “estou a trabalhar com um fungo que ataca o arroz e a tentar utilizar os seus mecanismos celulares para consegui atacá-lo. Uma espécie de uma partida ao próprio fungo”.

O InnovPlantProtect (InPP) de Elvas foi criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica para proteger as culturas de pragas e doenças e prestar serviços de diagnóstico e monitorização, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.

Alunos de Campo Maior lançam guia das aves mais emblemáticas do concelho

O Guia das Aves mais emblemáticas do concelho de Campo Maior foi elaborado pelos alunos do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural, em Campo Maior.

Trata-se de um guia que contou com a colaboração de várias entidades como a Herdade dos Adaens, GEDA, Associação Coração Delta, entre outros. Para o diretor do Agrupamento de escolas de Campo Maior, Jaime Carmona, este é um guia muito “interessante e completo”, que está “acompanhado da informação sobre ave, enriquecido com a parte gráfica, e com um QR Code com o som do animal”, considerando “relevante o facto dos alunos para o desenvolverem terem tido contacto direto com o terreno, e com atividades mais práticas”.

Jaime Carmona demonstra-se “orgulhoso” pelo trabalho desenvolvido, é um exemplo “de colaboração, perseverança e competência, alicerçado na simplicidade, que dá muito trabalho”, e lança o desafio ao município, para que o mesmo seja materializado num livro, uma vez que “terá um outro impacto”.

Guia das Aves mais emblemáticas do concelho de Campo Maior que foi lançado, em formato online, num trabalho desenvolvido pelos alunos do curso profissional de Turismo Ambiental e Rural, em parceria com várias entidades.